Lançado em 2013 como o primeiro veículo de produção com zero emissões da BMW, o elétrico i3 está literalmente com os dias contados dentro do portfólio da empresa. Em entrevista concedida recentemente ao site Drive, a própria marca confirmou que o modelo deixará de compor o line-up da companhia e sairá de linha definitivamente em julho. O EV se despedirá com aproximadamente 250 mil unidades vendidas e 9 anos de mercado.

A retirada já está acontecendo em alguns mercados, como Estados Unidos e Austrália, onde o i3 deixou de ser oferecido desde o final do ano passado. Nos demais, como países da Europa e da Ásia, o modelo ficará em oferta até meados do ano, acompanhando os últimos dias de produção. 

Galeria: BMW i3s 2018 - Primeiras impressões

Atualmente, o i3 é produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha. Encerrada a montagem do modelo, a planta será inteiramente reformulada para abrigar a produção da próxima geração do Mini Countryman, que estreará no segundo semestre.

Indiretamente, o i3 será substituído pelo inédito iX1 - crossover totalmente elétrico baseado na próxima geração X1. O SUV com emissões zero será inicialmente montado na fábrica da BMW em Regensburg até 2024 e depois passara a ser fabricado em Debrecen, na Hungria.

Construído com peças em fibra de carbono, o i3 está atualmente disponível com três opções de bateria e autonomia que de 130 km ou 246 km. Uma versão com alcance ampliado chegou a ser oferecida entre 2014 e 2018 em alguns mercados europeus, mas foi posteriormente cancelada. O batismo i3, vale lembrar, não será totalmente descartado e já começou a ser usado na versão 100% elétrica do Série 3, que estreou recentemente e será vendida especialmente na China.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com