Os entusiastas apreciam a Porsche por seus carros esportivos, mas quem olha mais para o lado financeiro da coisa sabe que são os utilitários esportivos que pagam as contas no final do dia. Macan e Cayenne têm liderado as vendas da Porsche por muitos anos, algo que não deve mudar agora que o SUV menor deve ganhar uma nova geração 100% elétrica no ano que vem.

Com boas ofertas de carros rápidos e de olho no crescimento dos carros elétricos, os executivos da Porsche estão preparando mais um SUV elétrico. Em reunião com investidores realizada esta semana no centro de pesquisa e desenvolvimento da marca em Weissach (ALE), o CEO Oliver Blume anunciou uma extensão da linha de produtos.

Galeria: Porsche Taycan GTS Sedan e GTS Sport Turismo 2022

"Planejamos acrescentar um novo modelo de SUV de luxo, totalmente elétrico, ao nosso atraente portfólio", afirmou. Ele será montado na fábrica em Leipzig (ALE) e, embora os detalhes não estejam disponíveis, outra declaração de Blume nos leva a acreditar que será maior e mais caro do que o futuro Macan elétrico:

"Este novo modelo vai expandir ainda mais nossa posição no segmento automotivo de luxo. Estamos visando especialmente os segmentos de margem mais alta e pretendemos aproveitar novas oportunidades de vendas desta forma".

Com este novo SUV elétrico maior, o próximo Macan EV e os esportivos da linha 718 movidos por baterias, a Porsche está a caminho de atingir seu objetivo de ter os elétricos respondendo por mais de 80% de suas vendas anuais até 2030. O novo modelo pode ou não ter algo relacionado com uma informação de novembro de 2021 que dizia que os concessionários já teriam visto antecipadamente um novo utilitário esportivo.

A Automotive News citou lojistas que teriam informado que a novidade parecia "parte sedã, parte crossover", mostrando um perfil bastante inclinado e sem ter semelhanças com Macan ou Cayenne. Naquele momento, os revendedores foram informados que o SUV usaria trem de força híbrido plug-in, mas com um conjunto puramente elétrico nos planos para breve.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

O novo Chevrolet Blazer Elétrico acaba de ser revelado por completo. A GM fez o lançamento mundial do novo SUV elétrico que será vendido no Brasil, revelando detalhes de equipamentos, potência, autonomia e acabamento interno.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com