A pujança no mercado de veículos novos na China parece ter retornado com força. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, em agosto foram comercializadas 2,383 milhões de unidades, quase 33% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo o Best Selling Cars Blog, este foi o melhor agosto da história, além de ter sido o 3º mês consecutivo de evolução.
O acumulado do ano (16,860 milhões), negativo até julho, agora está positivo em 1,8%. A Volkswagen (208.066), em alta de 18%, chegou ao 4º mês seguido no topo, mas o grande destaque foi novamente a BYD: com 168.885 unidades, seu novo recorde, a marca local repetiu a 2ª posição do mês anterior com crescimento de quase 150%. Avançando quase 81%, a Mercedes-Benz (57.394) foi novamente a única premium no top 10.
POS. | MARCA | AGO.22 | % PART. 2022 | AGO.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | VW | 208.066 | 8,7% | 176.461 | 9,8% | 17,9% |
2º | BYD | 168.885 | 7,1% | 67.630 | 3,8% | 149,7% |
3º | TOYOTA | 165.307 | 6,9% | 89.019 | 4,9% | 85,7% |
4º | HONDA | 135.249 | 5,7% | 84.102 | 4,7% | 60,8% |
5º | CHANGAN | 84.415 | 3,5% | 70.456 | 3,9% | 19,8% |
6º | NISSAN | 80.006 | 3,4% | 81.818 | 4,5% | -2,2% |
7º | BUICK | 65.507 | 2,7% | 64.358 | 3,6% | 1,8% |
8º | GEELY | 62.479 | 2,6% | 79.904 | 4,4% | -21,8% |
9º | WULING | 60.536 | 2,5% | 73.529 | 4,1% | -17,7% |
10º | MERCEDES-BENZ | 57.394 | 2,4% | 31.735 | 1,8% | 80,9% |
11º | BMW | 56.961 | 2,4% | 56.391 | 3,1% | 1,0% |
12º | AUDI | 56.716 | 2,4% | 38.993 | 2,2% | 45,5% |
13º | GAC | 55.255 | 2,3% | 29.914 | 1,7% | 84,7% |
14º | CHERY | 55.156 | 2,3% | 45.799 | 2,5% | 20,4% |
15º | HAVAL | 37.276 | 1,6% | 40.560 | 2,3% | -8,1% |
16º | TESLA | 34.502 | 1,4% | 44.264 | 2,5% | -22,1% |
17º | DONGFENG | 34.333 | 1,4% | - | - | - |
18º | HONGQI | 26.390 | 1,1% | - | - | - |
19º | HYUNDAI | 25.385 | 1,1% | 23.754 | 1,3% | 6,9% |
20º | ROEWE | 22.236 | 0,9% | 29.416 | 1,6% | -24,4% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.383.000 | 100,0% | 1.799.000 | 100,0% | 32,5% | |
ACUMULADO | 16.860.000 | 100,0% | 16.556.000 | 100,0% | 1,8% |
Na disputa entre os modelos, o Nissan Sylphy (43.810) recuperou uma posição de honra que não ocupava desde fevereiro e abriu vantagem na liderança no acumulado de 2022. E veio da BYD também o destaque de agosto: com 42.477 unidades, o Song Plus – que chegará ao Brasil nos próximos meses – liderou entre os SUVs/crossovers pelo 2º mês seguido com novo recorde de vendas.
Preferido no ranking anterior, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (33.866) completou o pódio sobre ameaça direta do Qin Plus (33.688), outro BYD – a marca ainda emplacou o Han (25.987) em 7º com seu melhor resultado desde o lançamento. 31º colocado em julho, o Tesla Model Y subiu para o 5º lugar. Com a maior queda entre os 10 primeiros (-24%), o VW Lavida (29.775) foi o 6º. O Honda CR-V (23.441) marcou presença no top 10 pelo 3º mês seguido.
