No primeiro semestre de 2022 foram emplacadas 636.698 novas motocicletas no Brasil. O número é 23,07% superior ao mesmo período de 2021, quando 517.326 unidades tinham sido comercializadas. E a atual realidade de carros caros e combustível com preços elevados está de fato levando mais pessoas a optarem por scooters.
As motos automáticas são práticas e estão ganhando participação no mercado de duas rodas nacional. Entre as 10 scooters mais vendidas do Brasil no primeiro semestre, apenas uma viu retração. As demais demonstraram ao menos algum tipo de crescimento na comparação com o acumulado dos 6 primeiros meses de 2021.
Na liderança permaneceu a Honda PCX. A scooter mais vendida do Brasil em 2022 até junho acumulou 18.382 emplacamentos. O número supera em 42,911% o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando teve 12.863 unidades comercializadas. Na vice-liderança, a Honda Elite 125 cresceu ainda mais: 49,04%.
Apesar do grande aumento de vendas, a scooter mais barata da Honda não foi nem de longe a que mais cresceu na comparação com o primeiro semestre de 2021. Esse título cabe à Voltz EV1. A scooter elétrica da empresa nacional, que acabou de abrir uma linha de montagem em Manaus (AM), registrou 1.996 unidades entre janeiro e junho de 2021. Como em igual período do ano passado ela emplacou somente 228 unidades, seu crescimento foi de 775,44%.
Enfrentando dificuldades produtivas, as scooters da Yamaha cresceram pouco. A empresa operou com capacidade produtiva reduzida na linha de montagem de Manaus (AM) devido à falta de componentes. A NMax segue na terceira posição do acumulado ainda, mas cresceu somente 0,39%. Com 10.736 emplacamentos no primeiro semestre, sua vantagem ainda é relativamente grande para a quarta colocada, Honda ADV (6.314).
Por outro lado, quem parece ter sofrido mais com a diminuição da capacidade produtiva foi a Yamaha NEO 125, a scooter mais barata da empresa. Ela perdeu 19,08% de suas vendas na comparação entre o primeiro semestre do ano e o mesmo período de 2021. O lado positivo é que a Yamaha Fluo 125 ABS, último lançamento da marca, teve 3.511 emplacamentos apenas entre março, mês de seu lançamento, e junho. Com isso, já está na sétima colocação da categoria. Veja tabela abaixo como ficou o ranking.
Posição | Modelo | Vendas no 1º semestre de 2022 | Vendas no 1ª semestre de 2021 | Diferença em % | Diferença em unidades |
1 | Honda PCX | 18.382 | 12.863 | 42,91% | 5.519 |
2 | Honda Elite 125 | 11.382 | 7.637 | 49,04% | 3.745 |
3 | Yamaha NMax | 10.736 | 10.694 | 0,39% | 42 |
4 | Honda ADV | 6.314 | 6.113 | 3,29% | 201 |
5 | Yamaha NEO 125 | 5.444 | 6.728 | -19,08% | -1.284 |
6 | Yamaha Fluo | 3.511 | - | - | - |
7 | Yamaha XMax | 3.190 | 2.977 | 7,15% | 213 |
8 | Voltz EV1 | 1.996 | 228 | 775,44% | 1.768 |
9 | Dafra Cruisym 150 | 587 | 4 | - | - |
10 | Dafra Citycom 300i | 535 | 503 | 6,36% | 32 |
Yamaha apresenta a inédita Fluo 125. Nova scooter de entrada da marca chega bem equipada por R$ 13.390 (sem frete) e com 4 anos de garantia para atrair as pessoas que querem partir para uma moto.
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