A parceria entre Fiat, Peugeot e Citroën para a produção de veículos comerciais vem de longa data, décadas antes da formação da Stellantis, empresa que uniu estas marcas sob o mesmo guarda-chuva desde janeiro do ano passado no Brasil. No entanto, dependendo do produto, ainda há algumas diferenças de estratégia. Mas um flagra mostrou que o alinhamento das marcas deve se intensificar.
Enquanto o Peugeot Partner Rapid foi apresentada como uma opção da marca francesa para o Fiat Fiorino entre os comerciais de entrada e a dupla sai da mesma linha de montagem em Betim (MG), o Fiat Scudo se uniu a Peugeot Expert e Citroën Jumpy no segmento de furgões intermediários. Mas há uma discrepância na categoria acima.
Hoje, Peugeot Boxer e Citroën Jumper são montados com peças importadas no Uruguai e já trazem o visual atualizado e a par do que é oferecido na Europa. A Fiat Ducato, mesmo derivando do mesmo projeto, é importada do México e está atrasada em relação ao visual externo na comparação com as "irmãs".
Um flagra realizado pelo leitor Nicolas Patrick, mostrou que a Fiat já está testando no Brasil a nova Ducato. Tratava-se da configuração Maxi Cargo, com maior entre-eixos e altura, voltada a transporte de cargas. Apesar das camuflagens cobrindo a dianteira do furgão de ponta a ponta, não é difícil ver que a van receberá as alterações visuais já vistas nos modelos equivalentes das marcas francesas dentro do grupo Stellantis.
Os faróis arqueados da atual Ducato devem dar lugar a um conjunto mais afilado, como visto na Boxer e na Jumper. A grade do modelo da Fiat ainda deve receber algumas alterações com menos filetes horizontais e o furgão finalmente deve deixar o antigo logo Fiat redondo para trás e adotar também uma peça com o nome da marca por extenso como no restante dos produtos da fabricante.
Elementos como rodas, espelhos e o restante da carroceria nas laterais deve permanecer sem alterações. A traseira, por sua vez, deve receber apenas um redesenho interno e as portas posteriores irão receber nova logotipia também. Neste momento, ainda não há informações a respeito de mudanças em motorização, cabine, versões ou opções de carroceria.
A atual Fiat Ducato pode ser adquirida no Brasil nas configurações chassi cabine, furgão de carga e van de passageiros. Há duas opções de comprimento e entre-eixos e mais duas de altura de teto. A motorização é sempre a mesma: 2.3 turbodiesel capaz de entregar 130 cv de potência a 3.600 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. Os preços variam entre R$ 188.358 e R$ 265.099.
Fonte: NIcolas Patrick
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