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VW Nivus recebe 5 estrelas em teste de colisão; Honda WR-V ganha 1 estrela

Mesmo fora de linha no Brasil, WR-V ainda é vendido em alguns países da América Latina

Volkswagen Nivus - Teste de colisão do Latin NCAP

Em mais uma rodada de testes de colisão, o Latin NCAP desta vez colocou o Volkswagen Nivus e o Honda WR-V para enfrentarem o crash-test. O SUV-cupê da VW se saiu bem e recebeu a nota máxima de 5 estrelas, aproveitando os bons atributos da plataforma MQB-A0, repetindo o resultado de Polo e Virtus. A surpresa foi o teste feito com o WR-V, que não é mais vendido no Brasil, porém continua sendo comercializado em alguns países da América Latina como Colômbia. O derivado do Fit ganhou somente 1 estrela.

O Latin NCAP não poupou elogios para o Volkswagen Nivus. No geral, conseguiu 92,47% de proteção para adultos e 91,75% para crianças, apresentando uma boa proteção tanto no impacto frontal quanto no lateral e com uma estrutura estável. O SUV-cupê tem seis airbags de série, ajudando no bom resultado nas duas colisões, sendo que a pior avaliação obtida foi “adequada” para as pernas e o tórax (que é a segunda melhor nota possível).

A resistência da estrutura foi outro ponto muito elogiado, por seu resultado no impacto lateral. A organização aponta que houve uma penetração muito baixa da barreira dentro da habitáculo. O airbag lateral atuou corretamente no teste lateral contra poste e o Latin NCAP explica que foi adequado mesmo com a deformação causada neste tipo de colisão.

Seu pior resultado no geral foi na proteção para pedestres, pela falta de frenagem automática de emergência de série, item que opcional em alguns mercados da América Latina (o equipamento é de série no Brasil). Também faltam algumas tecnologias como detecção de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

O segundo carro testado e que foi uma surpresa é o Honda WR-V, tanto por terem testado um carro que encerrou as vendas no Brasil quanto pelo resultado ruim. A justificativa para o hatch ter sido escolhido é por ainda ser vendido em outros países da região. E o WR-V já foi testado pelo Latin NCAP em 2015, quando recebeu nota máxima com um protocolo mais brando do que o atual.

Seu resultado foi bem fraco dentro do novo padrão, recebendo 41,03% na proteção de adultos e 40,66% de crianças. No impacto frontal, apresentou uma proteção boa para o peito, porém foi bem pior nas pernas, por causa do risco de serem atingidos pela estrutura atrás do painel. A colisão lateral foi pior na região do peito pela falta do airbag lateral. E, sem as bolsas infláveis laterais e de cortina, não realizou o impacto lateral de poste.

O Latin NCAP ainda reclamou de outros pontos, dizendo que os cintos de segurança não atendem os requisitos de conformidade da União Europeia; e que falta um interruptor para desativar o airbag do passageiro dianteiro, para quando é necessário instalar uma cadeirinha no banco. Por outro lado, o controle de estabilidade tve um bom desempenho, assim como a proteção ativa de pedestres.

Como sempre, o Latin NCAP aproveita a chance para puxar a orelha de quem tira nota baixa, falando que incentiva a Honda “a melhorar o WR-V e logo ofrecer novamente modelos cinco estrelas na região” e que “apelamos enfaticamente para a marca Honda melhorar o desempenho de segurança dos carros populares que ela comercializa em nossa região. Porém, o WR-V é produzido em baixa quantidade em Itirapina (SP) somente para alguns países e já tem dado adeus a diversos mercados, sendo substituído pelo novo City.

Em nota, a Honda diz que o WR-V atende todas os requisitos legais nos países onde ainda é vendido:

Segurança é um dos pilares da Honda. Assim como em todos os modelos da marca, também é uma prioridade no WR-V. O modelo atende a todas as regulamentações legais na América Latina e possui diversos equipamentos de segurança de série em todas as versões, como assistente de estabilidade e tração (VSA), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assistente de partida em aclive (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering), garantindo a máxima proteção nas eventuais situações de colisão. A versão LX possui dois airbags frontais, a EX oferece também os airbags laterais e a EXL traz ainda os airbags laterais do tipo cortina.

Com todos esses itens, o WR-V alcançou desempenho superior a maior parte dos modelos do segmento de compactos testados de acordo com o novo padrão do Latin NCAP, aplicado desde o final de 2020, que elevou substancialmente a exigência de atributos de segurança para os veículos. A Honda segue continuamente trabalhando para aumentar ainda mais o nível de segurança dos seus automóveis, visando sempre a qualidade máxima para o cliente.

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