Composto em boa parte por modelos endêmicos e versões bastante curiosas, o portfólio de veículos da Toyota no Japão acaba de ganhar importante reforço: a nova geração da minivan Sienta. A MPV existe no catálogo da marca desde 2003 e chega nesta terceira encarnação completamente reformulada, tanto técnica quanto esteticamente. Segundo a marca, está mais espaçosa, mais eficiente e equipada com novos recursos de segurança.
Por fora, o que chama atenção no design é a semelhança com a linguagem estética da Fiat. Na dianteira, por exemplo, o formato dos faróis remete diretamente ao Panda europeu e ao finado Uno brasileiro, numa espécie de evolução dessa identidade. O mesmo vale para o estilo quadrado da traseira e o posicionamento das lanternas. Quem não se atentar aos logotipos da Toyota pode até confundir a Sienta com a nova geração de um algum modelo da marca italiana.
Para desenvolver o projeto, a Toyota diz que ouviu bastante o feedback de clientes e aplicou soluções demandadas pelo público do modelo. Foi o caso do teto alto e das diversas soluções de modularidade - características bastante procuradas pelo perfil de clientes da minivan. A receita foi complementada com novos recursos de segurança e ganhos em economia de combustível, bem como no interior mais refinado e com novos recursos de conveniência.
Segundo a marca, é possível acomodar com certo conforto até 7 pessoas e dispor de diversos porta-objetos. Nesta nova geração, em especial, o espaço para as pernas e o vão livre da segunda fila ficaram ainda melhores graças ao novo design empregado nos assentos. Partindo para o painel, destaque para o quadro de instrumentos digital e o novo sistema de entretenimento, além dos vários porta-copos e da alavanca de câmbio em posição mais elevada.
Os passageiros dos bancos traseiros dispõem de saídas de ventilação exclusivas posicionadas no teto e guarda-sóis deslizantes que podem ser bastante úteis em viagens longas durante o dia.
Na mecânica, o conjunto híbrido protagonizado pelo motor 1.5 a gasolina trabalha em conjunto com a transmissão automática do tipo CVT. Segundo dados de fábrica, o consumo de combustível é de 18,2 km/l pelo ciclo WLTP. Há também uma versão 1.5 não eletrificada e variantes com tração integral (recursos bastante comum no Japão, mesmo em carros pequenos).
Os preços no mercado local variam de US$ 14.190 até US$ 22.615 (cerca de R$ 72.800 e R$ 115.900, respectivamente). A Toyota espera vender cerca de 8.300 unidades por mês.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Graças à Hilux e ao Brasil, Toyota aumentará produção na Argentina
VW confirma novo Jetta GLI no Brasil em 2025 com resgate da esportividade
Executivo da Toyota confirma volta de mais um esportivo icônico
Flagra: novo SUV médio da Renault aparece em carroceria definitiva
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Flagra: nacional em 2025, novo Nissan Kicks acelera testes no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro