A Honda já confirmou que venderá a 11ª geração do Civic no Brasil. Com o fim da produção no Brasil, muito se falou que ele seria importados dos Estados Unidos, mas na verdade o Brasil receberá unidades vindas da Tailândia, onde ele já foi apresentado na versão e:HEV e podemos inclusive já saber alguns detalhes.
A informação vem de um executivo da marca. Não é segredo que o sedã será lançado no último trimestre deste ano no Brasil, mas essa informação é importante para saber alguns detalhes, como especificação de motorização híbrida, alguns equipamentos e, possivelmente, até mesmo versões. Não existe um acordo de mercado entre os países, então não vamos nos animar sobre preços.
Na Tailândia, o Honda Civic 11 e:HEV já é vendido em duas versões híbridas, e:HEV EL+ e o e:HEV RS, a mais provável em nosso mercado. Tem um conjunto bem parecido com o do Accord e:HEV que foi vendido no Brasil, com o 2.0 aspirado ligado a uma transmissão com dois motores elétricos. Diferente do sistema da Toyota, por exemplo, em nenhum momento os motores tracionam o carro juntos, apenas individualmente dependendo da situação.
O 2.0 aspirado do Civic tem 141 cv, ante os 145 cv do Accord. Mais manso, tende a ser ainda mais econômico e também atende o menor peso e porte do Civic. Os elétricos tem 184 cv e 32,1 kgfm de torque, mesma do Accord e:HEV que, em nossos testes, chegou a 17,6 km/litro na cidade e 17,7 km/litro na estrada com gasolina - possível que o Civic seja ainda mais econômico.
Podemos apostar que a versão que chegará ao Brasil será o RS. Se diferencia pelo visual mais esportivo, como aerofólio na tampa traseira, rodas de 18" com acabamento escurecido e diamantado e um pacote de equipamentos mais completo, com o Honda Sensing (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, alerta de colisão e mais).
O Honda Civic e:HEV RS custa THB 1.259.000, o equivalente a cerca de R$ 165.000. Como híbrido, a carga de imposto reduzida ajudará na hora da importação, mas o Civic deverá chegar ao Brasil já acima dos R$ 200 mil, o colocando como modelo topo até a chegada dos novos CR-V híbrido e a nova geração do Accord, que roda em testes nos Estados Unidos, que provavelmente deverá ser uma novidade para 2024 apenas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo