Perto de seu fim, VW Gol lidera vendas de hatches em junho; veja o ranking
Confira também os resultados no 1º semestre
As vendas de hatches registraram nova retração em junho. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, os 44.196 emplacamentos representaram um resultado 12,3% inferior ao de um ano atrás e 4% abaixo do total de maio. Ao todo, o segmento foi responsável por quase 27% dos 165.470 veículos registrados no país no mês passado.
A disputa entre os modelos de entrada marcou a volta do Renault Kwid (5.043) à liderança pela 1ª vez desde fevereiro. Embora com resultado muito próximo, o Fiat Mobi (4.725) teve seu desempenho mais fraco em quatro meses. Fechando o pódio, o elétrico Caoa Chery iCar estreou com 11 unidades. Com suas primeiras unidades no ano, o Chery QQ (5) fechou a lista.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
RENAULT KWID |
5043 |
2756 |
6083 |
51,54% |
26,89% |
82,98% |
-17,10% |
2º |
FIAT MOBI |
4725 |
7493 |
7524 |
48,29% |
73,11% |
-36,94% |
-37,20% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
11 |
0 |
0 |
0,11% |
0,00% |
- |
- |
4º |
CHERY QQ |
5 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
9784 |
10249 |
13607 |
100,00% |
100,00% |
-4,54% |
-28,10% |
Entre os modelos intermediários, tivemos o grande destaque do mês passado. Com seu melhor desempenho comercial desde dezembro de 2014 (24.150), o veterano Volkswagen Gol (9.435) assegurou uma liderança com quase 1,5 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (4.349), preferido desde março. Com o melhor desempenho da atual geração, o Peugeot 208 (4.349) cresceu 150% e conquistou um inédito 3º lugar em seu 14º mês seguido acima das mil unidades.
Vice em maio, o Chevrolet Onix (3.949) teve seu mês mais fraco desde setembro (4.309), seguido pelo Fiat Argo (3.097). Numa disputa entre japoneses pela 6ª posição, o Toyota Yaris (2.239) venceu o Honda City Hatch (1.564) com sobras. Novamente atrás do Renault Sandero (1.062), o VW Polo (248) chegou ao 8º mês consecutivo abaixo das mil unidades. O chinês JAC E-JS1 (56) mais uma vez completou o top 10.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
9435 |
6980 |
4742 |
27,77% |
19,67% |
35,17% |
98,97% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7938 |
9633 |
7608 |
23,36% |
27,15% |
-17,60% |
4,34% |
3º |
PEUGEOT 208 |
4349 |
2812 |
1738 |
12,80% |
7,92% |
54,66% |
150,23% |
4º |
CHEVROLET ONIX |
3949 |
6982 |
2531 |
11,62% |
19,68% |
-43,44% |
56,03% |
5º |
FIAT ARGO |
3097 |
3415 |
9379 |
9,11% |
9,62% |
-9,31% |
-66,98% |
6º |
TOYOTA YARIS |
2239 |
2281 |
2046 |
6,59% |
6,43% |
-1,84% |
9,43% |
7º |
HONDA CITY HATCH |
1564 |
1800 |
0 |
4,60% |
5,07% |
-13,11% |
- |
8º |
RENAULT SANDERO |
1062 |
1089 |
1548 |
3,13% |
3,07% |
-2,48% |
-31,40% |
9º |
VW POLO |
248 |
391 |
1554 |
0,73% |
1,10% |
-36,57% |
-84,04% |
10º |
JAC E-JS1 |
56 |
72 |
0 |
0,16% |
0,20% |
-22,22% |
- |
11º |
CITROËN C3 |
16 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
12º |
FIAT UNO |
15 |
23 |
2632 |
0,04% |
0,06% |
-34,78% |
-99,43% |
13º |
VW FOX |
6 |
5 |
1624 |
0,02% |
0,01% |
20,00% |
-99,63% |
14º |
FIAT PALIO |
1 |
1 |
2 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
15º |
FORD KA |
1 |
0 |
370 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,73% |
16º |
HONDA FIT |
1 |
0 |
795 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,87% |
33977 |
35484 |
36569 |
100,00% |
100,00% |
-4,25% |
-7,09% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (150) ficou sob ameaça do Renault Zoe (129), que em maio não havia emplacado uma só unidade. Vice no ranking anterior, o Mini (50) completou o pódio como único entre os cinco primeiros em queda (-36%). Nissan Leaf (36) e BMW i3 (30) garantiram três modelos elétricos no top 5.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
150 |
165 |
110 |
34,48% |
50,61% |
-9,09% |
36,36% |
2º |
RENAULT ZOE |
129 |
0 |
2 |
29,66% |
0,00% |
- |
6350,00% |
3º |
MINI COOPER/JCW |
50 |
83 |
78 |
11,49% |
25,46% |
-39,76% |
-35,90% |
4º |
NISSAN LEAF |
36 |
37 |
7 |
8,28% |
11,35% |
-2,70% |
414,29% |
5º |
BMW i3 |
30 |
6 |
12 |
6,90% |
1,84% |
400,00% |
150,00% |
6º |
AUDI A3 |
22 |
14 |
1 |
5,06% |
4,29% |
57,14% |
2100,00% |
7º |
FIAT 500E |
7 |
11 |
0 |
1,61% |
3,37% |
-36,36% |
- |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
5 |
2 |
26 |
1,15% |
0,61% |
150,00% |
-80,77% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
5 |
6 |
11 |
1,15% |
1,84% |
-16,67% |
-54,55% |
10º |
FORD FOCUS |
1 |
2 |
0 |
0,23% |
0,61% |
-50,00% |
- |
435 |
326 |
247 |
100,00% |
100,00% |
33,44% |
76,11% |
NO 1º SEMESTRE
Atrás da participação dos SUVs na composição do mercado brasileiro, o segmento de hatches emplacou 221.460 unidades no 1º semestre, 26% dos 851.444 veículos registrados no país. Na comparação com o mesmo período do ano passado (318.180), houve uma expressiva retração de 30,4% - em números absolutos, foram quase 100 mil unidades a menos.
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (31.454) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor do que o Renault Kwid (23.050), ambos com quedas na casa dos 20%. Estreante no mês passado, o elétrico Caoa Chery iCar (11) foi o 3º colocado. Da 4ª posição em diante, com o VW Up! (10) à frente, somente modelos já aposentados.
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
31454 |
57,68% |
39351 |
55,82% |
-20,07% |
2º |
RENAULT KWID |
23050 |
42,27% |
29185 |
41,40% |
-21,02% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
11 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
4º |
VW UP! |
10 |
0,02% |
1961 |
2,78% |
-99,49% |
5º |
CHERY QQ |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
6º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
54531 |
100,00% |
70499 |
100,00% |
-22,65% |
Na faixa intermediária, a mais representativa, os quatro primeiros colocados tiveram resultados negativos. Mantendo-se na liderança, o HB20 (42.834) emplacou quase 9 mil unidades a mais do que o Chevrolet Onix (33.852). Com o reforço das vendas de junho, o VW Gol (23.607) garantiu presença no pódio. Com a recente reestilização, o representante da Hyundai apresenta grande potencial de encerrar o ano na 1ª posição.
Vice há um ano, o Fiat Argo (22.130) perdeu quase metade dos compradores e caiu para a 4ª colocação, mas a reestilização próxima pode dar um bom estímulo para uma reação nos próximos meses. 11º em 2021, o Peugeot 208 (15.082) cresceu quase 150% para marcar presença entre os cinco primeiros com uma vantagem superior a 3 mil unidades sobre o Toyota Yaris (11.992).
