Novo Nissan X-Trail estreia híbrido na Europa e virá ao Brasil em 2024
SUV médio desembarca no Velho Continente com sistema e-Power que faz 21,7 km/litro
Uma velha promessa para o Brasil, o Nissan X-Trail ganhou uma nova geração em 2020 e agora chega à Europa. É uma estreia importante por adiantar o carro que finalmente será vendido no Brasil em 2024, e por usar um sistema híbrido e-Power, mecânica que equipará o modelo que desembarcará no país, sendo o primeiro a usar esta tecnologia por aqui.
O Nissan X-Trail 2023 será vendido nas versões de 5 ou 7 lugares, com tamanho o suficiente para levar passageiros de até 1,60 m na terceira fileira de bancos. No caso da segunda fileira de assentos, ela tem pode ser rebatida em 60:40 e ainda desliza para frente para dar acesso aos bancos extras. Com todos os assentos no lugar, tem uma capacidade de carga de 585 litros, o que são 20 litros a mais do que a geração anterior.
Nissan X-Trail 2023 (Europa)
Tem um motor 1.5 turbo de três cilindros movido a gasolina, mas que não é usado para colocar o carro em movimento. Ao invés disso, funciona exclusivamente como um gerador de energia para as baterias, abastecendo o motor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm. Assim, o utilitário se comporta basicamente como um elétrico, acelerando de 0 a 100 km/h em 8 segundos, aproveitando o torque instantâneo. No Japão, onde o SUV é vendido com o mesmo sistema, faz 21,7 km/litro.
A Nissan também venderá o X-Trail com o sistema de tração integral chamado e-4ORCE, com um motor elétrico em cada eixo, com 213 cv. Nesta configuração, a aceleração até 100 km/h leva 7 segundos na versão de 5 lugares e 7,2 s na variante de 7 assentos. Não que um comprador deste SUV vá se importar com a velocidade máxima, mas a fabricante diz que a versão com apenas um motor elétrico chega a 170 km/h e o X-Trail de tração integral alcança os 180 km/h.
Mesmo que a Europa esteja caminhando para a eletrificação, o X-Trail ainda terá uma versão com um sistema mais simples. A versão de entrada terá um 1.5 combinado a um híbrido-leve de 48V, entregando 163 cv e 30,6 kgfm e usando um sistema de taxa de compressão variável. Terá somente tração dianteira e câmbio CVT.
De resto, o X-Trail será equipado da mesma forma como nos EUA e Japão, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia do mesmo tamanho, head-up display de 10,8 polegadas, câmera de 360° e mais. Na Europa, tem preço inicial de 38.080 euros (R$ 197.402).
Como Motor1.com adiantou com exclusividade, o Nissan X-Trail será o primeiro carro da marca no Brasil a usar o sistema híbrido e-Power. A tecnologia era esperada para o Kicks, mas a fabricante vai apostar em sua estreia em um modelo mais caro, para justificar o preço, além de criar uma opção para o cliente que já tem o Kicks e quer um modelo mais refinado dentro da marca. Porém, o lançamento acontecerá somente em 2024.
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Fonte: Nissan
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