Nova geração do Volkswagen Phaeton é revelada anos após ser cancelada
Marca celebra 20 anos de lançamento do sedã e apresenta protótipo até então mantido em segredo
Considerado até hoje um dos veículos mais luxuosos e sofisticados já produzidos pela Volkswagen, o sedã de grande porte Phaeton completa nesta semana 20 anos de lançamento. A marca celebra a data relembrado a importância do modelo no portfólio e, para surpresa dos fãs, apresenta pela primeira vez imagens da inédita segunda geração - projetada, mas nunca efetivamente lançada.
A nova linhagem chegou bem perto de ganhar as linhas de montagem, mas acabou sendo cancelada de última hora diante das consequências geradas pelo escândalo do Dieselgate e da mudança de estratégia da VW para eletrificação. O projeto já estava praticamente pronto e, nestas imagens, a marca revela detalhes do único protótipo produzido da versão final.
Galeria: Volkswagen Phaeton D2
De tão bem executivo, o protótipo realmente parece um veículo de produção. Chama atenção o design característico da identidade visual da Volkswagen na época, com linhas retilíneas e abundância de detalhes cromados. Na dianteira, destaque para a grade ampla e formada por barras horizontais, além dos faróis cujo desenho remete ao SUV Touareg.
Na parte de trás, as lanternas guardam semelhanças com o Skoda Superb e revelam assinatura estética do mesmo designer: Jozef Kabaň. A ampla barra cromada cria uma conexão visual entre as luzes - na mesma linha que no Superb - e passa sensação de largura à carroceria. Pontas de escape generosas remetem ao Arteon e sugerem um potente trem de força sob o capô.
A luxuosa cabine é acessada por portas largas e oferece amplo espaço para as pernas na parte de trás, onde os assentos individuais são separados por um sofisticado console central. Destaque ainda para comandos individuais para ajustes de assento e uma pequena tela com superfície sensível ao toque. A VW usou generosamente madeira e couro em todo o interior, além de instalar teto solar de painel duplo e sistema de entretenimento especialmente para os dois ocupantes traseiros.
Detalhes do painel, como posicionamento da central multimídia, remetem ao Touareg. O espelho retrovisor sem moldura, revestimento maciço em couro e os detalhes metálicos adicionaram sofisticação à cabine do Phaeton, mas sem parecer tão chique quanto o interior de um Audi A8.
Embora a Volkswagen não confirme, a plataforma adotada era a MLB Evo que sustenta o A8, bem como outros grandes modelos do grupo. Apesar de todo requinte e sofisticação, o Phaeton D2 nunca chegou ao mercado. Na China, porém, a VW lançou o Phideon, que muitos consideram o sucessor espiritual do Phaeton.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México