Depois de aproximadamente quatro anos de mercado, a atual geração do Hyundai Santa Fe caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O desenvolvimento do SUV de quinta geração já está com projeto bastante adiantado e não deve demorar para ser concluído. Prova disso pôde ser vista recentemente através de protótipo flagrado em testes já com carroceria definitiva.
As imagens revelam pouco (veja detalhes na galeria abaixo), mas o suficiente para permitir a elaboração das primeiras projeções. Nesta renderização, publicada pelo site The Korean Car Blog, fica evidente a ruptura completa com o Santa Fe atual e a adoção da nova identidade estética da Hyundai. As linhas serão bem mais retas, marcantes e chamativas - há quem aponte até semelhanças com o Land Rover Defender.
Na dianteira, os faróis terão formato retangular e assinatura em LEDs na mesma pegada. A grade contará com filetes horizontais em tom acinzentado, enquanto o para-choque mesclará elementos na cor da carroceria com superfícies escuras em contraste. Destaque ainda para o capô reto e o nome Santa Fe gravado nas bordas (bem ao estilo dos modelos da Land Rover).
Em termos de porte, são esperados ganhos importantes e maior distanciamento em relação à nova geração do Tucson. Na versão alongada LWB, por exemplo, o modelo é apenas 1 cm mais curto que o Santa Fe atual.
No interior, são esperados avanços importantes em termos de ergonomia e sofisticação. Materiais de diferentes tipos serão usados na composição de todo o habitáculo, passando ao consumidor maior sensação de refinamento e esmero. Haverá ainda telas digitais com superfícies sensíveis ao toque, bancos com design mais anatômico e espaço interno ampliado (especialmente para os passageiros da terceira fileira de assentos).
Sob o capô, as mudanças serão no sentido da eletrificação. A promessa da Hyundai é ampliar a oferta de versões híbridas e acompanhar os avanços da concorrência nesse quesito. A meta será recuperar o terreno perdido nos últimos anos e fazer o Santa Fe novamente alcançar bons números. Em 2021, por exemplo, o modelo vendeu menos que o Palisade, que é maior e custa bem mais caro.
Fonte: NY Mammoth via The Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
As marcas obscuras que chegaram ao Brasil na febre de consumo do pós-guerra
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina sairão de linha em 2025
Carlos Tavares está fora da Stellantis: a inesperada demissão do CEO
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas