Fiat Toro perde fôlego nas vendas de junho; veja as picapes mais vendidas
No segmento das picapes compactas, Strada segue liderança com quase 93% de participação
Responsável por 16,5% dos 165.470 veículos emplacados no país em junho (27.358), o segmento de picapes registrou uma retração de 11,4% frente ao mesmo período de 2021 (30.867) e de 8,3% na comparação com maio (29.834). A queda só não foi maior nos últimos doze meses porque a líder entre as picapes pequenas não perdeu fôlego.
Com 9.828 unidades, a Fiat Strada se aproximou dos 93% de market share. O resultado de junho, no entanto, foi quase 15% pior do que o registrado em maio. Já a Volkswagen Saveiro, que no mês anterior havia conseguido superar a casa dos mil emplacamentos após meses seguidos com problemas de produção, desta vez sequer chegou a 800 unidades (755).
Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 CVT 2022
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
9828 |
11525 |
9697 |
92,81% |
88,78% |
-14,72% |
1,35% |
2º |
VW SAVEIRO |
755 |
1456 |
2932 |
7,13% |
11,22% |
-48,15% |
-74,25% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
4 |
1 |
237 |
0,04% |
0,01% |
300,00% |
-98,31% |
4º |
EFFA K01 |
2 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
10589 |
12982 |
12866 |
100,00% |
100,00% |
-18,43% |
-17,70% |
Galeria: Fiat Toro Volcano 1.3 turbo (T270) 2022 - Teste Motor1.com
Na faixa de cima, a líder perdeu fôlego: com 4.481 unidades, a Toro perdeu quase ¼ dos compradores de 2021 e permitiu à Toyota Hilux (3.845) encurtar sua desvantagem para cerca de 600 unidades. Assim como a representante da Fiat, a Chevrolet S10 (2.965) também registrou resultado negativo (-10,7%), mas não perdeu o conforto do 3º lugar.
Assim como em maio, a Mitsubishi L200 (1.654) foi um dos destaques ao avançar quase 40% e mais uma vez se manter à frente de uma Ford Ranger (1.335) que cresceu ainda mais (+78,7%) e respondeu por nada menos do que 65% das vendas da marca norte-americana no Brasil (2.048). Abaixo das mil unidades, a Renault Oroch (931) ao menos cresceu bastante na comparação com maio.
Atrás da Nissan Frontier (792), a novata Ford Maverick (243) teve desempenho similar ao registrado em abril. Modelo mais recente da RAM à venda no país, a 3500 registrou seu recorde de vendas (151). Colada na irmã maior, a 1500 (150) assegurou duas representantes da montadora no top 10. Com 83 unidades, a VW Amarok mais uma vez ficou de fora da parte de cima da tabela.
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
4481 |
5287 |
5907 |
26,72% |
31,37% |
-15,24% |
-24,14% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3845 |
4145 |
3535 |
22,93% |
24,60% |
-7,24% |
8,77% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2965 |
2714 |
3320 |
17,68% |
16,10% |
9,25% |
-10,69% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
1654 |
1819 |
1195 |
9,86% |
10,79% |
-9,07% |
38,41% |
5º |
FORD RANGER |
1335 |
1215 |
747 |
7,96% |
7,21% |
9,88% |
78,71% |
6º |
RENAULT OROCH |
931 |
385 |
1052 |
5,55% |
2,28% |
141,82% |
-11,50% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
792 |
721 |
766 |
4,72% |
4,28% |
9,85% |
3,39% |
8º |
FORD MAVERICK |
243 |
176 |
0 |
1,45% |
1,04% |
38,07% |
- |
9º |
RAM 3500 |
151 |
94 |
0 |
0,90% |
0,56% |
60,64% |
- |
10º |
RAM 1500 |
150 |
35 |
77 |
0,89% |
0,21% |
328,57% |
94,81% |
11º |
VW AMAROK |
83 |
48 |
944 |
0,49% |
0,28% |
72,92% |
-91,21% |
12º |
EFFA V21 |
70 |
71 |
67 |
0,42% |
0,42% |
-1,41% |
4,48% |
13º |
RAM 2500 |
52 |
98 |
369 |
0,31% |
0,58% |
-46,94% |
-85,91% |
14º |
EFFA V22 |
14 |
39 |
21 |
0,08% |
0,23% |
-64,10% |
-33,33% |
15º |
FORD F150 / F250 |
2 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
16º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
3 |
0 |
0,01% |
0,02% |
-66,67% |
- |
16769 |
16852 |
18001 |
100,00% |
100,00% |
-0,49% |
-6,84% |
NO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho deste ano, 142.149 picapes foram emplacadas, número que representou 16,7% dos 851.444 veículos registrados no país. Na comparação com o acumulado do mesmo período de 2021 (175.978), houve uma retração de 19,2%. Na disputa entre os modelos menores, a Fiat Strada (51.021) respondeu por mais de 93% do total. Rival mais próxima, a VW Saveiro sequer chegou a 4 mil unidades (3.781).
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
51021 |
93,06% |
61063 |
77,68% |
-16,45% |
2º |
VW SAVEIRO |
3781 |
6,90% |
15570 |
19,81% |
-75,72% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
13 |
0,02% |
1979 |
2,52% |
-99,34% |
4º |
EFFA K01 |
8 |
0,01% |
1 |
0,00% |
700,00% |
54823 |
100,00% |
78613 |
100,00% |
-30,26% |
Dentre os modelos maiores, a Fiat Toro (25.863) manteve a ponta, mas viu desaparecer uma enorme vantagem sobre a Toyota Hilux (21.547) que, no ano passado, havia sido de quase 15 mil unidades nesse mesmo período. Sem ameaças diretas, a Chevrolet S10 (13.976) repetiu a 3ª posição com uma evolução pouco superior a 9%.
Com a maior alta no pelotão de cima (+25,2%), a Mitsubishi L200 (7.242) destronou uma Ford Ranger (6.671) que parecia cativa na 4ª colocação. Mesmo renovada e com nova motorização, a Renault Oroch (3.834) ficou atrás na Nissan Frontier (4.000) na disputa pelo 6º lugar. Forte na Argentina, onde costuma figurar no top 5, a Amarok teve um início de 2022 para esquecer: em queda superior a 40%, a representante da VW foi apenas a 8ª.
Principal aposta da Ford, a Maverick sequer chegou às 800 unidades. Com três modelos oficialmente à venda por aqui, a RAM superou os mil emplacamentos somando os resultados de 2500 (590), 3500 (249) e 1500 (223). Mesmo sem importação oficial, as norte-americanas Chevrolet Silverado (11) e Ford F150 / F250 (10) não passaram em branco.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
25863 |
29,62% |
34082 |
35,00% |
-24,12% |
2º |
TOYOTA HILUX |
21547 |
24,67% |
19236 |
19,76% |
12,01% |
3º |
CHEVROLET S10 |
13976 |
16,00% |
12780 |
13,13% |
9,36% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
7242 |
8,29% |
5783 |
5,94% |
25,23% |
5º |
FORD RANGER |
6671 |
7,64% |
9802 |
10,07% |
-31,94% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
4000 |
4,58% |
4751 |
4,88% |
-15,81% |
7º |
RENAULT OROCH |
3834 |
4,39% |
5948 |
6,11% |
-35,54% |
8º |
VW AMAROK |
1943 |
2,22% |
3296 |
3,39% |
-41,05% |
9º |
FORD MAVERICK |
754 |
0,86% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
RAM 2500 |
590 |
0,68% |
1086 |
1,12% |
-45,67% |
11º |
EFFA V21 |
293 |
0,34% |
210 |
0,22% |
39,52% |
12º |
RAM 3500 |
249 |
0,29% |
0 |
0,00% |
- |
13º |
RAM 1500 |
223 |
0,26% |
313 |
0,32% |
-28,75% |
14º |
EFFA V22 |
116 |
0,13% |
76 |
0,08% |
52,63% |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
11 |
0,01% |
1 |
0,00% |
1000,00% |
16º |
FORD F150 / F250 |
10 |
0,01% |
1 |
0,00% |
900,00% |
17º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
18º |
TOYOTA TACOMA |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
87326 |
100,00% |
97365 |
100,00% |
-10,31% |
Fonte: Fenabrave
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