Novas Honda Hornet e Transalp 750 têm motor revelado com 92 cv de potência

Propulsor inédito tem 34 cv a mais que o atual 750 da marca usado na X-ADV e na NC 750X

À medida que os dias passam e nos aproximamos de 2023, as fabricantes de motocicletas continuam a lançar novidades. Hoje (9/9), a divisão europeia da Honda revelou algo inédito, mas não foi uma moto. Ao invés disso, apresentou o novo motor que equipará as Honda Hornet e Transalp 750. 

Os rumores anteriores já davam conta de que a Honda estava trabalhando em um propulsor 750 novo de fato. O bicilíndrico seria diferente do atual 750 encontrado em motos como NC 750X, Forza 750 e X-ADV, que tem 745 cm³. Hoje, porém, a marca está finalmente dando alguns detalhes do novo motor.

No comunicado oficial veio uma ressalva, porém. a Honda estava se referindo ao motor e à motocicleta como "o conceito Hornet", então os dados divulgados podem não ser definitivos. O que foi informado é que novo motor que ainda equipará a nova Transalp 750 é um bicilíndrico de 755 cm³ com comando único no cabeçote e 8 válvulas. Ele seria capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm, assim como 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. O virabrequim dá um espaçamento de 270 graus entre os pistões. 

Para comparação, o atual bicilíndrico paralelo de 745 cm³ gera 58 cv de potência a 6.750 rpm e 7,01 kgfm de torque. Pode haver apenas 10 cm³ de diferença na capacidade nominal entre eles, mas fica claro que os dois propulsores terão comportamentos bastante diferentes entre si. Acreditamos que o novo motor de 755 cm³ será mais divertido de conduzir, até porque tem 34 cv a mais.

"A Hornet sempre foi uma motocicleta muito especial para a Honda. O desempenho excitante e envolvente sempre foi combinado com um manuseio flexível e ágil", disse o vice-diretor de projetos da Honda, Fuyuki Hosokawa, em uma declaração. 

"Antes de iniciar este projeto, pensamos muito no tipo de desempenho que queríamos dar ao condutor. Sabíamos que era essencial manter a pegada clássica da Hornet com entregas em altas rotações e, ao mesmo tempo, como uma nova geração da Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de torque realmente forte e uma boa entrega também nas faixas de rotação baixa e média", afirmou o executivo. 

"Para obter o tipo de desempenho e manuseio leve que desejávamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um motor bicilíndrico totalmente novo de curso de pistões curto com um virabrequim de 270°. Isto não só proporcionaria aquela potência de pico, mas também o torque esportivo de baixa rotação, ideal para dirigir em ambientes urbanos e sair de curvas na rodovia. Para nós, a Hornet sempre foi o epítome do conceito de esportiva sem carenagens e este novo conceito da Hornet continua orgulhosamente esta tradição", concluiu Hosokawa. 

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