À medida que os dias passam e nos aproximamos de 2023, as fabricantes de motocicletas continuam a lançar novidades. Hoje (9/9), a divisão europeia da Honda revelou algo inédito, mas não foi uma moto. Ao invés disso, apresentou o novo motor que equipará as Honda Hornet e Transalp 750. 

Os rumores anteriores já davam conta de que a Honda estava trabalhando em um propulsor 750 novo de fato. O bicilíndrico seria diferente do atual 750 encontrado em motos como NC 750X, Forza 750 e X-ADV, que tem 745 cm³. Hoje, porém, a marca está finalmente dando alguns detalhes do novo motor.

Projetos de conceito Honda Hornet - 5

No comunicado oficial veio uma ressalva, porém. a Honda estava se referindo ao motor e à motocicleta como "o conceito Hornet", então os dados divulgados podem não ser definitivos. O que foi informado é que novo motor que ainda equipará a nova Transalp 750 é um bicilíndrico de 755 cm³ com comando único no cabeçote e 8 válvulas. Ele seria capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm, assim como 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. O virabrequim dá um espaçamento de 270 graus entre os pistões. 

Para comparação, o atual bicilíndrico paralelo de 745 cm³ gera 58 cv de potência a 6.750 rpm e 7,01 kgfm de torque. Pode haver apenas 10 cm³ de diferença na capacidade nominal entre eles, mas fica claro que os dois propulsores terão comportamentos bastante diferentes entre si. Acreditamos que o novo motor de 755 cm³ será mais divertido de conduzir, até porque tem 34 cv a mais.

"A Hornet sempre foi uma motocicleta muito especial para a Honda. O desempenho excitante e envolvente sempre foi combinado com um manuseio flexível e ágil", disse o vice-diretor de projetos da Honda, Fuyuki Hosokawa, em uma declaração. 

Estaria a Honda trabalhando em uma nova Transalp 750?

"Antes de iniciar este projeto, pensamos muito no tipo de desempenho que queríamos dar ao condutor. Sabíamos que era essencial manter a pegada clássica da Hornet com entregas em altas rotações e, ao mesmo tempo, como uma nova geração da Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de torque realmente forte e uma boa entrega também nas faixas de rotação baixa e média", afirmou o executivo. 

"Para obter o tipo de desempenho e manuseio leve que desejávamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um motor bicilíndrico totalmente novo de curso de pistões curto com um virabrequim de 270°. Isto não só proporcionaria aquela potência de pico, mas também o torque esportivo de baixa rotação, ideal para dirigir em ambientes urbanos e sair de curvas na rodovia. Para nós, a Hornet sempre foi o epítome do conceito de esportiva sem carenagens e este novo conceito da Hornet continua orgulhosamente esta tradição", concluiu Hosokawa. 

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