Parte da Stellantis, a Jeep acaba enfrentando alguns problemas na produção pela falta de componentes. Mesmo que ainda consiga peças como semicondutores, a fabricante precisa compartilhar os materiais com Citroën, Fiat e Peugeot, para que nenhuma das marcas tenha um prazo de entrega muito longo. Só que, no caso da Jeep, o faturamento já chega a até 12 meses para alguns modelos.
Os prazos de faturamento da Jeep já estavam longos, mas a fabricante informou as novas datas para os concessionários, aumentando ainda mais a espera para quem encomendar o carro no mês de junho. O pior caso é o cliente que estava de olho no Jeep Commander, pois o carro será faturado após 30 de abril de 2023, o que são 10 meses de espera pelo SUV – isto sem contar o tempo do frete da fábrica em Goiana (PE) até a concessionária. E não importa a versão escolhida, pois todas as quatro configurações tem o mesmo prazo.
O carro que mostra a fila de espera mais longa é o Wrangler na versão Rubicon, com faturamento apenas para 30 de junho do ano que vem. Só não está tão ruim quanto o Commander porque as versões Sahara chegarão antes para os clientes. A configuração de quatro portas seria faturada no final de fevereiro, enquanto a duas portas terá a nota emitida no dia 31 de dezembro.
A situação é um pouco melhor para Compass e Renegade, pois ambos variam muito de acordo com a versão escolhida. No caso do SUV compacto, a entrega mais próximo está prevista para 31 de agosto, na versão Série S sem teto-solar (com o equipamento, o prazo muda para novembro). Quem optar pelas configurações Sport ou Trailhawk terão o carro faturado em outubro. Segundo Renegade mais barato da linha, o Longitude é o que tem a espera mais longo, até fevereiro do ano que vem.
Com mais versões no catálogo, o Compass pode levar de dois a nove meses. A configuração Sport, justamente a mais barata, é a que leva menos tempo para ser entregue, com prazo para 31 de agosto. Do lado oposto está a Trailhawk, a mais cara, que chega em outubro. Os Compass Longitude, Série S e Longitude 2.0 turbodiesel têm uma previsão de faturamento para novembro. Por fim, as versões Limited, tanto com o 1.3 turboflex quanto o 2.0 turbodiesel, farão o cliente esperar até março.
Esta situação tende a seguir pelos próximos meses. A Stellantis tem lançamentos importantes para julho, com o novo Citroën C3, enquanto a Fiat fará a estreia das reestilizações de Argo e Cronos, além do inédito Fastback no 2º semestre. E isto enquanto tem que atender a demanda por Fiat Strada e Pulse. Analistas dizem que o fornecimento de alguns componentes, como semicondutores, será normalizada apenas a partir de 2023.
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