Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram motor 1.6 por 1.5 turbodiesel

Motor 1.5 BlueHDi é mais potente e entrou no lugar do antigo 1.6 BlueHDi por conta da nova norma L7 de emissões do Proconve

Peugeot Expert Peugeot Expert

No final do mês passado você viu aqui no Motor1.com o lançamento do novo Scudo, a versão da Fiat para o Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Em comum, todos os modelos comerciais do grupo Stellantis contam com o motor 1.5 BlueHDi, motor turbodiesel que é usado em vários modelos também na Europa. Aliás, este propulsor substituiu o antigo 1.6 BlueHDi por conta das novas normas de emissões do Proconve L7.

Enquanto o Fiat Scudo foi lançado em junho já com este motor 1.5 turbodiesel BlueHDi por ser um modelo mais novo, os irmãos gêmeos Peugeot Expert e Citroën Jumpy tiveram o propulsor 1.6 turbodiesel trocado de maneira discreta sem qualquer anúncio por parte das fabricantes em fevereiro deste ano, com ambos os modelos da marca francesa chegando como linha 2022/2022.

Com isso saiu de cena o motor 1.6 BlueHDi 8V que entregava 115 cv de potência a 3.500 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.750 rpm para chegar o atual quatro cilindros 1.5 BlueHDi 16V, este com rendimento de 120 cv a 3.750 rpm e 30,6 kgfm a 1.750 rpm. Como você pode notar, o torque máximo é o mesmo e aparece na mesma faixa de rotação, enquanto a potência foi aumentada em 5 cavalos e surge numa rotação um pouco mais alta no motor 1.5 turbodiesel.

O tanque de Arla 32 (Adblue) para redução de emissões em motores diesel também foi alterado, com isso sua capacidade passou de 15 litros para 18,7 litros. A mudança foi necessária para os furgões ficarem em conformidade com a fase L7 do Proconve.

Peugeot Expert
Citroën Jumpy
Fiat Scudo estreou já com o 1.5 turbodiesel BlueHDi

O novo motor 1.5 BlueHDi trabalha sempre em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas, com todas as versões (furgão e passageiros) vindo sempre tração dianteira. Em relação a números de consumo de acordo com a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o motor 1.5 turbodiesel faz 12,4 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada. Em perímetro urbano o Peugeot Expert e Citroën Jumpy ficaram mais econômicos, pois o antigo 1.6 BlueHDi fazia 11,4 km/litro, enquanto o consumo na estrada do 1.5 piorou um pouco em comparação ao 1.6 turbodiesel (11,9 km/l contra 12,1 km/l).

Com exceção do design, Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo são praticamente iguais, com ambos tendo 5.309 metros de comprimento, 1.920 m de largura e 1.935 m de altura. A capacidade de carga na versão furgão em todos eles fica em 1,5 tonelada (1.500 kg), enquanto o volume útil no compartimento de carga é de 6,1 m3 (6.100 litros). Os furgões da Stellantis podem levar objetos de até 2,28 metros de comprimento e com 1,63 m de largura (1,25 m de largura entre as caixas de roda), enquanto as portas traseiras podem abrir em até 180 graus.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com