Considerado até hoje um dos veículos mais luxuosos e sofisticados já produzidos pela Volkswagen, o sedã de grande porte Phaeton completa nesta semana 20 anos de lançamento. A marca celebra a data relembrado a importância do modelo no portfólio e, para surpresa dos fãs, apresenta pela primeira vez imagens da inédita segunda geração - projetada, mas nunca efetivamente lançada.
A nova linhagem chegou bem perto de ganhar as linhas de montagem, mas acabou sendo cancelada de última hora diante das consequências geradas pelo escândalo do Dieselgate e da mudança de estratégia da VW para eletrificação. O projeto já estava praticamente pronto e, nestas imagens, a marca revela detalhes do único protótipo produzido da versão final.
De tão bem executivo, o protótipo realmente parece um veículo de produção. Chama atenção o design característico da identidade visual da Volkswagen na época, com linhas retilíneas e abundância de detalhes cromados. Na dianteira, destaque para a grade ampla e formada por barras horizontais, além dos faróis cujo desenho remete ao SUV Touareg.
Na parte de trás, as lanternas guardam semelhanças com o Skoda Superb e revelam assinatura estética do mesmo designer: Jozef Kabaň. A ampla barra cromada cria uma conexão visual entre as luzes - na mesma linha que no Superb - e passa sensação de largura à carroceria. Pontas de escape generosas remetem ao Arteon e sugerem um potente trem de força sob o capô.
A luxuosa cabine é acessada por portas largas e oferece amplo espaço para as pernas na parte de trás, onde os assentos individuais são separados por um sofisticado console central. Destaque ainda para comandos individuais para ajustes de assento e uma pequena tela com superfície sensível ao toque. A VW usou generosamente madeira e couro em todo o interior, além de instalar teto solar de painel duplo e sistema de entretenimento especialmente para os dois ocupantes traseiros.
Detalhes do painel, como posicionamento da central multimídia, remetem ao Touareg. O espelho retrovisor sem moldura, revestimento maciço em couro e os detalhes metálicos adicionaram sofisticação à cabine do Phaeton, mas sem parecer tão chique quanto o interior de um Audi A8.
Embora a Volkswagen não confirme, a plataforma adotada era a MLB Evo que sustenta o A8, bem como outros grandes modelos do grupo. Apesar de todo requinte e sofisticação, o Phaeton D2 nunca chegou ao mercado. Na China, porém, a VW lançou o Phideon, que muitos consideram o sucessor espiritual do Phaeton.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Chevrolet reduz preço do Equinox em R$ 12 mil com promoção
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025