Mercado alemão registra queda nas vendas pelo 5º mês seguido em julho
Golf perde fôlego, mas segue líder entre os modelos
O maior mercado da Europa chegou ao 5º mês seguido com retração nas vendas de veículos novos. Segundo os números oficiais divulgados pela KBA, entidade que representa os revendedores na Alemanha, foram comercializadas em julho 205.911 unidades, quase 13% a menos do que há um ano. O acumulado, de 1.443.886 unidades, já é 11,3% inferior ao de 2021.
Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (39.933) perdeu 20% de seus compradores e viu sua participação de mercado cair quase 2 pontos percentuais nos últimos doze meses. A BMW (17.288) foi a novamente a 2ª colocada, deixando uma briga acirrada entre Mercedes-Benz (16.520) e Audi (16.260) pela 3ª posição. 12ª, a Dacia (5.716) foi novamente o destaque de crescimento (+24%).
Galeria: VW Golf 8 2020
POS. |
MARCA |
JUL.2022 |
% MERCADO 2022 |
JUL.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
39.933 |
19,4% |
49.808 |
21,1% |
-19,8% |
2º |
BMW |
17.288 |
8,4% |
20.437 |
8,6% |
-15,4% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
16.520 |
8,0% |
21.456 |
9,1% |
-23,0% |
4º |
AUDI |
16.260 |
7,9% |
17.533 |
7,4% |
-7,3% |
5º |
SKODA |
13.270 |
6,4% |
13.034 |
5,5% |
1,8% |
6º |
OPEL |
11.985 |
5,8% |
13.631 |
5,8% |
-12,1% |
7º |
HYUNDAI |
9.453 |
4,6% |
10.130 |
4,3% |
-6,7% |
8º |
SEAT |
9.428 |
4,6% |
8.633 |
3,7% |
9,2% |
9º |
FORD |
7.520 |
3,7% |
10.674 |
4,5% |
-29,5% |
10º |
TOYOTA |
6.912 |
3,4% |
6.653 |
2,8% |
3,9% |
11º |
KIA |
6.653 |
3,2% |
6.491 |
2,7% |
2,5% |
12º |
DACIA |
5.716 |
2,8% |
4.629 |
2,0% |
23,5% |
13º |
FIAT |
5.261 |
2,6% |
7.586 |
3,2% |
-30,6% |
14º |
RENAULT |
4.146 |
2,0% |
7.286 |
3,1% |
-43,1% |
15º |
CITROËN |
3.783 |
1,8% |
4.080 |
1,7% |
-7,3% |
16º |
PEUGEOT |
3.762 |
1,8% |
4.803 |
2,0% |
-21,7% |
17º |
MINI |
3.420 |
1,7% |
4.247 |
1,8% |
-19,5% |
18º |
PORSCHE |
2.708 |
1,3% |
2.579 |
1,1% |
5,0% |
19º |
VOLVO |
2.618 |
1,3% |
3.566 |
1,5% |
-26,6% |
20º |
MITSUBISHI |
2.047 |
1,0% |
3.709 |
1,6% |
-44,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
205.911 |
100,0% |
236.393 |
100,0% |
-12,9% |
|
ACUMULADO |
1.443.886 |
100,0% |
1.627.282 |
100,0% |
-11,3% |
Com 6.980 unidades, o Volkswagen Golf ainda não perdeu a liderança entre os modelos em 2022. O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo registrado em junho, com o T-Roc (5.642) à frente do Corsa (4.702). Por pouco, aliás, a VW não emplacou todos os modelos no pódio, já que o Tiguan (4.592) ficou muito perto do representante da Opel.
Em 22º, o Kia Sportage (2.028) registrou a maior evolução em relação ao ano passado (+108%). Em situação oposta, o VW Polo (1.976, 25º) perdeu quase 2/3 de seus compradores. Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.755) apareceu na lista pelo 4º mês consecutivo. Destaques para o Ford Focus (1.672) crescendo acima dos 100% e para o novo Dacia Jogger (1.351) estreando no top 50.
POS. |
MODELO |
JUL.2022 |
% MERCADO 2022 |
JUL.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
6.980 |
3,4% |
10.005 |
4,2% |
-30,2% |
2º |
VW T-ROC |
5.642 |
2,7% |
5.887 |
2,5% |
-4,2% |
3º |
OPEL CORSA |
4.702 |
2,3% |
3.825 |
1,6% |
22,9% |
4º |
VW TIGUAN |
4.592 |
2,2% |
5.249 |
2,2% |
-12,5% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
3.674 |
1,8% |
3.000 |
1,3% |
22,5% |
6º |
VW PASSAT |
3.572 |
1,7% |
3.560 |
1,5% |
0,3% |
7º |
MINI |
3.420 |
1,7% |
4.247 |
1,8% |
-19,5% |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
3.206 |
1,6% |
4.443 |
1,9% |
-27,8% |
9º |
FIAT 500 |
3.158 |
1,5% |
3.139 |
1,3% |
0,6% |
10º |
AUDI Q3 |
3.012 |
1,5% |
2.571 |
1,1% |
17,2% |
11º |
VW TRANSPORTER |
2.946 |
1,4% |
2.907 |
1,2% |
1,3% |
12º |
AUDI A3 |
2.739 |
1,3% |
2.684 |
1,1% |
2,0% |
13º |
OPEL MOKKA |
2.698 |
1,3% |
3.048 |
1,3% |
-11,5% |
14º |
TOYOTA YARIS |
2.685 |
1,3% |
1.743 |
0,7% |
54,0% |
15º |
MERCEDES CLASSE V |
2.645 |
1,3% |
1.376 |
0,6% |
92,2% |
16º |
KIA CEED |
2.530 |
1,2% |
2.774 |
1,2% |
-8,8% |
17º |
SEAT FORMENTOR |
2.227 |
1,1% |
1.514 |
0,6% |
47,1% |
18º |
SEAT LEON |
2.194 |
1,1% |
2.435 |
1,0% |
-9,9% |
19º |
VW T-CROSS |
2.168 |
1,1% |
3.754 |
1,6% |
-42,2% |
20º |
BMW SÉRIE 5 |
2.082 |
1,0% |
1.720 |
0,7% |
21,0% |
21º |
VW UP |
2.070 |
1,0% |
4.235 |
1,8% |
-51,1% |
22º |
KIA SPORTAGE |
2.028 |
1,0% |
975 |
0,4% |
108,0% |
23º |
MERCEDES CLASSE C |
2.023 |
1,0% |
2.784 |
1,2% |
-27,3% |
24º |
SKODA FABIA |
2.012 |
1,0% |
2.287 |
1,0% |
-12,0% |
25º |
VW POLO |
1.976 |
1,0% |
5.323 |
2,3% |
-62,9% |
26º |
BMW X3 |
1.966 |
1,0% |
2.125 |
0,9% |
-7,5% |
27º |
HYUNDAI KONA |
1.953 |
0,9% |
2.632 |
1,1% |
-25,8% |
28º |
SKODA KAROQ |
1.953 |
0,9% |
1.435 |
0,6% |
36,1% |
29º |
MERCEDES CLASSE E |
1.951 |
0,9% |
2.011 |
0,9% |
-3,0% |
30º |
AUDI Q5 |
1.903 |
0,9% |
1.637 |
0,7% |
16,2% |
31º |
HYUNDAI TUCSON |
1.829 |
0,9% |
1.465 |
0,6% |
24,8% |
32º |
FIAT DUCATO |
1.788 |
0,9% |
4.000 |
1,7% |
-55,3% |
33º |
SKODA KODIAQ |
1.784 |
0,9% |
1.411 |
0,6% |
26,4% |
34º |
CITROËN JUMPER |
1.781 |
0,9% |
1.767 |
0,7% |
0,8% |
35º |
VW TAIGO |
1.755 |
0,9% |
0 |
- |
- |
36º |
FORD FOCUS |
1.672 |
0,8% |
811 |
0,3% |
106,2% |
37º |
BMW SÉRIE 4 |
1.651 |
0,8% |
910 |
0,4% |
81,4% |
38º |
DACIA DUSTER |
1.632 |
0,8% |
1.414 |
0,6% |
15,4% |
39º |
VW ID.4 |
1.600 |
0,8% |
1.036 |
0,4% |
54,4% |
40º |
AUDI A4 |
1.571 |
0,8% |
2.410 |
1,0% |
-34,8% |
41º |
OPEL CROSSLAND X |
1.564 |
0,8% |
1.398 |
0,6% |
11,9% |
42º |
SEAT ATECA |
1.527 |
0,7% |
1.216 |
0,5% |
25,6% |
43º |
SKODA KAMIQ |
1.477 |
0,7% |
1.626 |
0,7% |
-9,2% |
44º |
BMW SÉRIE 1 |
1.462 |
0,7% |
2.755 |
1,2% |
-46,9% |
45º |
HYUNDAI I10 |
1.459 |
0,7% |
1.529 |
0,6% |
-4,6% |
46º |
VW CADDY |
1.454 |
0,7% |
1.708 |
0,7% |
-14,9% |
47º |
DACIA SANDERO |
1.417 |
0,7% |
2.258 |
1,0% |
-37,2% |
48º |
FORD KUGA |
1.412 |
0,7% |
2.716 |
1,1% |
-48,0% |
49º |
VW ID.3 |
1.383 |
0,7% |
2.180 |
0,9% |
-36,6% |
50º |
DACIA JOGGER |
1.351 |
0,7% |
0 |
- |
- |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Estes foram os 25 SUVs compactos mais vendidos do Brasil em 2024
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Picapes em evidência: confira mais vendidos por estados em 2025
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Vendas diretas em 2024: VW Polo supera Fiat Strada e assume liderança geral
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024