A mudança de estratégia da Volkswagen com o Polo inclui fazer um hatchback mais econômico. Além das mudanças para o Proconve L7, o Polo 2023 recebeu uma versão menos potente do motor 1.0 turbo, agora chamada de 170TSI - não chega a ser a mesma configuração que estava no saudoso Up.
Para isso, comparamos os números de consumo homologados em cada categoria. O Polo MPI, com o 3-cilindros aspirado e câmbio manual de 5 marchas, está comparado aos demais hatches compactos com a motorização 1.0 aspirada e câmbio manual, seja de 5 ou 6 marchas. Para o novo 170TSI, a comparação com os 1.0 turbo com câmbio manual, automático e com o 200TSI.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo MPI | 14 km/litro | 15,4 km/litro | 9,6 km/litro | 10,9 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0 | 13,3 km/litro | 16,6 km/litro | 9,4 km/litro | 11,6 km/litro |
Hyundai HB20 1.0 | 13,1 km/litro | 15 km/litro | 9,8 km/litro | 10,7 km/litro |
Fiat Argo 1.0 | 14,1 km/litro | 15,8 km/litro | 9,8 km/litro | 11 km/litro |
Renault Sandero 1.0 | 13,9 km/litro | 14,7 km/litro | 10 km/litro | 10,2 km/litro |
Peugeot 208 1.0 | 14,7 km/litro | 16,3 km/litro | 10,4 km/litro | 11,3 km/litro |
Entre os aspirados, o Polo MPI tem bons números, mas não os melhores do segmento. Com gasolina na cidade, é melhor que Onix, HB20 e Sandero. Curiosamente, fica atrás dos modelos com o motor 1.0 Firefly, Argo e 208. Na estrada, o Onix leva a vantagem pela sexta marcha, seguido do 208. Com etanol, se repete o que acontece com gasolina.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo 170TSI | 14 km/litro | 16,4 km/litro | 9,6 km/litro | 11,5 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0T MT | 13,1 km/litro | 16,1 km/litro | 9,1 km/litro | 11,1 km/litro |
Hyundai HB20 1.0T MT | 13,7 km/litro | 15,5 km/litro | 9,5 km/litro | 10,9 km/litro |
Fiat Argo 1.3 | 13,1 km/litro | 15,0 km/litro | 9,1 km/litro | 10,5 km/litro |
O novo motor 170 TSI já mostra sua eficiência quando comparado aos demais hatches 1.0 turbo com câmbio manual. Em todas as médias, ele é o melhor, ainda mais quando comparado ao Fiat Argo, o único aspirado, com o 1.3 Firefly, da categoria. A receita da VW deve ser a mesma do Up, com um câmbio de 5 marchas com escalonamento mais longo, ajudando na eficiência rodoviária, principalmente. Vale lembrar que Onix e HB20 usam caixas de 6 marchas.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo 170TSI AT6 | 12,5 km/litro | 15,3 km/litro | 8,7 km/litro | 10,8 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0T AT6 | 11,9 km/litro | 15,1 km/litro | 8,4 km/litro | 10,4 km/litro |
Hyundai HB20 1.0T AT6 | 12,2 km/litro | 14,3 km/litro | 8,6 km/litro | 10,2 km/litro |
Toyota Yaris 1.5 CVT | 12,2 km/litro | 13,9 km/litro | 8,7 km/litro | 9,8 km/litro |
Honda City Hatch 1.5 CVT | 13,3 km/litro | 14,8 km/litro | 9,1 km/litro | 10,5 km/litro |
Peugeot 208 1.6 AT6 | 11,1 km/litro | 12,9 km/litro | 7,7 km/litro | 9,1 km/litro |
Com o câmbio automático, o Polo 170 TSI repete os bons resultados na estrada, seja com gasolina ou etanol. Na cidade, a briga é com o Honda City Hatch e seu 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT, um modelo que já testamos algumas vezes e sempre surpreende pelo bom consumo. Quando comparado ao 208 com o 1.6 aspirado, a diferença é bem maior.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
Polo 170TSI AT6 | 12,5 km/litro | 15,3 km/litro | 8,7 km/litro | 10,8 km/litro |
Polo 200TSI AT6 | 12,2 km/litro | 15,1 km/litro | 8,4 km/litro | 10,3 km/litro |
E a comparação mais esperada. O Polo 200TSI chegou a ser homologado para a linha 2022 com sistema start stop, mas o 170 TSI é mais eficiente sem o sistema em todas as medições. E aqui consideramos as versões automáticas de ambos os motores, já que o 200 TSI não chegou a ter opção manual. Por outro lado, é uma diferença pequena, no máximo 0,5 km/litro, para uma redução de potência de até 128 cv para até 116 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop