page ad skin

Nova Honda Hornet 750 tem câmbio e medidas reveladas em patente

Esportiva renascerá com um novo motor 750 bicilíndrico

Honda Hornet 750 Type-Approval Docs

A primeira vez em que a Honda começou a nos atiçar com a ideia de uma nova Hornet foi na última edição do EICMA, em 2021, com o conceito Hornet 750. Desde então, a marca vem revelando novas informações sobre o renascimento da icônica esportiva a conta-gotas e de maneira bastante calculada

Em junho de 2022, a Honda compartilhou inúmeros desenhos conceituais e esquetes da nova Hornet. Dois meses mais tarde, a divisão italiana revelou o ronco do novo motor 750 bicilíndrico. A informação mais recente da moto veio no começo de setembro, quando a marca confirmou todas as especificações do inédito propulsor.

Galeria: Honda Hornet Concept

Graças a isso, já sabemos que o motor da nova Hornet trará um comando único no cabeçote e 8 válvulas, sendo 4 para cada cilindro. O bicilíndrico de 755 cm³ será capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm, assim como 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. O virabrequim dá um espaçamento de 270 graus entre os pistões. Entretanto, novos registros de homologação europeus revelam mais especificações da Hornet antes de sua esperada estreia em 2023.

Os documentos são de certificação de veículos para o mercado da Suíça e mostraram o código do CB750A da Hornet e a designação interna RH12 usada pela Honda. Além disso, os dados de motorização do registro são os mesmos divulgados pela Honda. Então é mesmo a nova Hornet. Além das especificações do motor, os arquivos também listam os componentes-chave e as dimensões do modelo.

Projetos de conceito Honda Hornet - 5

Como esperado, a motocicleta de porte médio irá contar com uma transmissão mecânica de seis velocidades, além de freios ABS com dois discos na dianteira e disco simples na traseira. O conjunto de rodas será de 17 polegadas e usará pneu 120/70 na frente e 160/60 na traseira.

No entanto, o registro não falou em lugar algum sobre a possibilidade de a nova Hornet adotar o câmbio DCT, nome que a Honda utiliza para nomear a transmissão automatizada de dupla embreagem, vista hoje em motos como a NC 750X. De acordo com os certificados, a Hornet medirá 2.090 mm de comprimento com uma distância entre eixos de 1.419 mm. A largura será de 780 mm com 1.085 mm de altura. O peso em ordem de marcha será de 190 kg.

Motor da Hornet também será usado na nova Transalp

Estaria a Honda trabalhando em uma nova Transalp 750?

Além de estar trabalhando em uma nova geração da Hornet, a Honda também está ocupada com o desenvolvimento de uma nova Transalp. A aventureira utilizará o mesmo motor bicilíndrico 750 da esportiva, mas com uma proposta bem mais aventureira. Seu papel seria de oferecer uma moto mais robusta e voltada para o off-road que a atual linha NC 750X, tratada mais como "crossover" pela marca.

Em flagras, nós já confirmamos que esta nova Honda Transalp 750 deverá contar com rodas raiadas, sendo a dianteira de 21 polegadas. As placas protetoras do motor pareceram razoavelmente robusta. Embora a moto flagrada não tivesse nenhum bagageiro montado, nem suportes instalados para acomodar tais bagageiros, há claramente muito espaço ao redor da rabeta para montar os alforges e demais equipamentos para viagens. O para-brisas aparentemente oferecerá uma proteção razoável ao condutor, embora não possamos dizer muito mais que isso olhando apenas para as fotos do flagra.  


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com