A nova geração Honda Civic Type R tem sido uma das novidades mais comentadas deste verão, com seus spoilers, suspensão rebaixada, modificações aerodinâmicas e a sempre presente tração dianteira, acompanhada por uma caixa de câmbio manual, o carro promete trazer "o motor mais potente da história do modelo".
Até aí tudo bem, a marca pode prometer o que quiser. Mas de quanta potência estamos falando exatamente? A Honda estava mantendo este dado trancado a 7 chaves, deixando todos os entusiastas em dúvida. O que se sabia com certeza era que a geração anterior entregava 320 cv e este é o marco a ser batido. Agora, graças a um folheto publicado em um fórum dedicado especificamente ao Honda Civic, podemos dar uma resposta: o novo Civic Type R terá 330 cv (243 kW) e 42,8 kgfm (420 Nm) de torque para empurrar seus 1.430 kg de peso.
Considerando os 320 cv do modelo atual, o incremento em potência foi de 10 cv neste novo Type R. Com o fôlego extra, a nova geração da versão mais apimentada do Civic bateu recordes de volta mais rápida para carros de tração dianteira no autódromo japonês de Suzuka e apostamos que fará o mesmo na lendária pista alemã de Nürburgring.
O folheto vazado deste novo Honda Civic Type R indica um modelo 2022. E ele não dá apenas os números do motor, revelando também as dimensões (também desconhecidas até agora): 4,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e distância entre eixos 2,73 m. Ele é maior em todas as dimensões na comparação com o Type R que substituirá, tudo isso ganhando apenas 14 kg a mais de peso.
Também há números para a caixa de câmbio manual, com a sexta engrenagem levemente mais longa, passado de 0,735:1 para 0,734:1. Infelizmente, a velocidade máxima e a aceleração de 0 a 100 km/h ainda não são conhecidas, mas pensamos que os 272 km/h e 5,7 segundos, respectivamente, serão superados.
Enquanto a Honda deixou de fabricar o Civic no Brasil por conta da mudança de geração, sabemos que a marca tem planos de voltar a oferecer o modelo por aqui, mas importado. Uma das configurações que estão na mira da Honda brasileira é a híbrida, mas a empresa também confirmou que oferecerá o Type R por aqui para brigar com o Toyota GR Corolla. A estreia deve ocorrer em 2023, uma vez que o carro será apresentado nos EUA no último trimestre.
Além dos ganhos na mecânica, a nova geração do Type R ganhou uma carroceria com nova construção usando materiais mais leves e mais rígidos, melhorando a estabilidade em velocidades altas enquanto continua a oferecer uma resposta afiada nas curvas. Adotou uma nova grade no para-choque com formato colmeia e os faróis de neblina foram retirados, para que a área seja usada para outa passagem de ar. O capô tem um discreto estrator, ajudando na refrigeração do motor.
As modificações continuam nas laterais, com rodas de liga leve usando pneus mais largos e uma passagem de ar na caixa de roda perto das portas. Falando nelas, as portas traseiras são exclusivas, mais largas do que a versão “civil”. Na traseira está a saída de escapamento com três ponteiras centrais, um para-choque redesenhado com difusor e uma gigantesca asa passando por cima do vidro.
Por dentro recebeu bancos, carpete e acabamento vermelho. Os bancos são de imitação de suede com um coeficiente alto de fricção, para que os passageiros não escorreguem pelos assentos por causa da força G em curvas de alta velocidade. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas foi modificado para mostrar informações como um cronômetro, um medidor de força G e outras informações úteis para track days.
Fonte: Civic XI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Já dirigimos: Novo Honda Civic 2023 híbrido impressiona e faz até 25 km/l
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Honda Civic Si será vendido somente como sedã
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Novo Honda Civic Hatchback 2022 estreia com dose extra de ousadia
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Honda Civic Hatch ganha seu 1º teaser antes do lançamento