Adotado pela maioria das montadoras como principal estratégia de diferenciação, o design ousado e muitas vezes extravagante dos veículos elétricos não terá espaço no programa de transição EV da Alfa Romeo. Em entrevista concedida recentemente à revista Top Gear, o chefe do departamento visual, Alejandro Mesonero-Romanos, garantiu que não seguirá por esse caminho e que a tradicional pegada emocional da marca será preservada.
"A eletrificação muda diversos aspectos do carro, mas o caráter, o estilo e os valores permanecem. Design sob medida para elétricos não faz sentido do meu ponto de vista. Não vamos dizer: 'OK, é um carro elétrico, então vamos fazer parecer diferente só porque é elétrico'", afirmou.
Galeria: Alfa Romeo Tonale 2023
Segundo o executivo, a estratégia de diferenciação até chegou a fazer sentido em alguns casos, como na BMW. A marca alemã foi pioneira no lançamento de veículos puramente elétricos, como o i3, e precisava distingui-los do restante do portfólio.
No entanto, como todas as montadoras serão totalmente elétricas mais cedo ou mais tarde, não há mais razão para seguir por esse caminho. "Seria inútil lançar projetos que gritassem 'ei, olá, eu sou elétrico, olhe para mim', completou.
Alejandro Mesonero-Romanos reconhece que mudanças de desenho são esperadas, afinal elétricos construídos sobre plataformas dedicadas contam com entre-eixos mais longo e balanços mais curtos. Ou seja, as proporções gerais invariavelmente são afetadas. Ainda assim, o objetivo é desenvolver EVs que sejam legítimos Alfa Romeo em primeiro lugar, sem dar a impressão de que estão se esforçando exageradamente por serem elétricos.
O primeiro veículo puramente elétrico da empresa será lançado em 2024 e está sendo desenvolvido em conjunto com outras marcas do grupo Stellantis. Será um SUV de porte compacto posicionado abaixo do Tonale. Na sequência, em 2025, será lançado outro EV, desta vez projetado em uma plataforma dedicada. A partir de 2027, a meta da Alfa é se tornar uma marca totalmente eletrificada.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Top Gear