A Hyundai não encerrará as vendas de carros com motores de combustão na Europa até 2035, o que é bastante tarde considerando que a maioria dos rivais abandonará este tipo de propulsor até o final desta década. Enquanto isso, a Hyundai está avançando com sua investida no segmento de elétricos, lançando os Ioniq 6 e Ioniq 5 do ano passado.
Em 2024, um grande SUV, chamado Ioniq 7 e com 7 lugares, chegará ao mercado. Porém, a marca também olha para carros elétricos em segmentos de entrada, mesmo que leve tempo. Em entrevista à publicação Automotive News Europe, o chefe de marketing da Hyundai para a Europa, Andreas-Christoph Hofmann, afirmou que a empresa já trabalha em um modelo elétrico mais barato e acessível para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas na União Europeia.
A previsão é de que este novo carro elétrico "barato" vá custar na faixa de 20.000 euros, ou cerca de R$ 110 mil, mas não se comprometeu com uma data para seu lançamento. Este é o mesmo objetivo do Grupo Volkswagen para seus três elétricos básicos que serão lançados em 2025 pelas marcas Volkswagen, Skoda e Cupra (divisão de elétricos da SEAT).
Hofmann admitiu que o desenvolvimento de um pequeno carro, especialmente um elétrico, é um negócio complicado devido às restrições de tamanho. Também é difícil obter lucro com elétricos pequenos, por isso a Hyundai decidiu priorizar o lançamento de três modelos maiores da Ioniq. O maior de todos eles - o Ioniq 7 - está sendo desenvolvido principalmente para os Estados Unidos, mas será vendido também na Europa.
O chefe de marketing da Hyundai na Europa disse que há mais para vir nesta ofensiva elétrica, já que a empresa pretende lançar nada menos que 11 modelos com zero emissões até 2030. No primeiro semestre deste ano, os elétricos representaram 16% do total de vendas da empresa na Europa, onde a participação de mercado da Hyundai cresceu de 1% a 4,7%.
Enquanto os veículos de zero emissões estão principalmente associados à propulsão elétrica, a Hyundai é uma das poucas marcas que acreditam que o hidrogênio ainda tem futuro. Dito isto, sem grandes investimentos na infra-estrutura, carros a célula de combustível como o Conceito N Vision 74 continuam sendo, por enquanto, um sonho impossível.
O novo Chevrolet Blazer Elétrico acaba de ser revelado por completo. A GM fez o lançamento mundial do novo SUV elétrico que será vendido no Brasil, revelando detalhes de equipamentos, potência, autonomia e acabamento interno.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026