Apresentada no mercado internacional em outubro do ano passado, a nova geração do Range Rover acaba de desembarcar oficialmente no Brasil. Ocupando posição de topo no portfólio da marca, o modelo chega ao país ainda mais elegante, refinado e com pacote de equipamentos recheado de recursos de assistência, conforto e segurança. Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização, sendo uma eletrificada e uma tradicional.
Por fora, a identidade visual que acompanha o modelo há várias gerações foi amadurecida e agora apresenta elementos mais suaves e fluidos. Segundo a Land Rover, trata-se de uma interpretação reducionista e contemporânea do perfil da marca, com estilo marcante, moderno e atemporal. Os ganhos são evidentes em estética e também na aerodinâmica, já que graças às novas linhas o coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,30.
A plataforma adotada, batizada de MLA-Flex, já foi preparada para eletrificação e ofere suporta para sistemas híbridos, híbridos plug-in e até elétricos. O modelo conta ainda com barra antirrolagem ativa controlada eletronicamente para manter a carroceria estável e esterçamento nas quatro rodas. Segundo a marca, é possível mover as rodas traseiras eletricamente em até 7,3° para melhorar a manobrabilidade e dirigibilidade, com diâmetro de giro menor que 11 metros.
Destaque também para a suspensão pneumática adaptativa com um eixo traseiro multilink de cinco braços, capaz de usar o sistema de navegação por GPS para antecipar informações sobre a rua no trajeto e fazer os ajustes necessários para garantir máximo conforto e segurança. A operação também inclui integração com outros recursos, como controle de cruzeiro adaptativo e outros assistentes de condução.
No interior, o painel de instrumentos conta com tela digital de 13,7", enquanto a central multimídia possui 13,1". Quem viajar nos bancos de trás poderá aproveitar um par de displays de 11,4" montadas nos encostos de cabeça dianteiros (de série em todas as versões vendidas por aqui). Lá fora, há uma luxuosa versão de quatro assentos equipada com tela sensível ao toque de 8" no apoio de braço central.
Falando em versões, o novo Range Rover chega ao mercado brasileiro nas configurações SE, Autobiography, First Edition e SV. Todas vêm de série com teto solar panorâmico com abertura, iluminação ambiente, compartimento refrigerado no console, ar-condicionado de quatro zonas, head-up display, carregador wireless, soleiras de alumínio, porta-malas com abertura por gesto, conexão com Apple CarPlay e Android Auto, volante aquecido, bancos em couro com climatização e 24 ajustes elétricos, entre outros.
No pacote de segurança, destaque para assistência de frenagem de emergência, monitor de colisão traseiro, monitor de tráfego traseiro, assistente de estabilidade de reboque, assistente de estacionamento 360 graus, assistente de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, assistente de aclives, controle de descida, controle dinâmico de estabilidade, controle eletrônico de tração, freio de estacionamento elétrico, controle de frenagem em curvas, esterçamento de todas as rodas, entre outros.
As versões mais caras se diferenciam por elementos do acabamento interno, como variedade de couro e outros materiais, além de recursos tecnológicos e equipamentos. Enquanto a SE conta com faróis de LED tradicionais, as demais oferecem faróis com tecnologia DigitalLED e projeção de imagem, por exemplo.
Na mecânica, são oferecidas duas opções de motorização. O primeiro conjunto é do tipo híbrido-leve MHEV, com motor 3.0 turbodiesel de 6 cilindros associado a um sistema elétrico de 48 volts. Desenvolve 350 cv de potência e 71,3 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e velocidade máxima de 234 km/h.
Já o segundo é tradicional, ou seja, sem eletrificação. Neste caso, o motor 4.4 V8 a gasolina trabalha sozinho e entrega potência de 530 cv, além do torque de 76,4 kgfm. Números oficiais apontam aceleração de 0 a 100 km/h em somente 4,6 segundos e máxima de 250 km/h. A transmissão também é automática de 8 marchas. Nos dois conjuntos, vale lembrar, é de série o sistema de tração Terrain Response, com diferentes modos de seleção.
VERSÃO | PREÇO |
Range Rover SE Diesel MHEV | R$ 1.160.650 |
Range Rover Autobiography Diesel MHEV | R$ 1.270.000 |
Range Rover First Edition Diesel MHEV | R$ 1.288.550 |
Range Rover SV Diesel MHEV | R$ 1.546.170 |
Range Rover SE V8 Gasolina | R$ 1.202.650 |
Range Rover Autobiography V8 Gasolina | R$ 1.328.000 |
Range Rover First Edition V8 Gasolina | R$ 1.330.550 |
Range Rover SV V8 Gasolina | R$ 1.604.170 |
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