page ad skin

Volkswagen moderniza fábrica em Taubaté (SP) para produzir Polo Track

Novo modelo de entrada da marca será lançado em 2023, iniciando uma família de carros mais acessíveis

Volkswagen Polo Track - Teaser

Com a reestilização do Polo cada vez mais próxima, rodando em testes com pouca camuflagem e com informações vazando antes de apresentação, a Volkswagen começa a trabalhar na sua próxima novidade: o inédito Polo Track. O futuro carro de entrada da marca, que substituirá o Gol, será feito em Taubaté (SP) e, para conseguir fazer o lançamento em 2023, a empresa está atualizando a linha de montagem no interior paulista.

Parte de um investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026, a produção do Volkswagen Polo Track em Taubaté demanda uma modificação mais profunda na fábrica, para que seja capaz de montar modelos com a plataforma MQB-A0. Segundo a fabricante, as modificações começaram em dezembro de 2021 e mais de 90% do projeto já foi executado.

Galeria: Volkswagen - Fábrica de Taubaté (SP)

Foram adicionados 80 novos robôs para a construção das carrocerias, o que aumentará a capacidade de produção da base MQB-A0 em 33%. A fábrica recebeu uma solda a laser trifocal, a única da empresa no país. A área de montagem foi ampliada para o Fahrwerk, quando motor, transmissão e suspensão são unidas à carroceria.

Os funcionários passaram por novos treinamentos para lidar com os novos processos de produção. Por exemplo, os trabalhadores da montagem usaram realidade virtual para montar o carro e entender o passo a passo. Na área de pintura, os colaboradores aprenderam a reprogramar toda a linha de robôs, sistema de visão e equipamentos. Somando todos os treinamentos, a Volkswagen diz que foram investidas mais de 40 mil horas em capacitação.

Tudo isto não será somente para o Polo Track. Como dissemos, o substituto do Gol será apenas o primeiro de uma nova linha de carros de entrada da Volkswagen, embora a empresa não diga quais serão. O Gol dará adeus este ano, com o Polo Track chegando às lojas em 2023. O sedã Voyage supostamente sobreviverá por mais um tempo, mas espera-se que um novo sedã apareça para substituí-lo, como um “Virtus Track”. Outra possibilidade é uma nova geração da Saveiro, transferindo a montagem de São Bernardo do Campo (SP) para Taubaté.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários