A Ferrari apresenta o seu futuro no automobilismo além da Fórmula 1 com o 296 GT3, versão para as pistas da 296 GTB e que irá suceder a 488 GT3. Assim como a variante para as ruas, terá um motor turbo de seis cilindros e competirá não só no FIA GT3, como no IMSA.
A 296 GT3 será o retorno de um motor central de seis cilindros da Ferrari ao mundo do motorsport. Assim como a 246 SP, a 296 GT3 terá um V6 turbo com cilindros em um ângulo de 120°. Construído para atender as necessidades das "equipes, pilotos profissionais e 'gentlemen drivers'", o esportivo foi desenvolvido nos mínimos detalhes para atender as novas regras da FIA para a categoria GT3.
Como dissemos, o coração da 296 GT3 será uma versão de corrida do mesmo motor usado no modelo de rua. É um V6 com turbocompressores posicionados dentro do "V", o que traz benefícios em termos de centro de gravidade e peso. A motorização foi modificada para reduzir o consumo de combustível ao máximo possível sem sacrificar a performance - uma das medidas foi o alternador, que está acoplado à caixa de transmissão, para deixar o sistema mais compacto.
O motor é combinado a uma nova transmissão desenvolvida especialmente para o carro de corrida. A caixa incorpora uma embreagem monodisco de atuação eletrônica e com seis marchas. O volante tem paddle shifters, entregando uma nova forma de trocar as marchas comparado com o seu antecessor.
O que deve ter trazido mais trabalho durante o desenvolvimento foi a aerodinâmica. Para atender as regras de GT3 da FIA, a carroceria precisa gerar 20% mais downforace do que o modelo anterior da Ferrari na categoria. Outro destaque no novo esportivo é o cockpit, que oferece visibilidade e acessibilidade para os pilotos, sendo desenhado do zero com a opinião dos pilotos da fábrica e clientes do automobilismo.
O primeiro conceito do projeto que daria origem ao 296 GT3 foi apresentado no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ferrari em 2020, quando as primeiras simulações foram divulgadas. Agora em sua fase final de testes, a máquina já completou dezenas de milhares de quilômetros em Fiorano, onde está a pista de desenvolvimento da marca. A sua estreia acontecerá nas 24 Horas de Daytona de 2023, em janeiro.
Fonte: Ferrari
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari 296 GTS fica mais barata quando construída de Lego em tamanho real
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Esta miniatura de Ferrari 296 GT3 custa mais do que um VW Polo Track
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Ferrari 296 GTS é versão conversível com motor V6 híbrido de 830 cv
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ferrari 296 GTB: testamos o novo híbrido V6 de Maranello