Estreante, o Honda City Hatch (7.341) ficou à frente de um Renault Sandero (4.704) cada vez mais esquecido. O grande destaque negativo do período, no entanto, foi o Polo: sexto no ano passado, o modelo da VW emplacou apenas 2.018 unidades – queda de quase 86% - e só ficou à frente do aposentado Fiat Uno (744) no top 10. 14º, o Citroën C3 (17) certamente irá aparecer no pelotão de cima com o lançamento de sua noiva geração nas próximas semanas.
Hatches Compactos II |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
42834 |
25,97% |
45406 |
18,44% |
-5,66% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
33852 |
20,52% |
41507 |
16,86% |
-18,44% |
3º |
VW GOL |
23607 |
14,31% |
36967 |
15,01% |
-36,14% |
4º |
FIAT ARGO |
22130 |
13,42% |
41922 |
17,02% |
-47,21% |
5º |
PEUGEOT 208 |
15082 |
9,14% |
6052 |
2,46% |
149,21% |
6º |
TOYOTA YARIS |
11992 |
7,27% |
12251 |
4,98% |
-2,11% |
7º |
HONDA CITY HATCH |
7341 |
4,45% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
RENAULT SANDERO |
4704 |
2,85% |
7865 |
3,19% |
-40,19% |
9º |
VW POLO |
2018 |
1,22% |
14250 |
5,79% |
-85,84% |
10º |
FIAT UNO |
744 |
0,45% |
15340 |
6,23% |
-95,15% |
11º |
JAC E-JS1 |
317 |
0,19% |
0 |
0,00% |
- |
12º |
HONDA FIT |
230 |
0,14% |
3949 |
1,60% |
-94,18% |
13º |
VW FOX |
54 |
0,03% |
11366 |
4,62% |
-99,52% |
14º |
CITROËN C3 |
17 |
0,01% |
36 |
0,01% |
-52,78% |
15º |
FORD KA |
11 |
0,01% |
8230 |
3,34% |
-99,87% |
16º |
FIAT PALIO |
2 |
0,00% |
7 |
0,00% |
-71,43% |
17º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2 |
0,00% |
1086 |
0,44% |
-99,82% |
18º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
19º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
20º |
FORD FIESTA |
1 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-66,67% |
164940 |
100,00% |
246239 |
100,00% |
-33,02% |
Na faixa de preços mais elevados, o número de emplacamentos cresceu quase 40% graças ao reforço de modelos elétricos, capitaneados pela presença do Nissan Leaf (208), do Renault Zoe (191) e do Fiat 500E (164) entre os cinco primeiros. A liderança, como nos anos anteriores, permaneceu com o Chevrolet Cruze Sport6 (769).
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
769 |
38,66% |
660 |
45,77% |
16,52% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
426 |
21,42% |
321 |
22,26% |
32,71% |
3º |
NISSAN LEAF |
208 |
10,46% |
37 |
2,57% |
462,16% |
4º |
RENAULT ZOE |
191 |
9,60% |
32 |
2,22% |
496,88% |
5º |
FIAT 500E |
164 |
8,25% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
AUDI A3 |
135 |
6,79% |
39 |
2,70% |
246,15% |
7º |
BMW i3 |
52 |
2,61% |
86 |
5,96% |
-39,53% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
26 |
1,31% |
74 |
5,13% |
-64,86% |
9º |
BMW SÉRIE 1 |
9 |
0,45% |
108 |
7,49% |
-91,67% |
10º |
FORD FOCUS |
5 |
0,25% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
VW GOLF |
2 |
0,10% |
6 |
0,42% |
-66,67% |
12º |
CHEVROLET BOLT |
1 |
0,05% |
79 |
5,48% |
-98,73% |
13º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,05% |
0 |
0,00% |
- |
1989 |
100,00% |
1442 |
100,00% |
37,93% |
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet aumenta preços de Cruze, Equinox e Silverado em até R$ 12 mil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Hatches em agosto: Hyundai HB20 tem melhor desempenho desde 2016
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Com melhor desempenho em 8 anos, VW Gol lidera entre hatches em julho