Com a reestilização do Polo cada vez mais próxima, rodando em testes com pouca camuflagem e com informações vazando antes de apresentação, a Volkswagen começa a trabalhar na sua próxima novidade: o inédito Polo Track. O futuro carro de entrada da marca, que substituirá o Gol, será feito em Taubaté (SP) e, para conseguir fazer o lançamento em 2023, a empresa está atualizando a linha de montagem no interior paulista.
Parte de um investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026, a produção do Volkswagen Polo Track em Taubaté demanda uma modificação mais profunda na fábrica, para que seja capaz de montar modelos com a plataforma MQB-A0. Segundo a fabricante, as modificações começaram em dezembro de 2021 e mais de 90% do projeto já foi executado.
Foram adicionados 80 novos robôs para a construção das carrocerias, o que aumentará a capacidade de produção da base MQB-A0 em 33%. A fábrica recebeu uma solda a laser trifocal, a única da empresa no país. A área de montagem foi ampliada para o Fahrwerk, quando motor, transmissão e suspensão são unidas à carroceria.
Os funcionários passaram por novos treinamentos para lidar com os novos processos de produção. Por exemplo, os trabalhadores da montagem usaram realidade virtual para montar o carro e entender o passo a passo. Na área de pintura, os colaboradores aprenderam a reprogramar toda a linha de robôs, sistema de visão e equipamentos. Somando todos os treinamentos, a Volkswagen diz que foram investidas mais de 40 mil horas em capacitação.
Tudo isto não será somente para o Polo Track. Como dissemos, o substituto do Gol será apenas o primeiro de uma nova linha de carros de entrada da Volkswagen, embora a empresa não diga quais serão. O Gol dará adeus este ano, com o Polo Track chegando às lojas em 2023. O sedã Voyage supostamente sobreviverá por mais um tempo, mas espera-se que um novo sedã apareça para substituí-lo, como um “Virtus Track”. Outra possibilidade é uma nova geração da Saveiro, transferindo a montagem de São Bernardo do Campo (SP) para Taubaté.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta