O Volkswagen Tharu foi revelado em 2018 para o mercado chinês, já confirmado para chegar em outros mercados. Levou dois anos para que aparecesse no Brasil com o VW Taos. Embora o SUV médio ainda seja relativamente novo para nós, tem idade o suficiente para precisar de uma reestilização na China, que foi vista em testes pela primeira vez e que pode adiantar alguns detalhes que estarão na renovação do Taos.

Curiosamente, embora este seja obviamente o Tharu chinês, algo confirmado pelos emblemas na tampa do porta-malas, o SUV foi visto na Alemanha. Não está com uma camuflagem pesada, ao invés disso usando alguns adesivos em lugares estratégicos. A frente parece ter recebido uma mudança bem leve no para-choque e nos faróis, onde estão os adesviso escondendo as alterações.

Galeria: Volkswagen Taos / Tharu reestilizado em testes

É a mesma coisa na traseira, com as lanternas cobertas por adesivos. Esta camuflagem faz com que tenham um formato bem semelhante ao do Tiguan, porém não deve ser o formato final. Até porque tem uma fita vermelha que vai até o logo da marca no meio do porta-malas, o que dá a sensação de que terá uma linha em LED por toda a peça.

E o quanto o Tharu pode inspirar o nosso Taos? A parte dianteira dos dois é totalmente diferente, tanto na grade quanto nos faróis e para-choque. O modelo da foto é o Tharu com o pacote R-Line, com um para-choque diferente das demais configurações, mas ainda assim diferente do nosso Taos. Assim, a frente do chinês não parece que vá afetar o modelo global.

É diferente na traseira. Embora o para-choque tenha suas diferenças, o restanto é bem próximo, inclusive no formato das lanternas. Caso nossas suspeitas sobre a iluminação traseira estiverem correta, o Taos deve receber lanternas largas que passam por toda a tampa do porta-malas, deixando o SUV com uma identidade mais próxima do T-Cross e Nivus.

O Volkswagen Taos e o Tharu são um pouco diferentes na motorização. O único ponto em comum é o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, mas é só. Enquanto o modelo feito na Argentina tem uma transmissão automáticao de 6 marchas, o chinês usa uma caixa DSG de dupla embreagem e 7 posições, além de uma opção manual de 6 marchas. Ainda tem mais dois motores, o 1.2 TSI de 118 cv para as versões de entrada e o 2.0 TSI de 190 cv na configuração topo de linha, esta com tração integral 4Motion. Tem até uma variante elétrica chamada e-Tharu, com 315 km de autonomia.

Como apareceu pela primeira vez agora, o VW Tharu só deve fazer sua estreia na China no ano que vem. No caso do Volkswagen Taos, a marca esperará mais um tempo, visto que o SUV só tem dois anos de mercado. Na melhor das hipóteses, será renovado em 2024. Motor1.com apurou anteriormente que o utilitário pode ser o primeiro carro da marca na América Latina a contar com um novo sistema híbrido-leve flex, que está em desenvolvimento.

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