Apresentado mundialmente na noite de ontem, o novo Chevrolet Blazer EV chega como um SUV totalmente novo e com motorização 100% elétrica. E bastaram poucas horas para a marca revelar também a versão do utilitário que será destinada para as forças policiais dos Estados Unidos, chamado de Blazer Police Pursuit Vehicle (ou simplesmente Blazer PPV).
De acordo com a Chevrolet, a nova viatura 100% elétrica será baseada na versão SS do Blazer, que conta com maior potência e também a bateria Ultium de maior capacidade disponível. Mas falando do Blazer transformado em viatura policial, a única foto divulgada revela os equipamentos convencionais a este tipo de veículo, à exemplo do para-choque de impulsão (o famoso quebra-mato) com LEDs, farolete próximo da coluna A e luzes de LED típicas de viaturas, que ficam posicionadas tanto no teto.
O Blazer PPV conta ainda com caracterização alusiva às viaturas policiais dos Estados Unidos composta pela faixa preta colocada pela General Motors, enquanto que nas laterais ainda estão presentes rodas pintadas de preto e que aparentemente são de aço – no lugar do conjunto de liga-leve do modelo base. É uma solução que esteticamente acabou deixando o Blazer mais próximo do visual despojado das viaturas policiais dos Estados Unidos.
Embora ainda não tenha nenhuma imagem do interior da viatura 100% elétrica, a GM afirmou que o Blazer PPV contará com uma cabine diferente e preparada para acomodar os equipamentos típicos das viaturas locais, como comandos de sirene e luzes de emergência, bem como o rádio e notebook com acesso ao sistema de segurança pública local. Espere também por um interior com cabine mais simplificada, o que é comum aos modelos destinados para serem viaturas policiais e que é feito para reduzir os custos de manutenção deste tipo de veículo.
Feito com base na versão SS, a viatura Blazer terá potência de 564 cv e torque de 89,6 kgfm, números muito bons para uma viatura policial destinada a perseguições. Dados de fábrica apontam ainda aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, podendo ter opção de tração traseira ou integral. A Chevrolet não divulgou os detalhes da bateria da versão viatura, mas afirma que o SUV tem autonomia de até 515 km com uma única carga.
O nome Blazer certamente é familiar no mercado brasileiro, já que o modelo foi vendido no país entre 1995 e 2011, sendo substituído no ano seguinte pelo Trailblazer. E em boa parte do Brasil o utilitário derivado da picape S10 era usado como viatura policial tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar em boa parte dos estados do Brasil.
Na sua última fase em terras tupiniquins, o Blazer contava com o motor 2.4 flex aspirado, que rendia até 147 cv a 5.200 rpm e 21,9 kgfm de torque a 2.800 rpm. O câmbio era manual de 5 marchas. O visual era o mesmo desde a última reestilização feita em 2008, que deixava a grade dianteira maior e mais reta, trazendo o logotipo da Chevrolet dourado e uma entrada de ar no capô nas versões diesel.
Já o Trailblazer foi lançado em 2012 e alguns anos depois começou a aparecer nas corporações, com destaque para seu maior espaço interno e motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque.
Fotos: divulgação e Facebook Viaturas PMESP
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