Nesta edição do Semana Motor1.com trazemos como destaques a promessa da Chevrolet em apresentar a nova Montana no BBB 23, já em janeiro do ano que vem. Além disso, o novo Volkswagen Polo 2023 apareceu no configurador da marca e já pudemos ver mais de perto as diferenças entre as versões do hatch.
Mas não foi só isso. Também conseguimos mais informações sobre a nova geração do Toyota SW4, que já é atualmente um carro veterano de mercado. A Fiat também comemorou as boas vendas iniciais do Fastback, que superaram as expectativas iniciais da marca. Nesta semana também, um estudo esmiuçou as multas aplicadas no Brasil nos últimos 12 meses.
Já vimos a nova geração da Chevrolet Montana de perto e também já sabemos que a marca pretendia revelar a picape repaginada em janeiro do ano que vem. O motivo da escolha de tal data pode ter sido explicada. Rumores indicaram a que a marca fechou a cota de anunciantes do setor automotivo para a edição 2023 do Big Brother Brasil (BBB). Isso quebraria anos de participação da Fiat no programa, que apresentou o Pulse dessa forma na edição 2022.
E as informações sobre a nova geração da Chevrolet Montana não pararam por aí. Nesta semana, a empresa divulgou mais um vídeo contando com mais detalhes o processo de desenvolvimento da cabine da picape. Além de uma central multimídia com tela "inédita", já foi possível ver que a Montana terá um painel mais próximo ao do Seeker chinês no visual. A escolha de materiais também deve diferenciar a picape do Tracker, SUV com o qual compartilhará a plataforma.
Um estudo da Zignet em parceria com a Unicamp deu mais detalhes sobres as multas de trânsito aplicadas no Brasil entre junho do ano passado e junho de 2022. Foram aplicadas mais de 49 milhões de autuações no período, que teriam rendido nada menos que R$ 11 bilhões para os cofres públicos, de acordo com o levantamento.
A pesquisa também apontou quais foram as multas mais cometidas neste intervalo. E, de longe, a mais aplicada foi a de excesso de velocidade até 20% superior ao limite da via. Em segundo lugar veio a de excesso de velocidade entre 20% e 50% acima do limite. Juntas, representaram mais da metade das multas registradas no período do levantamento.
O Fiat Fastback ainda não tinha completado nem 2 semanas de lançamento quando a marca já anunciou resultados acima do esperado para o carro. De acordo com a empresa, o SUV-cupê já teve mais de 5,4 mil unidades comercializadas em apenas 10 dias, bem mais do a expectativa inicial.
Durante sua apresentação, a Fiat estava esperando que o Fastback comercializasse cerca de 2.500 a 3.000 unidades por mês, podendo passar um pouco disso nos primeiros momentos. No entanto, o resultado registrado foi bem maior. Ainda de acordo com a empresa, a maior parte dos compradores está optando pela versão mais cara, a Limited Edition Powered by Abarth. Ela é a única que traz o propulsor 1.3 turbo com até 185 cv de potência e que o Motor1.com já testou.
Não parece, mas o atual Toyota SW4 já tem 7 anos de mercado internacionalmente. Então não é muita surpresa dizer que rumores na Ásia já começaram a especular as novidades do modelo repaginado. O lançamento mesmo deve ocorrer nos próximos meses, mas acontecerá primeiro nos mercados asiáticos, onde o modelo é chamado de Fortuner.
Entre o que é ventilado na Ásia estão informações de o novo SW4 deverá utilizar a plataforma TNGA-F, já usada em modelos como a Tundra nos EUA e que também aparecerá na nova Hilux. A grande mudança da plataforma é que ela permitirá a utilização de conjuntos propulsores eletrificados. O SUV da Toyota deverá aparecer já como linha 2024, além de trazer um sistema híbrido-leve de 48V para ajudar no consumo e nas emissões. O interior ainda deverá ganhar toques mais requintados para afastar o estigma de carro de trabalho. O modelo também deverá ser feito em Zárate (ARG), de onde sairá para o mercado brasileiro.
Na semana passada, a Volkswagen finalmente revelou a linha 2023 do Polo. Ficou claro que o visual não é o mesmo do modelo europeu na traseira, que teve um redesenho interno apenas. A dianteira adotou um novo conjunto que é o destaque do carro, sendo que os faróis passam a ser de LED em todas as versões.
A novidade agora é que o novo VW Polo 2023 já está aparecendo no configurador. Lá já é possível comparar os equipamentos de cada versão. Então vale relembrar que o novo Polo tem preços variando entre R$ 82.990 e R$ 109.990. Ou seja, ficou mais barato. Isso foi atingido graças à adoção do motor 1.0 turbo 170 TSI, anteriormente utilizado no up! e que entrega até 116 cv de potência. Ele pode ter câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Já a versão de entrada 1.0 MPI mantém o motor aspirado de até 84 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Brasil: primeiro tímido passo rumo a ainda distante era do hidrogênio
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores