Ford F-150 Raptor R é revelada com motor V8 de 710 cv do Shelby GT500
Versão extrema da picape custará o equivalente a R$ 587 mil nos Estados Unidos
Quando a Ford apresentou a 3ª geração da F-150 Raptor em fevereiro de 2021, a pergunta que todos fizeram foi: cadê o motor V8? Com a Ram TRX no mercado, roubando um espaço da Raptor, havia um expectativa que a Ford iria responder de alguma forma com um motor de oito cilindros. E ele finalmente está aqui, na Raptor R.
Sabíamos que esta versão estava à caminho. A Ford confirmou que lançaria uma Raptor V8, após diversos rumores sobre esta mecânica. As especulações apontavam para duas opções bem diferentes. Alguns sugeriam o 7.3 aspirado de 435 cv, batizado pela marca de "Godzilla". Porém, a aposta vencedora foi outra, com o 5.2 V8 supercharged do Shelby GT500, mas com algumas novidades.
Galeria: Ford F-150 Raptor R 2023
Enquanto o GT500 entrega nada menos que 770 cv e monstruosos 86,4 kgfm de torque, a Ford recalibrou e mexeu no V8 "Predador" para melhorar a performance em baixa e média rotação. O resultado é que o V8 da Raptor R entrega 88,4 kgfm e está disponível mais cedo, a partir de 4.250 rpm (contra os 5.000 rpm do GT500). A curva de torque é mais generosa e distribuída.
A Ford conseguiu isso ao recalibrar o supercharger de 2,65 litros do motor e com uma polia menor de 74 milímetros (80 mm no Shelby). Porém, enquanto o torque subiu, a potência acabou sendo reduzida para 710 cv, o que vai dar muita discussão por ser menos do que os 712 cv da Ram TRX.
Isto não significa que será mais lenta. Um porta-voz da Ford explicou à Motor1.com que a Raptor R pesa apenas 2.699 kg, o que são somente 45 kg mais do que a Raptor V6, mas 181 kg menos do que a Ram TRX. Assim, os fãs da Ram comentarão sobre a diferença de 2 cv, mas o fã-clube da Ford lembrará que a Raptor R tem uma relação peso-potência melhor.
A Ford mexeu um pouco mais no V8. O motor ganhou um novo radiador e filtro de óleo, um cárter mais fundo, e um sistema de admissão revisado com uma entrada de ar mais larga. Curiosamente, a fabricante deixou de lado a transmissão de dupla embreagem que normalmente é usada com este motor. Ao invés disso, a picape usa o câmbio automático de 10 posições que equipa as outras versões da picape - nem mesmo a relação de marchas foi alterada. Isto teria sido feito para manter a durabilidade do sistema.
Por outro lado, se você achava que a Ford iria mexer mais na picape além de colocar o V8 sob o capô, vai ficar decepcionado. Além das molas dianteiras levemente mais rígidas para lidar com o peso do novo motor, todo o conjunto de suspensão é o mesmo da Raptor normal. A Ford colocou os pneus de 37 polegadas como item de série para esta versão (eram opcionais para a V6), então vai continuar a ser uma picape bem capaz em terrenos difíceis, mas não espere qualquer mudança drástica na dirigibilidade.
Outra decepção é que a Ford não quis mexer no design, nem por fora e nem por dentro. A passagem de ar no topo do capô está 2,5 cm mais alta e a marca colocou o logo "R" na parte de baixo da grade dianteira, na tampa da caçamba e no capô. Ainda tem ganchos dianteiros, caixas de roda pintadas de preto, acabamento interno combinando couro e alcantara e bancos da Recaro.
Não será uma picape barata. Nos Estados Unidos, custará absurdos US$ 109.145 (R$ 587.025). Sim, o preço básico da picape passa de meio milhão de reais. Até para os norte-americanos é muito, passando de US$ 100 mil. A Ford justifica o valor dizendo que ela traz todos os opcionais da Raptor V6, com exceção de uma pintura especial e do teto solar, contando com itens como sistema de som premium, acabamento de fibra de carbono e outros itens.
A Ram pode argumentar que a TRX custa pouco mais de US$ 80 mil (R$ 430.272), mas também vem bem menos equipada e teria que colocar mais US$ 20 mil (R$ 107.568) em opcionais para ficar tão vem equipada quanto a Raptor R. Ainda assim, a F-150 é US$ 10 mil (R$ 53.784) mais cara do que a Ram totalmente equipada. Porém, é tanto dinheiro assim se você consegue comprar uma picape com mais de 700 cv e que custa mais de R$ 500 mil?
A Ford F-150 Raptor R 2023 começará a chegar às concessionárias nos Estados Unidos no final deste ano. Infelizmente, as chances desta versão aparecerem no Brasil são bem pequenas. A F-150 finalmente será vendida por aqui, com lançamento confirmado para 2023, mas virá em uma variante normal.
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