Depois da apresentação preliminar realizada em julho, a General Motors revela agora uma série de novos detalhes a respeito do super preparado Chevrolet Blazer EV PPV (Police Pursuit Vehicle). Desenvolvido especificamente para ser usado pelas forças policiais dos Estados Unidos, o modelo toma como base a nova geração totalmente elétrica do SUV e agrega uma série de preparações técnicas inerentes à função.
Na prática, é o primeiro Chevrolet totalmente elétrico com classificação de perseguição lançado em mais de 60 anos de adaptação de veículos para o serviço policial. Diante das regras anti-poluição mais rígidas, a GM acredita que o Blazer EV PPV será fundamental para cidades e estados norte-americanos alcançarem metas de redução de gases poluentes.
"O compromisso da Chevrolet em atender às necessidades da aplicação da lei está enraizado em décadas de cooperação com agências policiais em toda a América do Norte. O Blazer EV PPV terá excelente desempenho de perseguição, a confiabilidade de um Chevrolet e o carregamento rápido necessário para ser um veículo de patrulha de alto desempenho", disse Ed Peper, vice-presidente da GM Fleet nos EUA.
O modelo toma como base a versão SS do Blazer EV e entrega 585 cv de potência e 89,4 kgfm de torque máximo. A bateria do conjunto pesa cerca de 544 kg e está instalada no assoalho, o que confere ao veículo baixo centro de gravidade. Dados técnicos de autonomia e desempenho, porém, não foram revelados. Segundo a GM, estas informações estarão disponíveis apenas perto do lançamento, no primeiro trimestre de 2024.
De todo modo, estima-se aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e autonomia na casa dos 515 km. Destaque ainda para freios Brembo, pneus pensados especificamente para uso policial, rodas de aço e suporte adicional a equipamentos de emergência.
Na cabine, há preparação para equipamentos típicos das viaturas, incluindo comandos de sirene, luzes de emergência, rádio e notebook com acesso ao sistema de segurança pública local. Chama atenção ainda a presença de itens modernos como painel digital e tela multimídia generosa (recursos geralmente suprimidos em carros policiais).
No porta-malas, o Blazer EV PPV abandona o piso falso do modelo "civil" para abrir espaço para armários e organizadores. Além disso, conta com câmera traseira padrão no retrovisor para dar aos policiais um amplo campo de visão por trás do veículo. A chegada às corporações acontecerá no primeiro trimestre de 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Chevrolet Blazer EV tem também viatura policial nos EUA
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Chevrolet Blazer 100% elétrico tem primeira imagem divulgada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Já dirigimos: Chevrolet Blazer RS é SUV esportivo com ressalvas