Com o Proconve L7, as montadoras precisaram atualizar seus motores, mesmo os mais modernos, para atender novas normas de emissões e consumo. A Volkswagen, mesmo com a reestilização do Polo bem próxima, colocou nas lojas a linha 2022/2022 com os motores 1.0 MPI, 1.0 TSI e o 1.4 TSI, da versão GTS, com melhores números.
Os números "antes" se referem ao Programa Brasileiro de Etiquetagem de 2021, enquanto o "depois" são os números de 2022, da atual listagem. O Polo terá a linha 2023 revelada nos próximos meses, com reestilização visual, de equipamentos e com uma motorização 170 TSI, menos potente, mas que não está aqui por não ter uma base de comparação.
A versão mais barata do Polo usa um motor 1.0 aspirado, de 3 cilindros. Não teve alteração de potência ou torque, mantendo os 75/84 cv e 9,6/10,4 kgfm de torque anteriores, sempre ligado a um câmbio manual de 5 marchas. Com a nota A na categoria depois de atualização, ele recebeu o Selo CONPET, que destaca os melhores - na atual listagem, 128 dos 879 modelos o receberam. Destaque para o consumo rodoviário com gasolina, de 15,5 km/litro.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 98 g/km | 8,8 km/l | 10 km/l | 12,9 km/l | 14,3 km/l | 1,60 MJ/km | B | B |
DEPOIS | 0 g/km | 91 g/km | 9,5 km/l | 10,9 km/l | 13,8 km/l | 15,5 km/l | 1,47 MJ/km | A | B |
O famoso 200TSI, o 1.0 turbo com injeção direta, também foi recalibrado pela engenharia da marca. Com as mudanças, conseguiu melhorar sua nota tanto na categoria quanto no geral, mas ainda não para receber o selo que o 1.0 MPI recebeu. E mantém os 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio automático de 6 marchas. Como no MPI, o 1.0 TSI passa dos 15 km/litro na estrada com gasolina.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 107 g/km | 7,9 km/l | 9,5 km/l | 11,4 km/l | 13,9 km/l | 1,75 MJ/km | C | C |
DEPOIS | 0 g/km | 99 g/km | 8,4 km/l | 10,3 km/l | 12,2 km/l | 15,1 km/l | 1,62 MJ/km | B | B |
A versão esportiva GTS chegou a sair do configurador da Volkswagen, mas voltou mesmo poucos meses antes da revelação da reestilização. O 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 6 marchas, melhorou sua nota no geral, de C para B, mas manteve o C na categoria. Mesmo mais potente, ainda registra acima dos 14 km/litro na estrada.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 111 g/km | 7,5 km/l | 9,6 km/l | 11,0 km/l | 13,7 km/l | 1,90 MJ/km | C | C |
DEPOIS | 0 g/km | 105 g/km | 8,0 km/l | 10,0 km/l | 11,5 km/l | 14,2 km/l | 1,71 MJ/km | C | B |
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