Não o chame mais de "DS 7 Crossback", apenas de DS 7. Pois é, agora a marca premium francesa aproveitou a nova atualização visual do SUV para abandonar o sobrenome aplicado em seu lançamento, cinco anos após sua apresentação em 2017.
E agora em 2022 o novo DS 7 surge com uma nova reestilização que agrega principlmente a dianteira, trazendo ainda novidades no pacote tecnológico, assim como um novo motor no catálogo que entrega nada menos do que 360 cv de potência.
No modelo antigo, os engenheiros integraram três elementos de luz nos faróis dianteiros, completadas por luzes verticais de função diurna (DRL). Agora essa nova versão atualiza as luzes frontais, perdendo seu mecanismo pivô, mas incorporando uma nova tecnologia de LED matriz chamada DS Pixel Led Vision 3.0.
Esta tecnologia tem um facho de luz mais potente e até mais uniforme, com um alcance aumentado de até 380 metros para o facho principal. O farol alto é composto por 84 LEDs para um gerenciamento mais preciso da luz.
Já as novas luzes diurnas incorporam 33 LEDs em cada lado e são cobertas por uma superfície de policarbonato transparente, colorida e na mesma cor da carroceria do SUV. Essa região recebeu um tratamento a laser para remover a tinta e criar uma espécie de efeito recortado que brinca com a forma tridimensional do para-choque.
De modo geral, é todo a parte dianteira que muda. A grade frontal, por exemplo, é mais quadrada, como a do DS 4. Os mais atentos certamente vão reparar que houve uma redução significativa no número de elementos cromados, o que é uma boa notícia, pois a versão anterior era um pouco chamativa demais para o nosso gosto.
Na parte de trás, a porta traseira também é nova. Novas linhas elevadas na base da janela traseira dão mais dinamismo e as lanternas interligadas mudam tanto a forma quanto a assinatura de luz. Entre as duas lanternas, não há mais nenhuma assinatura "Crossback", mas a marca DS Automobiles.
Novas rodas de liga-leve de 18 a 21 polegadas também fazem parte do catálogo. As rodas de 21 polegadas são introduzidas com a nova versão E-Tense 4x4 360, que também incorpora muitos detalhes em preto fosco no lugar do cromado. As dimensões são praticamente inalteradas, com o SUV medindo 4,59 metros de comprimento, 1,62 m de altura e 1,90 m de largura.
Uma vez dentro, as mudanças são um pouco menos perceptíveis do que por fora. Isso porque apenas a tela central da central mutimídia, agora com 12 polegadas, muda. Vale lembrar que há ainda bastante opções de personalização quando o assunto é a cabine do utilitário, que pode receber uma ampla gama de couros, acabamento em alcântara, dependendo do modelo, inserções e costura.
O conjunto é tão refinado e elegante como sempre, especialmente com este couro Nappa das imagens. A DS certamente se beneficia dos melhores fornecedores da indústria automobilística, portanto, obviamente, com materiais bonitos, o resultado só pode ser excepcional. Para o registro, os couros do acabamento vêm de gado criado ao ar livre, no lado bávaro da fronteira (Alemanha), onde não há cercas para não ferir a pele dos animais.
Em termos de espaço interior, o DS 7 não muda, já que tanto as versões a combustão e híbrida ainda têm direito a um volume de porta-malas de bons 555 litros. O espaço na segunda fila de assentos ainda é excelente e dois adultos podem se sentar confortavelmente.
Além da nova tela tátil de 12 polegadas, o sistema da central multimídia teve seu sistema atualizado, que agora é estruturado por vários widgets que estão sempre na ponta dos dedos. O Apple CarPlay e o Android Auto agora funcionam sem fio, como vem sendo padrão nos últimos lançamentos da indústria.
O painel de instrumentos digital também é baseado em uma tela de 12 polegadas e pode ser customizado conforme desejado. Há também um novo recurso de análise da atenção do motorista, que usa uma câmera para monitorar os movimentos da cabeça e das pálpebras e avisar se você estiver sonolento. Digamos que é um detector de fadiga aprimorado.
O DS 7 também possui um sistema de visão noturna que utiliza uma câmera infravermelha para detectar pedestres, ciclistas ou animais no escuro. Estes recursos ficam destacados no painel de instrumentos para que o motorista os veja.
O conforto é proporcionado pelo sistema DS Active Scan Suspension, que é capaz de ajustar a calibração de cada amortecedor em tempo real para se adequar à superfície da estrada. O DS 7 também está equipado com o sistema "Drive Assist", que combina o piloto automático adaptativo e um sistema de manutenção ativa da pista.
Em termos de motorização, o DS 7 continuará disponível com um motor diesel BlueHDI de quatro cilindros de 1,5 litro com 130 cv. Não há mais motores a gasolina puros, mas há três versões híbridas plug-in com 225 cv, 300 cv e 360 cv.
O E-Tense 225 é alimentado por um motor quatro cilindros 1.6 Puretech a gasolina de 180 cv e outro motor elétrico de 110 cv. O responsável por gerenciar a potência é o câmbio automático EAT8 que envia a força somente para as rodas dianteiras.
A seguir estão o E-Tense 4x4 300 e E-Tense 4x4 360, ambos com tração nas quatro rodas e um motor a gasolina de 200 cv. A versão 360, que é nova na linha DS 7 mas já foi introduzida na DS 9 e Peugeot 508 PSE, foi desenvolvida pelos engenheiros da DS Performance. Esse conjunto tem um motor elétrico de 110 cv no eixo dianteiro e um motor de 112 cv na parte traseira.
Esta versão mais ootente do DS 7 recebe rodas de 21 polegadas, freios dianteiros de 380 milímetros de diâmetro e distância ao solo reduzida para um desempenho respeitável, cuja aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,6 segundos.
Todas as variantes híbridas-plug-in (PHEV) são equipadas com uma nova bateria de 14,2 kWh que a DS afirma ter capacidade de percorrer até 65 km em modo elétrico e até 81 km em ciclo urbano. A bateria pode ser recarregada em duas horas usando o carregador de 7,4 kW que vem a bordo do utilitário.
O novo DS 7 ainda será produzido na França, em Mulhouse, para todos os mercados e em Shenzen para o mercado chinês. Sem preços revelados, sabe-se que o novo DS 7 estará disponível nas lojas somente a partir de outubro no mercado europeu.
Infelizmente, a DS deixou de vender carros no Brasil em 2017, quando interrompeu a importação dos DS 3, DS 4 e DS 5, na época oferecidos nas concessionárias da Citroën. A promessa da empresa era que a marca de luxo voltaria ao país com uma operação separada da Citroën e concessionárias próprias, com uma estratégia que ainda estava sendo definida. Só que este retorno nunca aconteceu.
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