A Ford deu à F-150, seu veículo mais vendido no mundo, uma leve atualização na linha 2024. A face da picape está mais quadrada e, na parte traseira, algumas versões a nova tampa de caçamba Pro Access. Mas já falamos sobre isso há um tempo. O que intereessa dessa vez é a Raptor R, a configuração mais potente da variante esportiva.

Na linha 2024, a Ford F-150 Raptor R não veio para brincadeiras e conquista o título de picape mais potente do mundo de produção em série - ou seja, desconsidere preparações como a VelociRaptor. São 730 cv, 30 cv a mais do que na linha anterior e 19 cv a mais do que a Ram 1500 TRX, que até então era a caminhonete mais potente com seu 6.2 V8 Hellcat. É algo bem conveniente, pois aproveita que a TRX está saindo de linha para que não entre para a história por ter sido a mais forte enquanto estava sendo vendida.

2024 Ford F-150 Raptor R

Como a Ford obtém a potência extra do V8 de 5,2 litros sobrealimentado da Raptor? O comunicado oficial à imprensa destaca uma nova calibração do motor e "perdas reduzidas na admissão", que a fabricante explica como mudanças no painel de fechamento do capô e da carroceria para aumentar o fluxo para o filtro de ar. O resultado são os já mencionados 730 cv e uma curva de torque mais ampla, embora o pico de torque permaneça o mesmo, com 88,5 kgfm.

Obviamente, o motor é um derivado do 5.2 V8 utilizado pelo Mustang Shelby GT500, que produzia 770 cv. Quando o Raptor R com motor V8 estreou em 2022 com 710 cv, a Ford disse que o motor foi recalibrado com uma potência menor para que funcionasse melhor com a picape. A desvantagem foi o pico de potência, mas agora parece que os engenheiros da Ford encontraram um meio-termo.

Como em outras F-150, você identificará a Raptor R 2024 principalmente pelos novos faróis com LEDs diurnos formando metade de um quadrado ao redor da borda externa. Você não notará nada de novo no interior, exceto pelo head-up display que é opcional pela primeira vez na caminhonete. As Raptors são equipadas com novos amortecedores Fox de válvula dupla, mas se uma picape de US$ 110.000 (R$ 535.227) não for a sua praia, as F-150 mais baratas agora têm um 2.7 V6 EcoBoost com 329 cv.

Para quem tem dinheiro na conta e esperava ter uma picape dessas, a boa notícia é que a Ford irá importar a F-150 Raptor em 2024, como anunciado pela fabricante durante o Salão de Detroit (EUA) em setembro. A data exata de lançamento ainda não foi revelada, assim como o preço, que deve encostar nos R$ 600 mil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com