As vendas de SUVs e crossovers médios e grandes mantiveram a trajetória de evolução registrada nos meses anteriores. Com 16.935 emplacamentos em junho – mais de 10% dos 165.470 veículos 0 km registrados no país -, o segmento cresceu quase 5% frente ao mesmo período do ano passado (16.138) e se manteve estável na comparação com maio (16.946).
Dos dez primeiros colocados entre os modelos intermediários, apenas o vice-líder Toyota Corolla Cross (3.920) registrou retração nos últimos doze meses (-16,7%). Em seu melhor momento no ano, o líder Jeep Compass (6.104) se aproximou dos 47% de participação de mercado. Quarto colocado em maio, o Volkswagen Taos (837) subiu uma posição.
Após registrar seu recorde no último ranking, o Caoa Chery Tiggo 7 (744) perdeu 1/3 de seus compradores nas últimas semanas, mas sem sofrer ameaça direta do Mitsubishi Eclipse Cross (358) na disputa pelo 4º lugar. Atrás do Hyundai Tucson (240), o Ford Bronco Sport (229) atingiu seu resultado mais expressivo desde o lançamento em maio de 2021.
Com linha reestilizada nas lojas e sem vender tanto desde outubro de 2020 (476), o Chevrolet Equinox (227) teve praticamente um empate técnico com o modelo da Ford. Toyota RAV4 (169) e Peugeot 3008 (96) completaram as dez primeiras posições. No último mês ainda com geração antiga à venda, o Kia Sportage emplacou apenas 11 unidades.
RANKING DE SUVS MÉDIOS MAIS VENDIDOS EM JUNHO
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMPASS | 6104 | 5924 | 6044 | 46,69% | 45,25% | 3,04% | 0,99% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3920 | 3905 | 4707 | 29,99% | 29,83% | 0,38% | -16,72% |
3º | VW TAOS | 837 | 765 | 463 | 6,40% | 5,84% | 9,41% | 80,78% |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 744 | 1111 | 376 | 5,69% | 8,49% | -33,03% | 97,87% |
5º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 358 | 566 | 203 | 2,74% | 4,32% | -36,75% | 76,35% |
6º | HYUNDAI TUCSON | 240 | 156 | 126 | 1,84% | 1,19% | 53,85% | 90,48% |
7º | FORD BRONCO SPORT | 229 | 120 | 214 | 1,75% | 0,92% | 90,83% | 7,01% |
8º | CHEVROLET EQUINOX | 227 | 41 | 64 | 1,74% | 0,31% | 453,66% | 254,69% |
9º | TOYOTA RAV4 | 169 | 226 | 109 | 1,29% | 1,73% | -25,22% | 55,05% |
10º | PEUGEOT 3008 | 96 | 70 | 37 | 0,73% | 0,53% | 37,14% | 159,46% |
11º | FORD TERRITORY | 95 | 114 | 432 | 0,73% | 0,87% | -16,67% | -78,01% |
12º | JAC E-JS4 | 18 | 36 | 0 | 0,14% | 0,27% | -50,00% | - |
13º | HYUNDAI IX35 | 15 | 28 | 223 | 0,11% | 0,21% | -46,43% | -93,27% |
14º | KIA SPORTAGE | 11 | 13 | 86 | 0,08% | 0,10% | -15,38% | -87,21% |
15º | HONDA CR-V | 5 | 9 | 54 | 0,04% | 0,07% | -44,44% | -90,74% |
16º | JAC T60 | 4 | 7 | 24 | 0,03% | 0,05% | -42,86% | -83,33% |
17º | SUBARU XV | 1 | 0 | 17 | 0,01% | 0,00% | - | -94,12% |
13073 | 13091 | 13179 | 100,00% | 100,00% | -0,14% | -0,80% |
RANKING DOS SUVS GRANDES MAIS VENDIDOS EM JUNHO
Entre os modelos maiores, o Jeep Commander (1.426) completou sete meses ininterruptos no topo mantendo uma vantagem de pouco mais de 200 unidades em relação ao Toyota SW4 (1.169). Fechando o pódio, o Caoa Chery Tiggo 8 (910) teve seu melhor mês em 2022. Atrás do Mitsubishi Pajero (138), o Chevrolet Trailblazer (126) recuou mais de 70% frente a 2021.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 1426 | 1405 | 0 | 36,92% | 36,45% | 1,49% | - |
2º | TOYOTA SW4 | 1169 | 1279 | 1165 | 30,27% | 33,18% | -8,60% | 0,34% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 910 | 632 | 888 | 23,56% | 16,39% | 43,99% | 2,48% |
4º | MITSUBISHI PAJERO | 138 | 210 | 174 | 3,57% | 5,45% | -34,29% | -20,69% |
5º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 126 | 209 | 421 | 3,26% | 5,42% | -39,71% | -70,07% |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 90 | 117 | 262 | 2,33% | 3,04% | -23,08% | -65,65% |
7º | JEEP WRANGLER | 2 | 3 | 41 | 0,05% | 0,08% | -33,33% | -95,12% |
8º | KIA SORENTO | 1 | 0 | 8 | 0,03% | 0,00% | - | -87,50% |
3862 | 3855 | 2959 | 100,00% | 100,00% | 0,18% | 30,52% |
RANKING DE VENDAS DE SUVS NO 1º SEMESTRE
Somando todos os modelos das duas categorias, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes encerrou o 1º semestre com 92.857 emplacamentos, quase 11% de todos os veículos 0km vendidos no país nesse período. Na comparação com as 68.877 unidades de 2021, houve um expressivo crescimento de quase 35%, essencialmente fruto da chegada de novos modelos.
Entre os modelos médios, mesmo sendo o único entre os sete primeiros com retração (-4,7%), o Jeep Compass (31.029) garantiu mais de 45% de participação e uma vantagem de quase 9 mil unidades em relação ao Toyota Corolla Cross (4.480). Na disputa pelo 3º lugar, quem se deu melhor foi o Caoa Chery Tiggo 7 (4.480).
Galeria: Caoa Chery Tiggo 7 Pro 2022
Ainda sem corresponder às expectativas comerciais da VW, o Taos ficou abaixo dos 4 mil emplacamentos (3.901). Graças às vendas mais fortes registradas em fevereiro e março, o Hyundai Tucson (2.079) assegurou presença entre os cinco primeiros, com mais de 500 unidades de vantagem sobre o Mitsubishi Eclipse Cross (1.567).
Do sétimo em diante, nenhum modelo sequer atingiu 800 emplacamentos – o Ford Bronco Sport, mesmo crescendo quase 140%, só registrou 787 unidades. Ford Territory (573), Toyota RAV4 (417) e Peugeot 3008 (324) completaram o top 10 todos com números piores do que os de um ano atrás. Com possibilidades reais de voltar à parte de cima no 2º semestre, o Chevrolet Equinox (314) avançou quase 60% e garantiu o 11º lugar.
SUVs / Crossovers II | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMPASS | 31029 | 45,30% | 32550 | 61,99% | -4,67% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 22270 | 32,51% | 10309 | 19,63% | 116,02% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 4480 | 6,54% | 1516 | 2,89% | 195,51% |
4º | VW TAOS | 3901 | 5,69% | 464 | 0,88% | 740,73% |
5º | HYUNDAI TUCSON | 2079 | 3,03% | 1229 | 2,34% | 69,16% |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1562 | 2,28% | 1041 | 1,98% | 50,05% |
7º | FORD BRONCO SPORT | 787 | 1,15% | 329 | 0,63% | 139,21% |
8º | FORD TERRITORY | 573 | 0,84% | 1341 | 2,55% | -57,27% |
9º | TOYOTA RAV4 | 417 | 0,61% | 430 | 0,82% | -3,02% |
10º | PEUGEOT 3008 | 324 | 0,47% | 349 | 0,66% | -7,16% |
11º | CHEVROLET EQUINOX | 314 | 0,46% | 197 | 0,38% | 59,39% |
12º | HYUNDAI IX35 | 192 | 0,28% | 1501 | 2,86% | -87,21% |
13º | KIA SPORTAGE | 161 | 0,24% | 679 | 1,29% | -76,29% |
14º | JAC E-JS4 | 114 | 0,17% | 0 | 0,00% | - |
15º | SUBARU XV | 108 | 0,16% | 111 | 0,21% | -2,70% |
16º | SUBARU FORESTER | 85 | 0,12% | 129 | 0,25% | -34,11% |
17º | HONDA CR-V | 73 | 0,11% | 119 | 0,23% | -38,66% |
18º | JAC T60 | 28 | 0,04% | 88 | 0,17% | -68,18% |
19º | MITSUBISHI ASX | 4 | 0,01% | 123 | 0,23% | -96,75% |
68501 | 100,00% | 52505 | 100,00% | 30,47% |
Entre os modelos maiores, as sete lideranças consecutivas do Jeep Commander (9.657) permitiram com que que ele assegurasse quase 3 mil unidades de vantagem sobre o Toyota SW4 (6.703) e mais de 5 mil à frente do Caoa Chery Tiggo 8 (4.516). Mitsubishi Pajero (1.222) e Chevrolet Trailblazer (1.180), ambos em baixa, completaram o top 5. Terceiro há um ano, o VW Tiguan emplacou apenas 49 unidades.
SUVs / Crossovers III | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | JEEP COMMANDER | 9657 | 39,65% | 0 | 0,00% | - |
2º | TOYOTA SW4 | 6703 | 27,52% | 6034 | 36,86% | 11,09% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 4516 | 18,54% | 3763 | 22,98% | 20,01% |
4º | MITSUBISHI PAJERO | 1222 | 5,02% | 1304 | 7,96% | -6,29% |
5º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 1180 | 4,84% | 1375 | 8,40% | -14,18% |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 988 | 4,06% | 1356 | 8,28% | -27,14% |
7º | VW TIGUAN | 49 | 0,20% | 2369 | 14,47% | -97,93% |
8º | JEEP GRAND CHEROKEE | 21 | 0,09% | 3 | 0,02% | 600,00% |
9º | JEEP WRANGLER | 16 | 0,07% | 74 | 0,45% | -78,38% |
10º | FORD EDGE | 1 | 0,00% | 32 | 0,20% | -96,88% |
11º | HYUNDAI SANTA FE | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% |
12º | KIA SORENTO | 1 | 0,00% | 58 | 0,35% | -98,28% |
13º | LIFAN X80 | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% |
24356 | 100,00% | 16372 | 100,00% | 48,77% |
Fonte: Fenabrave