As vendas de hatches registraram nova retração em junho. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, os 44.196 emplacamentos representaram um resultado 12,3% inferior ao de um ano atrás e 4% abaixo do total de maio. Ao todo, o segmento foi responsável por quase 27% dos 165.470 veículos registrados no país no mês passado.
A disputa entre os modelos de entrada marcou a volta do Renault Kwid (5.043) à liderança pela 1ª vez desde fevereiro. Embora com resultado muito próximo, o Fiat Mobi (4.725) teve seu desempenho mais fraco em quatro meses. Fechando o pódio, o elétrico Caoa Chery iCar estreou com 11 unidades. Com suas primeiras unidades no ano, o Chery QQ (5) fechou a lista.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
RENAULT KWID |
5043 |
2756 |
6083 |
51,54% |
26,89% |
82,98% |
-17,10% |
2º |
FIAT MOBI |
4725 |
7493 |
7524 |
48,29% |
73,11% |
-36,94% |
-37,20% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
11 |
0 |
0 |
0,11% |
0,00% |
- |
- |
4º |
CHERY QQ |
5 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
9784 |
10249 |
13607 |
100,00% |
100,00% |
-4,54% |
-28,10% |
Entre os modelos intermediários, tivemos o grande destaque do mês passado. Com seu melhor desempenho comercial desde dezembro de 2014 (24.150), o veterano Volkswagen Gol (9.435) assegurou uma liderança com quase 1,5 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (4.349), preferido desde março. Com o melhor desempenho da atual geração, o Peugeot 208 (4.349) cresceu 150% e conquistou um inédito 3º lugar em seu 14º mês seguido acima das mil unidades.
Vice em maio, o Chevrolet Onix (3.949) teve seu mês mais fraco desde setembro (4.309), seguido pelo Fiat Argo (3.097). Numa disputa entre japoneses pela 6ª posição, o Toyota Yaris (2.239) venceu o Honda City Hatch (1.564) com sobras. Novamente atrás do Renault Sandero (1.062), o VW Polo (248) chegou ao 8º mês consecutivo abaixo das mil unidades. O chinês JAC E-JS1 (56) mais uma vez completou o top 10.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
9435 |
6980 |
4742 |
27,77% |
19,67% |
35,17% |
98,97% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7938 |
9633 |
7608 |
23,36% |
27,15% |
-17,60% |
4,34% |
3º |
PEUGEOT 208 |
4349 |
2812 |
1738 |
12,80% |
7,92% |
54,66% |
150,23% |
4º |
CHEVROLET ONIX |
3949 |
6982 |
2531 |
11,62% |
19,68% |
-43,44% |
56,03% |
5º |
FIAT ARGO |
3097 |
3415 |
9379 |
9,11% |
9,62% |
-9,31% |
-66,98% |
6º |
TOYOTA YARIS |
2239 |
2281 |
2046 |
6,59% |
6,43% |
-1,84% |
9,43% |
7º |
HONDA CITY HATCH |
1564 |
1800 |
0 |
4,60% |
5,07% |
-13,11% |
- |
8º |
RENAULT SANDERO |
1062 |
1089 |
1548 |
3,13% |
3,07% |
-2,48% |
-31,40% |
9º |
VW POLO |
248 |
391 |
1554 |
0,73% |
1,10% |
-36,57% |
-84,04% |
10º |
JAC E-JS1 |
56 |
72 |
0 |
0,16% |
0,20% |
-22,22% |
- |
11º |
CITROËN C3 |
16 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
- |
- |
12º |
FIAT UNO |
15 |
23 |
2632 |
0,04% |
0,06% |
-34,78% |
-99,43% |
13º |
VW FOX |
6 |
5 |
1624 |
0,02% |
0,01% |
20,00% |
-99,63% |
14º |
FIAT PALIO |
1 |
1 |
2 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
15º |
FORD KA |
1 |
0 |
370 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,73% |
16º |
HONDA FIT |
1 |
0 |
795 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,87% |
33977 |
35484 |
36569 |
100,00% |
100,00% |
-4,25% |
-7,09% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (150) ficou sob ameaça do Renault Zoe (129), que em maio não havia emplacado uma só unidade. Vice no ranking anterior, o Mini (50) completou o pódio como único entre os cinco primeiros em queda (-36%). Nissan Leaf (36) e BMW i3 (30) garantiram três modelos elétricos no top 5.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
150 |
165 |
110 |
34,48% |
50,61% |
-9,09% |
36,36% |
2º |
RENAULT ZOE |
129 |
0 |
2 |
29,66% |
0,00% |
- |
6350,00% |
3º |
MINI COOPER/JCW |
50 |
83 |
78 |
11,49% |
25,46% |
-39,76% |
-35,90% |
4º |
NISSAN LEAF |
36 |
37 |
7 |
8,28% |
11,35% |
-2,70% |
414,29% |
5º |
BMW i3 |
30 |
6 |
12 |
6,90% |
1,84% |
400,00% |
150,00% |
6º |
AUDI A3 |
22 |
14 |
1 |
5,06% |
4,29% |
57,14% |
2100,00% |
7º |
FIAT 500E |
7 |
11 |
0 |
1,61% |
3,37% |
-36,36% |
- |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
5 |
2 |
26 |
1,15% |
0,61% |
150,00% |
-80,77% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
5 |
6 |
11 |
1,15% |
1,84% |
-16,67% |
-54,55% |
10º |
FORD FOCUS |
1 |
2 |
0 |
0,23% |
0,61% |
-50,00% |
- |
435 |
326 |
247 |
100,00% |
100,00% |
33,44% |
76,11% |
Atrás da participação dos SUVs na composição do mercado brasileiro, o segmento de hatches emplacou 221.460 unidades no 1º semestre, 26% dos 851.444 veículos registrados no país. Na comparação com o mesmo período do ano passado (318.180), houve uma expressiva retração de 30,4% - em números absolutos, foram quase 100 mil unidades a menos.
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (31.454) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor do que o Renault Kwid (23.050), ambos com quedas na casa dos 20%. Estreante no mês passado, o elétrico Caoa Chery iCar (11) foi o 3º colocado. Da 4ª posição em diante, com o VW Up! (10) à frente, somente modelos já aposentados.
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
31454 |
57,68% |
39351 |
55,82% |
-20,07% |
2º |
RENAULT KWID |
23050 |
42,27% |
29185 |
41,40% |
-21,02% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
11 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
4º |
VW UP! |
10 |
0,02% |
1961 |
2,78% |
-99,49% |
5º |
CHERY QQ |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
6º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
54531 |
100,00% |
70499 |
100,00% |
-22,65% |
Na faixa intermediária, a mais representativa, os quatro primeiros colocados tiveram resultados negativos. Mantendo-se na liderança, o HB20 (42.834) emplacou quase 9 mil unidades a mais do que o Chevrolet Onix (33.852). Com o reforço das vendas de junho, o VW Gol (23.607) garantiu presença no pódio. Com a recente reestilização, o representante da Hyundai apresenta grande potencial de encerrar o ano na 1ª posição.
Vice há um ano, o Fiat Argo (22.130) perdeu quase metade dos compradores e caiu para a 4ª colocação, mas a reestilização próxima pode dar um bom estímulo para uma reação nos próximos meses. 11º em 2021, o Peugeot 208 (15.082) cresceu quase 150% para marcar presença entre os cinco primeiros com uma vantagem superior a 3 mil unidades sobre o Toyota Yaris (11.992).
