Apresentada ao mercado internacional no início de junho, a atualização de meia-vida do Toyota Corolla começa a chegar nesta semana ao Reino Unido. Conforme anunciado pela marca, concessionárias de todo o país já estão aceitado pedidos pelo modelo, que está disponível localmente nas carrocerias hatchback e perua. Os pedidos podem ser realizados de forma online, com entregas previstas para as próximas semanas.
Os modelos receberam retoques leves no visual, já que as principais novidades foram implementadas no conjunto mecânico e no pacote tecnológico. Nesse sentido, destaque para a chegada da quinta geração do sistema híbrido da marca. O conjunto, disponível com motores 1.8 e 2.0, recebeu otimizações importantes e agora oferece ganhos em desempenho, dirigibilidade e eficiência.
Segundo a Toyota, a unidade de controle de energia (PCU) e o transeixo foram redesenhados, enquanto a bateria de íons de lítio ficou mais potente, menor e mais leve (peso reduzido em até 18 kg). Há ainda entrega mais direta de força, incluindo respostas mais sensíveis do pedal do acelerador.
No caso do motor 1.8, a ganho de potência foi de 14% (alcançando 140 cv) e a aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,2 segundos (redução de 1,7 segundo). O nível de emissões de CO2 permaneceu em 102g/km. No caso do motor 2.0, a potência total subiu para 195 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h passou para 7,5 segundos.
No campo tecnológico, destaque para os novos sistemas digitais da Toyota. A multimídia Toyota Smart Connect possui tela multimídia de 10,5 polegadas com gráficos de alta definição e tela antirreflexo. Há ainda assinatura de quatro anos do Toyota Smart Connect, que fornece navegação e informações de tráfego e viagem em tempo real. Outra novidade é o comando de voz que opera multimídia ou funções do veículo, como abrir ou fechar janelas.
Já dentro do aplicativo MyT, é possível ligar o carro à distância, acionar o ar-condicionado, destravar o veículo ou acionar o pisca-alerta. Além disso, passa a ser de série em todas as versões quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas com diversas opções de personalização e os modos Casual, Smart, Sport e Tough.
No design, há novidades no padrão de malha da grade frontal, molduras das luzes de neblina e desenhos das rodas de liga-leve. Dependendo da versão (no Reino Unidos são Icon, Design, Excel e GR Sport), há também novos faróis de LED. As opções de pintura exterior incluem os novos Juniper Blue (revela tons de vermelho quando vista de perto) e Decuma Grey (tom metálico atemporal aprimorado por flocos de prata escura).
Enquanto no mercado britânico o destaque fica por conta das versões hatchback e perua, no Brasil o protagonista será o sedã. O lançamento do facelift está programado por aqui para 2023, com produção na fábrica de Indaiatuba. Por lá, inclusive, a Toyota vem investindo cerca de R$ 50 milhões para “renovação do ciclo de vida do Corolla sedã”. O hatchback também dará as caras por aqui, mas apenas na versão esportiva GR.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça