Algumas cidades no mundo ainda buscam formas de reduzir os congestionamentos e emissões de poluentes - como o rodízio municial em São Paulo. No caso de Nova York, a restrição será bem mais complicada, pois os motoristas que estiverem em Manhattan terão que pagar um pedágio antes de entrar certas partes da ilha.

O projeto existe há um tempo e o governo estadual até havia aprovado o plano de preços em 2019, mas a cidade de Nova York ainda não havia implementado a cobrança. Isto mudará em breve, pois a proposta está seguindo para a última aprovação e deve começar a valer entre o final de 2023 e começo de 2024.

Controversa, a nova política teve o início adiado, antes programado para o ano passado. Um dos elementos ainda em discussão é o preço final a ser cobrado pela Metropolitan Transportation Authority, agência responsável pelo trânsito da cidade de Nova York. A MTA publicou um documento sobre meio ambiente e lista possíveis preços, que vão de US$ 9 (R$ 46) até US$ 23 (R$ 118) em horários de pico. Caminhões comerciais podem pagar até US$ 82 (R$ 422).

Os preços ainda mudarão de acordo com o veículo e a hora do dia, e o governo local espera gerar US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões) anualmente apenas com a taxa, segundo o jornal New York Times. A MTA está enfrentando um déficite e o programa foi desenvolvido para ajudar a angariar fundos para vários projetos de infraestrutura e outras melhorias. A pandemia teria afetado a receita da agência de trânsito.

O preço final deve ser anunciado junto com uma lista de exceções. Pessoas com deficiências, veículos de emergência autorizados e veículos de passageiros não-comerciais devem seguir regras diferentes. O programa espera reduzir o congestionamento e poluição da cidade.

No momento, a MTA está ouvindo os moradores locais sobre o projeto ambiental para a cidade, aceitando opiniões até 31 de agosto. Quando estiver completo, será feita a discussão final sobre os preços antes de seguir para a última aprovação pela MTA. O novo pedágio será aplicado para uma parte grande de Manhattan, englobando tudo ao sol do Central Park, e irá afetar quem vem de Nova Jersey e outros condados como Brooklyn e Staten Island.

Esta é uma ideia bem antiga. Houve uma proposta em 1933, que foi descartada após uma forte oposição dos moradores locais. O ex-prefeito Michael Bloomberg tentou algo semelhante em 2008, porém a proposta não foi aprovada. A terceira vez foi em 2015, novamente sem apoio o suficiente para conseguir uma aprovação.

Caso seja aprovada desta vez, a cidade de Nova York será a primeira dos Estados Unidos a ter uma cobrança deste tipo. Outros lugares no mundo já utilizam uma política semelhante, como Londres e Cingapura. Aqui no Brasil, há sempre uma discussão sobre implementar um pedágio urbano em São Paulo, porém nunca seguiu em frente.


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