Estreante, o Honda City Hatch (7.341) ficou à frente de um Renault Sandero (4.704) cada vez mais esquecido. O grande destaque negativo do período, no entanto, foi o Polo: sexto no ano passado, o modelo da VW emplacou apenas 2.018 unidades – queda de quase 86% - e só ficou à frente do aposentado Fiat Uno (744) no top 10. 14º, o Citroën C3 (17) certamente irá aparecer no pelotão de cima com o lançamento de sua noiva geração nas próximas semanas.
Hatches Compactos II |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
42834 |
25,97% |
45406 |
18,44% |
-5,66% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
33852 |
20,52% |
41507 |
16,86% |
-18,44% |
3º |
VW GOL |
23607 |
14,31% |
36967 |
15,01% |
-36,14% |
4º |
FIAT ARGO |
22130 |
13,42% |
41922 |
17,02% |
-47,21% |
5º |
PEUGEOT 208 |
15082 |
9,14% |
6052 |
2,46% |
149,21% |
6º |
TOYOTA YARIS |
11992 |
7,27% |
12251 |
4,98% |
-2,11% |
7º |
HONDA CITY HATCH |
7341 |
4,45% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
RENAULT SANDERO |
4704 |
2,85% |
7865 |
3,19% |
-40,19% |
9º |
VW POLO |
2018 |
1,22% |
14250 |
5,79% |
-85,84% |
10º |
FIAT UNO |
744 |
0,45% |
15340 |
6,23% |
-95,15% |
11º |
JAC E-JS1 |
317 |
0,19% |
0 |
0,00% |
- |
12º |
HONDA FIT |
230 |
0,14% |
3949 |
1,60% |
-94,18% |
13º |
VW FOX |
54 |
0,03% |
11366 |
4,62% |
-99,52% |
14º |
CITROËN C3 |
17 |
0,01% |
36 |
0,01% |
-52,78% |
15º |
FORD KA |
11 |
0,01% |
8230 |
3,34% |
-99,87% |
16º |
FIAT PALIO |
2 |
0,00% |
7 |
0,00% |
-71,43% |
17º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2 |
0,00% |
1086 |
0,44% |
-99,82% |
18º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
19º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
20º |
FORD FIESTA |
1 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-66,67% |
164940 |
100,00% |
246239 |
100,00% |
-33,02% |
Na faixa de preços mais elevados, o número de emplacamentos cresceu quase 40% graças ao reforço de modelos elétricos, capitaneados pela presença do Nissan Leaf (208), do Renault Zoe (191) e do Fiat 500E (164) entre os cinco primeiros. A liderança, como nos anos anteriores, permaneceu com o Chevrolet Cruze Sport6 (769).
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
769 |
38,66% |
660 |
45,77% |
16,52% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
426 |
21,42% |
321 |
22,26% |
32,71% |
3º |
NISSAN LEAF |
208 |
10,46% |
37 |
2,57% |
462,16% |
4º |
RENAULT ZOE |
191 |
9,60% |
32 |
2,22% |
496,88% |
5º |
FIAT 500E |
164 |
8,25% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
AUDI A3 |
135 |
6,79% |
39 |
2,70% |
246,15% |
7º |
BMW i3 |
52 |
2,61% |
86 |
5,96% |
-39,53% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
26 |
1,31% |
74 |
5,13% |
-64,86% |
9º |
BMW SÉRIE 1 |
9 |
0,45% |
108 |
7,49% |
-91,67% |
10º |
FORD FOCUS |
5 |
0,25% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
VW GOLF |
2 |
0,10% |
6 |
0,42% |
-66,67% |
12º |
CHEVROLET BOLT |
1 |
0,05% |
79 |
5,48% |
-98,73% |
13º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,05% |
0 |
0,00% |
- |
1989 |
100,00% |
1442 |
100,00% |
37,93% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet aumenta preços de Cruze, Equinox e Silverado em até R$ 12 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em agosto: Hyundai HB20 tem melhor desempenho desde 2016
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Com melhor desempenho em 8 anos, VW Gol lidera entre hatches em julho