Nova Dakota? Ram quer mostrar rival de Hilux para concessionários em março
Marca já vem flertando com a ideia de ter picapes menores há algum tempo
Já tem pelo menos um ano que ouvimos falar que Ram está interessada em voltar a atuar nos segmentos de picapes médias e intermediárias. O próprio CEO da empresa, Mike Koval Jr., já declarou anteriormente que é uma categoria que teria um grande potencial de crescimento para a marca de caminhonetes da Stellantis.
No entanto, para isso, a Ram precisará ter um produto menor que a 1500, picape de entrada da empresa que é maior que os modelos médios. Vale destacar que, no Brasil, a recém-apresentada 1500 Classic chegou com preços que rivalizam com as versões topo de linha de competidoras médias, como a Toyota Hilux por exemplo, mas ainda é da categoria grande.
Ram média deve ser mostrada a lojistas em março
Galeria: Ram Dakota - Nova projeção
Em entrevista ao site Automotive News, Koval Jr, reafirmou que o segmento de picapes médias e menores é "provavelmente o maior espaço em branco com grande oportunidade de crescimento para a empresa". No entanto, o executivo foi além e confirmou que, além de estarem de olho no segmento, já devem mostrar um protótipo inicial desse novo produto para seus concessionários do mercado norte-americano, o que deve acontecer em março de 2023.
Em agosto, Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, também informou que Ram deve voltar a fabricar no Brasil e estes novos modelos médio ou intermediário devem ser o alvo de tal retorno. Com isso, a Ram deve se aproveitar das plataformas e estruturas da Stellantis em sua fábrica de Goiana (SP), de onde já saem Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander.
Nova Ram Dakota será monobloco como a Toro?
A Ram, então Dodge, chegou a produzir picapes no Brasil no final da década de 1990, com uma linha de produção em Campo Largo (PR). De lá, saíram as unidades nacionais da Dakota. Tal modelo, o último verdadeiramente médio da empresa, deixou de ser oferecido no mercado norte-americano em 2011 e seu nome é um dos mais cotados para o retorno da Ram ao segmento médio. O outro seria Ram 1200.
Não seria apenas um produto bom para o mercado brasileiro, já que mesmo nos EUA a demanda por Chevrolet Colorado (prima da nossa S10) e da Ford Ranger está crescendo, além do surgimento de modelos menores, como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.
A Ram até está olhando para o segmento das médias há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.
No entanto, para este momento da Ram e da Stellantis, faria mais sentido utilizar uma plataforma monobloco. Sabendo que a empresa quer voltar a produzir em Goiana, já é um indicativo que a marca deve utilizar a plataforma Small Wide LWB, a mesma da Fiat Toro e do Compass. Como o SUV também é produzido no México, ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Automotive News via Carscoops
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste: Ram Rampage 2025 evolui bem com novo 2.2 turbodiesel
Novo Mustang com câmbio manual terá apenas 200 unidades no Brasil
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Veja quais foram os 30 carros mais vendidos do México em 2024
Nos EUA, Stellantis está otimista com liberdade após saída de CEO
Fiat Grande Panda, que pode suceder o Argo, terá versão 4x4
Oficial: Ram terá mesmo nova picape média em 2027