Longe do Brasil desde 2017, quando a Citroën decidiu encerrar as vendas da marca DS no país, o DS 3 acaba de ganhar uma reestilização para a sua segunda geração. A fabricante decidiu retirar o sobrenome "Crossback", que havia sido dado quando o carro virou um crossover de luxo ao invés de um hatchback de luxo, além de ganhar uma leve revisão no seu design.

Ainda posicionado como uma opção mais premium do que seus modelos equivalentes da Citroën ou Peugeot, o DS 3 foi revelado durante o Paris Fashion Week (França), um bom indicativo de como realmente procura outros clientes. Segue com os motores a gasolina e diesel, além da variante elétrica E-Tense, que recebeu uma nova bateria, maior e mais potente. A tecnologia é outro protagonista na reestilização do carro, com uma nova multimídia e a adição de alguns sistemas de segurança.

ANNUNCI 3 (2022)

Começando pela frente, o DS 3 traz as mesmas luzes diurnas em LED na vertical, vindas do DS 7. São bem perceptíveis, forlando uma espécie de "T" com os faróis principais, também disponíveis com a tecnlogia LED Matrix.

A grade também foi alterado, mas não em sua forma, mantendo o desenho hexagonal, mas sim em seu tamanho e a ausência da pintura cromada, adotando um acabamento escurecido. Na parte traseira, as mudanças são menos óbvias, com uma linha horizontal preta que liga as lanternas e que traz o nome da fabricante. Assim como a frente, perdeu o acabamento cromado. Por fim, temos as rodas novas de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão.

No interior, o DS 3 reestilizado não mudou em termos de layout, mas ainda há algumas novas características. Por exemplo, o volante é novo e finalmente traz todos os botões na parte frontal, abandonando aquele segundo controle na coluna de direção como alguns carros da Peugeot ainda usam. A multimídia agora tem uma tela HD de 10,3 polegadas de série.

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Dependendo da versão (Rivoli, Bastille, Performance, Performance + e Opera) existem diferentes tipos de estofados e acabamentos, desde tecido até couro Nappa, passando por Alcântara misto e couro.

Feito com a plataforma CMP, o DS 3 renovado segue oferecendo uma linha bem abrangente de motores, desde o clássico turbo a gasolina, até diesel e elétrico. O DS 3 E-Tense foi o que teve mais atenção, adotando um novo motor de 155 cv e 27,5 kgfm, alimentado pelas baterias de 54 kWh que, segundo os números oficiais, oferecem uma autonomia de 402 km no ciclo combinado e mais de 500 km no ciclo urbano.

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A recarga com uma estação de 11 kW leva 5 horas para "encher" a bateria, enquanto um carregador rápido de 100 kW leva 25 minutos para ir de 0 a 80%.

Para quem ainda quer motores térmicos, as opções serão 1.2 turbo PureTech a gasolina, nas versões de 100 e 130 cv; e o 1.5 BlueHDI diesel de 130 cv. Podem trabalhar com uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de 8 posições.

Na Europa, o novo DS 3 será vendido a partir de 28.050 euros (R$ 145.142 em conversão direta) na versão a gasolina, 33.500 euros (R$ 173.343) para o motor diesel e 41.550 euros (R$ 214.997) na variante elétrica.

Galeria: DS 3 2023

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