Em 2016, a Ram mostrou o conceito Rebel TRX, um exercício de design que mostrava o então recém-lançado motor V8 Hellcat supercharged e uma suspensão melhorada. A fabricante não falou nada sobre produzir a picape rival da Ford F-150 Raptor na época. Quatro anos depois, eis que podemos ver as imagens oficiais da Ram 1500 TRX 2021, a picape mais potente do mundo.

Baseada na geração atual da picape grande, a Ram 1500 TRX 2021 recebeu uma longa lista de melhorias mecânicas e cosméticas para que a marca finalmente tivesse uma rival legítima para o segmento das picapes de alto desempenho, enfrentando a F-150 Raptor. Prevista para chegar às concessionárias nos EUA no começo de 2021, a TRX tem preços a partir de US$ 69.990 (R$ 384.658), disponível com cabine dupla e caçamba curta.

A Ram chama a TRX 2021 de "superpredador do mundo das picapes", e é difícil de argumentar contra esta declaração. O lendário motor 6.2 V8 Hellcat da Fiat-Chrysler é usado na picape, entregando 712 cv e 89,8 kgfm. Ainda assim acredite, é o modelo menos potente da família Hellcat - o que a Ram justifica por ter um coletor de admissão e exaustor maiores. Nada que tire dela o título de picape de produção mais potente do mundo.

2021 Ram 1500 TRX Exterior Front Quarter Wide
2021 Ram 1500 TRX Exterior Top View
2021 Ram 1500 TRX Exterior Rear Quarter

A Ram não apenas colocou o Hellcat e pronto. Os engenheiros reforçaram a construção da TRX, usando trilhos mais pesados e grossos e com mais aço de alta resistência. A empresa diz que o chassi tem apenas 25% da 1500 normal, o que dá à TRX uma rigidez torcional maior. Embora não tenha dado nenhum número específico, representantes da marca dizem que a picape pode pular e fazer trilhas pesadas sem quebrar, "ao contrário de alguns concorrentes", aparentemente uma referência aos vídeos do chassi da Raptor quebrando no meio após alguns pulos.

Um câmbio automático de 8 marchas de alta performance feito pela ZF, e também usado pelo Jeep Grand Cherokee Trackhawk, entrega a potência do motor para as quatro rodas da picape. A caixa de transferência recebe correia, pinhão, embreagens e mais peças melhoradas para lidar com o grande torque do Hellcat, enquanto o eixo traseiro sólido Dana 60 vem com um diferencial com bloqueio eletrônico, para andar bem na areia e permitir algumas derrapadas por diversão.

2021 Ram 1500 TRX Launch Edition Exterior side profile
2021 Ram 1500 TRX Launch Edition Exterior rear quarter dust
2021 Ram 1500 TRX Exterior Water Fording

Além de receber o V8 Hellcat, a Ram TRX recebeu um coletor de ar de caminho duplo, com metade vindo pela passagem de ar da grade, a outra parte pelo scoop enorme no capô. A empresa diz que esse monstro off-road pode acelerar até 96 km/h (60 mi/h) em apenas 4,5 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h.

O entre-eixos foi alongado em 2 cm para abrir espaço para os enormes pneus 32/65 R18, que têm 89 centímetros de altura. Estes compostos foram criados exclusivamente para a Ram TRX, batizados como Goodyear Wranger Territory, feitos para oferecer desempenho em piso molhado, sujo e na lama, além de trabalhar bem na areia e na neve.

2021 Ram 1500 TRX Exterior Tires

As quatro rodas são suportadas pelos amortecedores Blistein Blackhawk E2, que podem variar entre 10 kg e 1 tonelada de amortecimento. Reservatórios remotos com nitrogênio ajudam a melhorar a performance e reduzir a fadiga ao usar a picape no deserto em alta velocidade ou em trilhas mais exigentes. A suspensão traseira foi redesenhada para melhorar o conforto e durabilidade, sem comprometer o espaço da caçamba.

Assim como outros modelos preparados pela SRT, a Ram 1500 TRX ganhou um volante de aro grosso e base achatada, equipado com aletas de alumínio para troca de marchas. Um head-up display está disponível com o pacote opcional TR2, equipamento que aparece pela primeira vez em um modelo da Ram e que deve ser levado para as versões mais caras da 1500 no próximo ano-modelo.

2021 Ram 1500 TRX Interior Steering wheel
2021 Ram 1500 TRX Interior Front Seats

Além do head-up display, a TRX oferece retrovisor digital, transmitindo a imagem da câmera traseira, como opcional. A caixa de transferência ganha um seletor de modo de condução, que oferece os modos Normal, Molhado/Neve, Off-road Areia, Pedra e Baja. Tem até launch control para quem quiser brincar de arrancadas.

Como alguém pode esperar de uma picape que vai enfrentar a F-150 Raptor, a TRX também recebe um detector de pulos. Usando sensores de velocidade nas rodas, sensores de altura em relação ao solo e acelerômetros, a picape pode perceber quando está no ar, prevenindo danos na queda ao preparar a taxa de amortecimento, a marcha a ser usada e a transferência de torque.

Construída em Michigan (EUA), a Ram 1500 TRX 2021 poderá ser encomendada nos Estados Unidos a partir de 18 de agosto, com as entregas esperadas para o final do ano. Por enquanto, é um modelo exclusivo para o país. As chances da picape chegar ao Brasil são pequenas, já que a marca não conseguiu nem trazer a 1500 normal ainda.

Galeria: Ram 1500 TRX 2021

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com