page ad skin

Nova geração do Ford Edge aparece na China com motor 2.0 turbo

Apesar dos rumores de que sairá de linha nos EUA, Ford prepara um novo Edge para o mercado chinês

2023 Ford Edge (China)

A segunda geração do Ford Edge foi lançada em 2015 e teve uma reestlização em 2019. Desde então, apareceram diversas notícias de que o SUV grande estaria com os dias contados no mercado global. Parece que o caso será bem diferente na China, onde uma nova geração apareceu nas imagens de homologação do veículo, adiantando como será o seu novo design e mais alguns detalhes.

As fotos publicadas pelo governo chinês mostram o SUV grande com uma cara totalmente diferente e maçanetas retráteis. O design dianteiro é bem próximo dos últimos carros que a Ford lançou na China, como o Explorer, Equator, Evos e Equator Sport - este último apareceu em testes no Brasil e deve ser oferecido como o novo Territory. Estes faróis esguios combinam com a grade dianteira de um jeito que lembra o Hyundai Tucson atual.

Ford Edge 2023 (China)

A linha de cintura é particularmente interessante pois ela sobe subitamente na coluna C e gradualmente desce novamente para a coluna D. Como o efeito de "teto flutuante" é moda na indústria automotiva, a Ford pintou as colunas e o teto de preto. Esta unidade prata das fotos obviamente é a mais equipada do novo Edge, algo claro por causa dos detalhes cromados na grade. Também tem rodas de 20", enquanto a unidade pintada de azul tem rodas de 19". Comparado com o modelo atual, esta versão chinesa terá espelhos laterais montados na porta, ao invés de ficarem na coluna A.

Recebeu mudanças fortes na traseira, adotando lanternas totalmente diferentes e com a maçaneta do porta-malas agora escondida. O nome "Edge" continua posicionado abaixo do logo da Ford, porém bem maior. Há detalhes em prata no plástico preto do para-choque, algo usado até na versão mais barata.

Por enquanto, não há imagens do interior, mas o governo chinês divulgou algumas informações técnicas sobre o SUV. O novo Ford Edge chinês terá exatamente 5 metros de comprimento, o que faz com que seja consideravelmente maior do que o modelo global, que tem 4,779 metros. É ainda maior do que a versão Plus do Edge anterior, vendida na China e que tem 4,878 m.

Tem 1,961 m de largura e 1,773 m de altura, também mais do que o Edge global. O entre-eixos tem generosos 2,950 m, 100 mm mais do que antes. A versão azul das fotos tem 5 lugares e pesa 1.945 kg, enquanto a prata é de 7 lugares e pesa 2.084 kg.

Em ambos os casos, o motor será um 2.0 turbo de 251 cv. Nada foi dito sobre a transmissão ou outros dados. A única informação no documento é que terá velocidade máxima de 193 km/h. É curioso que não tenha mais detalhes, pois normalmente o documento revela mais dados como consumo.

Não sabemos ainda quando a Ford irá apresentar o novo Edge, mas tudo indica que deve ser apresentado em novembro, durante o Salão de Guangzhou. Será um modelo global ou restrito para o mercado chinês, como o Evos? Considerando os rumores de que o Edge sairia de linha nos EUA, tudo indica que deve ser somente para a China, porém teremos que esperar a Ford se posicionar a respeito.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com