POS. | MODELO | AGO.22 | % PART. 2022 | AGO.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | NISSAN SYLPHY | 43.810 | 1,8% | 40.876 | 2,3% | 7,2% |
2º | BYD SONG PLUS | 42.477 | 1,8% | 17.691 | 1,0% | 140,1% |
3º | WULING HONGGUANG MINI EV | 33.866 | 1,4% | 41.188 | 2,3% | -17,8% |
4º | BYD QIN PLUS | 33.688 | 1,4% | 20.676 | 1,1% | 62,9% |
5º | TESLA MODEL Y | 31.112 | 1,3% | 17.198 | 1,0% | 80,9% |
6º | VW LAVIDA | 29.775 | 1,2% | 39.200 | 2,2% | -24,0% |
7º | BYD HAN | 25.987 | 1,1% | 9.035 | 0,5% | 187,6% |
8º | TOYOTA COROLLA | 25.168 | 1,1% | 12.759 | 0,7% | 97,3% |
9º | VW BORA | 23.931 | 1,0% | 16.052 | 0,9% | 49,1% |
10º | HONDA CR-V* | 23.441 | 1,0% | - | - | - |
11º | BYD DOLPHIN* | 23.298 | 1,0% | - | - | - |
12º | VW SAGITAR* | 21.916 | 0,9% | - | - | - |
13º | HONDA ACCORD | 21.861 | 0,9% | 14.401 | 0,8% | 51,8% |
14º | TOYOTA CAMRY | 21.325 | 0,9% | 10.711 | 0,6% | 99,1% |
15º | HAVAL H6 | 18.953 | 0,8% | 20.026 | 1,1% | -5,4% |
16º | TOYOTA RAV4 | 18.798 | 0,8% | 11.183 | 0,6% | 68,1% |
17º | VW PASSAT | 18.380 | 0,8% | 14.287 | 0,8% | 28,6% |
18º | CHANGAN CS75 | 18.352 | 0,8% | 15.530 | 0,9% | 18,2% |
19º | HONDA CIVIC* | 16.947 | 0,7% | - | - | - |
20º | TOYOTA LEVIN* | 16.513 | 0,7% | - | - | - |
21º | BMW SÉRIE 5 L | 16.039 | 0,7% | 16.814 | 0,9% | -4,6% |
22º | NISSAN QASHQAI | 15.358 | 0,6% | 10.397 | 0,6% | 47,7% |
23º | BUICK VERANO* | 15.137 | 0,6% | - | - | - |
24º | BYD YUAN PLUS* | 15.132 | 0,6% | - | - | - |
25º | MERCEDES GLC* | 14.557 | 0,6% | - | - | - |
26º | VW MAGOTAN* | 14.309 | 0,6% | - | - | - |
27º | NISSAN TEANA | 14.176 | 0,6% | 16.776 | 0,9% | -15,5% |
28º | AUDI A4 L | 13.883 | 0,6% | 10.501 | 0,6% | 32,2% |
29º | CHANGAN EADO | 13.243 | 0,6% | 12.876 | 0,7% | 2,9% |
30º | AUDI Q5 L* | 13.132 | 0,6% | - | - | - |
31º | MERCEDES CLASSE E L | 12.952 | 0,5% | 9.417 | 0,5% | 37,5% |
32º | CHANGAN UNI-V* | 12.923 | 0,5% | - | - | - |
33º | VW TIGUAN L | 12.919 | 0,5% | 18.609 | 1,0% | -30,6% |
34º | WULING HONGGUANG | 12.646 | 0,5% | 21.633 | 1,2% | -41,5% |
35º | GEELY EMGRAND | 12.380 | 0,5% | 14.362 | 0,8% | -13,8% |
36º | CHERY ARRIZO 5 | 12.288 | 0,5% | 10.471 | 0,6% | 17,4% |
37º | TOYOTA WILDLANDER* | 12.020 | 0,5% | - | - | - |
38º | VW THARU | 11.996 | 0,5% | 13.298 | 0,7% | -9,8% |
39º | HONDA BREEZE* | 11.816 | 0,5% | - | - | - |
40º | GEELY XINGYUE L | 11.702 | 0,5% | 10.036 | 0,6% | 16,6% |
41º | GAC AION S* | 11.683 | 0,5% | - | - | - |
42º | AUDI A6 L* | 11.487 | 0,5% | - | - | - |
43º | CHERY TIGGO 8 | 11.319 | 0,5% | 9.214 | 0,5% | 22,8% |
44º | CHANGAN CS55* | 11.242 | 0,5% | - | - | - |
45º | VW LAMANDO* | 11.125 | 0,5% | - | - | - |
46º | JETOUR X70 | 11.080 | 0,5% | 8.579 | 0,5% | 29,2% |
47º | GAC AION Y* | 11.012 | 0,5% | - | - | - |
48º | BUICK GL8 | 10.867 | 0,5% | 11.611 | 0,6% | -6,4% |
49º | ROEWE RX5* | 10.861 | 0,5% | - | - | - |
50º | VW SANTANA | 10.818 | 0,5% | 9.140 | 0,5% | 18,4% |
Observação: números de agosto/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog