Em mais um mês com trajetória de alta, o segmento de sedãs cresceu 11,2% em junho na comparação com o mesmo período do ano passado (23.932) – as 26.604 unidades, que representaram cerca de 16% de todos os veículos comercializados no Brasil no mês passado, marcaram uma estabilidade na comparação com o desempenho de maio (26.659).
Dos sete primeiros colocados entre os sedãs compactos, seis tiveram resultados melhores agora do que há um ano. E o destaque maior coube ao Fiat Cronos: exatamente um ano após sua única liderança na categoria, o carro mais vendido no mercado argentino emplacou 6.047 unidades, seu novo recorde por aqui.
Com problemas de produção há um ano, o Chevrolet Onix Plus (3.874) – preferido em maio - avançou mais de 150%, mas por pouco não perdeu a 2ª posição para o VW Voyage (3.603). O Hyundai HB20S (2.499), cuja versão reestilizada chegará ao mercado nos próximos meses, ficou apenas 68 unidades à frente do Honda City (2.431), este com seu mês mais forte desde dezembro de 2015 (2.702)
Distante do top 5, o Toyota Yaris Sedan foi o único do grupo restante a superar os mil emplacamentos (1.276). Com reforço das vendas diretas, o Renault Logan (895) teve seu resultado mais expressivo desde fevereiro (1.377). VW Virtus (415), Nissan Versa (364) e Fiat Grand Siena (83) completaram o top 10, todos com retrações de pelo menos 45%.
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT CRONOS |
6047 |
3682 |
5404 |
28,12% |
17,39% |
64,23% |
11,90% |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3874 |
5647 |
1525 |
18,01% |
26,68% |
-31,40% |
154,03% |
3º |
VW VOYAGE |
3603 |
3511 |
1552 |
16,75% |
16,59% |
2,62% |
132,15% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2499 |
3003 |
2579 |
11,62% |
14,19% |
-16,78% |
-3,10% |
5º |
HONDA CITY |
2431 |
2383 |
616 |
11,30% |
11,26% |
2,01% |
294,64% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1276 |
1353 |
1219 |
5,93% |
6,39% |
-5,69% |
4,68% |
7º |
RENAULT LOGAN |
895 |
329 |
771 |
4,16% |
1,55% |
172,04% |
16,08% |
8º |
VW VIRTUS |
415 |
592 |
1951 |
1,93% |
2,80% |
-29,90% |
-78,73% |
9º |
NISSAN VERSA |
364 |
532 |
667 |
1,69% |
2,51% |
-31,58% |
-45,43% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
83 |
131 |
829 |
0,39% |
0,62% |
-36,64% |
-89,99% |
11º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
15 |
0 |
32 |
0,07% |
0,00% |
- |
-53,13% |
12º |
CHEVROLET COBALT |
1 |
5 |
0 |
0,00% |
0,02% |
-80,00% |
- |
13º |
CHEVROLET PRISMA |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
14º |
NISSAN V-DRIVE |
1 |
0 |
424 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,76% |
21505 |
21168 |
17570 |
100,00% |
100,00% |
1,59% |
22,40% |
Entre os sedãs médios, o líder Corolla (3.834) respondeu por ¾ de tudo o que foi comercializado. Rival mais próximo, o Chevrolet Cruze (946), mesmo crescendo 155%, emplacou menos de 1/3 do Toyota. Com a versão GLi reestilizada nas lojas, o VW Jetta (178) teve seu melhor desempenho desde agosto (182).
Terceiro nos meses anteriores, o Caoa Chery Arrizo 6 (91) ficou abaixo das 100 unidades pela 1ª vez desde julho de 2020, quando oficialmente começou a ser comercializado no Brasil. O Kia Cerato, com 39 unidades, completou o top 5. O elétrico JAC E-J7, com 5 emplacamentos, foi o lanterna da lista – à sua frente, apenas o Honda Civic (6) nacional em fim de estoque.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3834 |
4169 |
3543 |
75,19% |
75,92% |
-8,04% |
8,21% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
946 |
1085 |
371 |
18,55% |
19,76% |
-12,81% |
154,99% |
3º |
VW JETTA |
178 |
41 |
237 |
3,49% |
0,75% |
334,15% |
-24,89% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
91 |
125 |
242 |
1,78% |
2,28% |
-27,20% |
-62,40% |
5º |
KIA CERATO |
39 |
32 |
30 |
0,76% |
0,58% |
21,88% |
30,00% |
6º |
HONDA CIVIC |
6 |
27 |
1939 |
0,12% |
0,49% |
-77,78% |
-99,69% |
7º |
JAC E-J7 |
5 |
12 |
0 |
0,10% |
0,22% |
-58,33% |
- |
5099 |
5491 |
6362 |
100,00% |
100,00% |
-7,14% |
-19,85% |
Com 15,4% dos 851.444 veículos comercializados no país entre janeiro e junho, o segmento de sedãs emplacou 130.869 unidades, 13,1% a menos do que há um ano (150.659). A queda só não foi maior porque três dos mais importantes sedãs compactos cresceram no período. Líder da categoria, o Chevrolet Onix Plus (26.942) recuou quase 7% e viu cair sua vantagem em relação aos rivais.
Graças especialmente ao desempenho expressivo em junho, o Cronos (16.140) cresceu quase 58% no período e fechou a 1ª metade de 2022 na 2ª posição – há um ano, o representante da Fiat era o 5º colocado. Muito próximo, o Hyundai HB20S (15.457) completou o pódio. Com nova geração nas lojas, o Honda City (12.358) quase quadruplicou os números de 2021.
Vice no ranking do ano passado e em seu último ano de mercado, o VW Voyage (8.204) caiu para o 5º lugar e viu a aproximação do Toyota Yaris Sedan (6.825). Numa disputa pela 7ª posição definida por menos de 500 unidades, o Renault Logan (4.655) ficou à frente do Nissan Versa (4.169), com o descontinuado Fiat Grand Siena (4.027) colado nos dois.
O destaque negativo do semestre veio da Volkswagen. Com apenas 2.787 unidades – ou menos de 500 unidades mensais -, o Virtus, enfrentando problemas de produção, figurou numa modesta 10ª posição. Na prática, o modelo foi o lanterna real, já que abaixo dele tivemos apenas sedãs já aposentados.
Sedãs Compactos |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
26942 |
26,51% |
28866 |
24,89% |
-6,67% |
2º |
FIAT CRONOS |
16140 |
15,88% |
10249 |
8,84% |
57,48% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
15457 |
15,21% |
12091 |
10,43% |
27,84% |
4º |
HONDA CITY |
12358 |
12,16% |
3577 |
3,08% |
245,49% |
5º |
VW VOYAGE |
8204 |
8,07% |
14832 |
12,79% |
-44,69% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6825 |
6,72% |
7587 |
6,54% |
-10,04% |
7º |
RENAULT LOGAN |
4655 |
4,58% |
6233 |
5,37% |
-25,32% |
8º |
NISSAN VERSA |
4169 |
4,10% |
5607 |
4,83% |
-25,65% |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
4020 |
3,96% |
6797 |
5,86% |
-40,86% |
10º |
VW VIRTUS |
2787 |
2,74% |
13021 |
11,23% |
-78,60% |
11º |
CHEVROLET COBALT |
21 |
0,02% |
4 |
0,00% |
425,00% |
12º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
17 |
0,02% |
383 |
0,33% |
-95,56% |
13º |
CHEVROLET PRISMA |
7 |
0,01% |
15 |
0,01% |
-53,33% |
14º |
FORD KA SEDAN |
4 |
0,00% |
1829 |
1,58% |
-99,78% |
15º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
4 |
0,00% |
1673 |
1,44% |
-99,76% |
16º |
NISSAN V-DRIVE |
2 |
0,00% |
3216 |
2,77% |
-99,94% |
101612 |
100,00% |
115980 |
100,00% |
-12,39% |
Já entre os sedãs médios, o fim da produção nacional do Honda Civic (1.970) em dezembro foi o grande responsável pela queda de quase 16% nos emplacamentos. Os dois primeiros colocados do ranking, por sua vez, foram os únicos com números positivos. Em alta de quase 5%, o Toyota Corolla (20.838) respondeu sozinho por mais de 70% de todos os registros.
Já o Chevrolet Cruze Sedan foi o preferido por 4.835 consumidores, 154% acima do registrado no mesmo período de 2021. Mesmo com produção encerrada na fábrica da marca em Jacareí, o Caoa Chery Arrizo 6 (1.080) subiu da 5ª para a 4ª colocação. Separados por menos de 20 unidades, VW Jetta (264) e Kia Cerato (246) vieram em sequência. Atrás do elétrico JAC E-J7 (17), o descontinuado Citroën C4 Lounge ainda emplacou 7 unidades.
Sedãs Médios |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
20838 |
71,22% |
19896 |
57,37% |
4,73% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
4835 |
16,53% |
1906 |
5,50% |
153,67% |
3º |
HONDA CIVIC |
1970 |
6,73% |
8753 |
25,24% |
-77,49% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1080 |
3,69% |
1473 |
4,25% |
-26,68% |
5º |
VW JETTA |
264 |
0,90% |
2041 |
5,89% |
-87,07% |
6º |
KIA CERATO |
246 |
0,84% |
355 |
1,02% |
-30,70% |
7º |
JAC E-J7 |
17 |
0,06% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
7 |
0,02% |
255 |
0,74% |
-97,25% |
29257 |
100,00% |
34679 |
100,00% |
-15,63% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mudando em 2025, Fiat Cronos chega a 200 mil unidades em 6 anos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Cronos será renovado em 2025 e voltará a ter quatro airbags
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Cronos sai com R$ 5 mil de desconto e 1 ano de combustível grátis