O novo Polo 2023 acaba de ser revelado por completo, mas não da forma como a Volkswagen gostaria. Enquanto o hatch produzido no Brasil segue em testes pelas ruas, com cada vez menos camuflagem, imagens do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da Argentina, mostra o visual por completo. Boa notícia é que terá a mesma frente do modelo europeu, mas a parte traseira recebe detalhes mínimos.
As imagens do registro do novo VW Polo 2023 publicadas pelo INPI argentino mostram que a parte dianteira será igual ao Polo europeu, inspirada pelo Golf 8. As mudanças se concentram no novo para-choque com uma entrada de ar mais larga e com luzes de neblina mais finas. Os faróis apresentam uma leve diferença em relação ao modelo europeu, pois a linha inferior do possível DRL não é contínua. Neste formato, a solução encontrada é a mesma do Taos, com elementos divididos que podem ter LED para a iluminação diurna ou apenas as formas nas versões mais básicas. As imagens não revelam se a linha central da grade será iluminada como na Europa.
O mesmo documento tem uma imagem da traseira do novo Polo brasileiro, deixando claro que este não é um registro do Polo europeu. Isto porque tem as mesmas lanternas do modelo antes da reestilização, sem a parte esticada na tampa do porta-malas. Os flagras já adiantavam que o Polo brasileiro não teria grandes alterações na parte de trás. Olhando bem, é possível notar que terá uma faixa refletiva no para-choque, ao lado da área da placa. A parte inferior tem um acabamento que parece com o do atual, mas que imita uma saída de escapamento dupla. As lanternas aparentam terem uma leve mudança no desenho interno.
Só falta ver o interior do hatch, que ainda não foi flagrado – normalmente, roda com panos cobrindo a maior parte da cabine. Recentemente, Motor1.com publicou que tanto o novo Polo como o sedã Virtus e o SUV T-Cross receberão mudanças no acabamento, para resolver uma das grandes críticas sobre a linha. Não devem receber materiais soft touch como os veículos de segmento superior, porém contarão com um plástico de melhor qualidade. Além disso, podemos esperar pelo novo volante.
A Volkswagen aproveitará o lançamento do novo Polo 2023 para fazer uma mudança importante nas motorizações. O motor 1.6 MSI já saiu de linha e o 1.0 MPI também dará o seu adeus, para que seja usado somente no futuro Polo Track (previsto para o ano que vem). No seu lugar estará o 1.0 TSI em uma nova versão, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, números revelados sem querer pela própria marca no manual online do Polo. Terá uma transmissão manual de 5 marchas, enquanto o Virtus contará com uma variante automática de 6 velocidades.
O motor 1.0 TSI na configuração de 128 cv e 20,4 kgfm de torque será mantido para as versões Polo e Virtus Comfortline e Highline, sempre com o câmbio automático de 6 marchas. O 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm continuará a ser oferecido somente na versão esportiva Polo GTS.
Até o consumo do novo Polo 2023 já foi revelado antes da hora, na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). No caso do Polo 170TSI, o rendimento declarado será de 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, os números do Polo 2023 sobem para 13,8 km/litro no rendimento urbano e 16,5 km/litro no ciclo rodoviário. Será o 5º carro mais econômico do Brasil sem eletrificação.
Agora falta esperar a fabricante marcar a data de apresentação do Volkswagen Polo 2023 e do Virtus 2023. Com tantas informações aparecendo e os protótipos da dupla rodando cada vez mais limpos, não deve demorar muito para que façam sua estreia. Espere pelo seu lançamento ainda no 3º trimestre deste ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop