A Toyota do Brasil inicia neste mês de setembro operação de exportação de motores para a América do Norte. A planta de Porto Feliz, localizada no interior de São Paulo, foi escolhida desde fevereiro para ser responsável pelo fornecimento de aproximadamente 45.600 propulsores por ano para a divisão dos Estados Unidos.

O powertrain em questão é conhecido 2.0 Dynamic Force, usado tanto aqui quanto lá pelos modelos Corolla e Corolla Cross. A escolha pela fábrica brasileira foi motivada principalmente qualidade dos motores. Os propulsores foram submetidos a longas baterias de testes e certificados quanto à durabilidade, eficiência e controle de emissões.

Para dar conta da nova demanda, a planta recebeu alguns ajustes e passou a operar 24 horas por dia em algumas linhas. A Toyota diz ainda que abriu processo seletivo para o preenchimento de 150 empregos diretos e aumentou a força de trabalho para 540 pessoas na unidade. Além disso, a produção mensal foi incrementada e passou de 13 mil para cerca de 17 mil motores.

"Hoje iniciamos a exportação de motores produzidos na nossa planta de Porto Feliz para America do Norte!. Orgulho de trabalhar junto com essa equipe que pegou o desafio e virou realidade um sonho. E vamos por mais!. Motores Made in Brasil!.", disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Toyota Corolla Apex Edition 2021

Corolla sedã para os EUA

Assim como acontece por aqui, os propulsores serão usados pelos modelos Corolla e Corolla Cross norte-americanos. Por lá, vale lembrar, o sedã é diferente do nosso por contar com visual mais esportivo e proposta mais jovial.

Já o SUV conserva praticamente o mesmo design, mas conta com itens inexistentes na versão nacional, como tração AWD, suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, bancos aquecidos e tampa do porta-malas com abertura elétrica.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com