Depois de aproximadamente 7 anos de mercado e seguidas atualizações, a atual geração do Toyota SW4 caminha para se aposentar e abrir caminho para linhagem sucessora. Da Ásia, informações extra-oficiais adiantam que o lançamento do novo modelo acontecerá dentro de alguns meses e que avanços importantes estão sendo planejados. Ao que tudo indica, o novo SUV nascerá eletrificado, mais seguro e com design inspirado em modelos americanos.
Detalhes específicos sobre o novo visual ainda são desconhecidos, mas projeção elaborada pelo IA.Design fornece ideia geral de como será o carro final. Assim como a próxima Hilux se aproximará da renovada Tacoma, tudo indica que o SW4 2024 será alinhado ao novo 4Runner norte-americano. Dessa forma, os dois SUVs prometem resgatar estratégia usada até 2002, quando ambos eram praticamente o mesmo carro para diferentes mercados.
A plataforma, inclusive, será a mesma nos dois modelos. Ou seja, a arquitetura TNGA-F, já usada pela Tundra e pelos SUVs Sequoia e Land Cruiser, e que também sustentará Hilux e Tacoma. A estratégia da Toyota com adoção de uma base única para toda a linha global de utilitários é reduzir de custos, tempo de desenvolvimento e alcançar consideráveis ganhos em economia de escala.
A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da empresa, de tal modo que já nasce capaz de abrigar motores elétricos e compartilhar o maior número possível de componentes. Não à toa, o SW4 2024 contará com versões equipadas com sistema híbrido-leve de 48V. No lugar do alternador, um gerador de pequena capacidade auxiliará na aceleração inicial e outras situações para eduzir consumo de combustível e emissões de poluentes.
O lançamento está programado para acontecer nos próximos meses, começando por países da Ásia onde o modelo é chamado de Fortuner. Na sequência, o novo SW4 estreará no Brasil e outros mercados latinos com produção concentrada na fábrica de Zárate, na Argentina, ao lado da irmã Hilux (também em nova geração).
Fonte: IA Design
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota SW4 acompanha Hilux e ganha versão híbrida; veja o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux e SW4 têm vendas suspensas por fraude em motores a diesel
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota comemora 2 milhões de Hilux e SW4 produzidos na Argentina
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste: Toyota SW4 Diamond 2024 une luxo com funcionalidade