Stellantis mira híbridos a etanol e fará 51 lançamentos até 2025
Só neste ano serão três veículos inéditos no Brasil: Fiat Pulse Abarth, picape Jeep Gladiator e Fastback
Em entrevista concedida na última quarta-feira (6), o chefão do grupo Stellatins para América do Sul, Antonio Filosa, comemorou os expressivos resultados alcançados pela empresa no primeiro semestre e, em especial, os números conquistados nos dois maiores mercados da região: Brasil e Argentina. Além disso, detalhou quais serão os próximos passos em termos de estratégia, principalmente envolvendo sistemas de eletrificação.
Segundo o executivo, a Stellantis concentrará esforços no desenvolvimento local de veículos híbridos a etanol, no que acredita ser a melhor aposta para a realidade brasileira. "O híbrido a etanol é a melhor chance de descarbonização da frota sem desestruturar a indústria brasileira”, afirmou Filosa. ”É a melhor alternativa para o mercado brasileiro", completou.
Galeria: Fábrica Goiana - Stellantis
Sobre veículos puramente elétricos, a oferta será composta por modelos importados das diversas marcas que compõem o grupo, exatamente como já acontece atualmente através do Fiat 500e e do Peugeot 208 e-GT, por exemplo. Já a produção nacional de carros desse tipo, por enquanto, não é prioridade para a empresa.
Neste momento, foco maior será dado à digitalização e conectividade de produtos e serviços, de modo a reduzir ao máximo a dependência do fornecimento de componentes a partir de outros países. Hoje, vale lembrar, toda a indústria global sofre com a crise de abastecimento que afeta o mercado de semicondutores, cuja produção é concentrada especialmente na Ásia.
Na nova geração do Citroën C3, prestes a ser lançada por aqui, a Stellantis logo tratou de contratar fornecedor de Manaus (AM) para produzir localmente os componentes do sistema multimídia.
Calendário recheado até 2025
No quesito lançamentos, a Stellantis também prepara uma série de novidades. O calendário do grupo está recheado de estreias programadas para os próximos três anos, alcançando os mais variados segmentos (SUVs, picapes, carros de passeio e vans). Ao todo, a América do Sul terá 16 novos modelos, cerca de 28 reestilizações e 7 novos veículos eletrificados (totalmente elétricos e híbridos).
Só para os próximos meses estão previstas quatro novidades: o novo Citroën C3, o esportivo Fiat Pulse Abarth, a picape Jeep Gladiator e o aguardado Fiat Fastback.
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Fonte: Autoindustria
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