A segunda geração do Ford Edge foi lançada em 2015 e teve uma reestlização em 2019. Desde então, apareceram diversas notícias de que o SUV grande estaria com os dias contados no mercado global. Parece que o caso será bem diferente na China, onde uma nova geração apareceu nas imagens de homologação do veículo, adiantando como será o seu novo design e mais alguns detalhes.
As fotos publicadas pelo governo chinês mostram o SUV grande com uma cara totalmente diferente e maçanetas retráteis. O design dianteiro é bem próximo dos últimos carros que a Ford lançou na China, como o Explorer, Equator, Evos e Equator Sport - este último apareceu em testes no Brasil e deve ser oferecido como o novo Territory. Estes faróis esguios combinam com a grade dianteira de um jeito que lembra o Hyundai Tucson atual.
A linha de cintura é particularmente interessante pois ela sobe subitamente na coluna C e gradualmente desce novamente para a coluna D. Como o efeito de "teto flutuante" é moda na indústria automotiva, a Ford pintou as colunas e o teto de preto. Esta unidade prata das fotos obviamente é a mais equipada do novo Edge, algo claro por causa dos detalhes cromados na grade. Também tem rodas de 20", enquanto a unidade pintada de azul tem rodas de 19". Comparado com o modelo atual, esta versão chinesa terá espelhos laterais montados na porta, ao invés de ficarem na coluna A.
Recebeu mudanças fortes na traseira, adotando lanternas totalmente diferentes e com a maçaneta do porta-malas agora escondida. O nome "Edge" continua posicionado abaixo do logo da Ford, porém bem maior. Há detalhes em prata no plástico preto do para-choque, algo usado até na versão mais barata.
Por enquanto, não há imagens do interior, mas o governo chinês divulgou algumas informações técnicas sobre o SUV. O novo Ford Edge chinês terá exatamente 5 metros de comprimento, o que faz com que seja consideravelmente maior do que o modelo global, que tem 4,779 metros. É ainda maior do que a versão Plus do Edge anterior, vendida na China e que tem 4,878 m.
Tem 1,961 m de largura e 1,773 m de altura, também mais do que o Edge global. O entre-eixos tem generosos 2,950 m, 100 mm mais do que antes. A versão azul das fotos tem 5 lugares e pesa 1.945 kg, enquanto a prata é de 7 lugares e pesa 2.084 kg.
Em ambos os casos, o motor será um 2.0 turbo de 251 cv. Nada foi dito sobre a transmissão ou outros dados. A única informação no documento é que terá velocidade máxima de 193 km/h. É curioso que não tenha mais detalhes, pois normalmente o documento revela mais dados como consumo.
Não sabemos ainda quando a Ford irá apresentar o novo Edge, mas tudo indica que deve ser apresentado em novembro, durante o Salão de Guangzhou. Será um modelo global ou restrito para o mercado chinês, como o Evos? Considerando os rumores de que o Edge sairia de linha nos EUA, tudo indica que deve ser somente para a China, porém teremos que esperar a Ford se posicionar a respeito.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Edge L 2024 estreia com multimídia gigante de 27 polegadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
CEO da Ford confirma fim de linha para dois SUVs tradicionais de 5 lugares
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Ford Edge adota fantasia colorida em bateria de testes na neve
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford confirma Novo Edge 2024: SUV terá visual moderno e conjunto híbrido