Após meses seguidos de flagras e projeções, a Peugeot finalmente oficializa nesta terça-feira (21) a apresentação do aguardado 408 2023. Categorizado formalmente como fastback, o modelo mescla elementos de sedã com SUV em carroceria de estilo bastante inovador e chamativo. Marcará posição no crescente segmento de cross-cupês e começará a ser vendido a partir de 2023, tendo Europa e China como principais mercados.
O design, indiscutivelmente, é o maior chamariz do novo 408. A carroceria carrega a mais recente identidade visual da Peugeot, porém com nível extra de personalidade na comparação com outros modelos. Há bastante ousadia e estilo nas linhas, com vincos bem destacados na dianteira, LEDs verticais "dentes de sabre" no para-choque e faróis estreitos integrados ao conjunto.
Laterais contam com linha de cintura ascendente e grandes rodas com desenho chamativo (20 polegadas no modelo das fotos). A traseira, por sua vez, se diferencia pelo caimento característico de modelos cupê e pelo formato arrojado das lanternas. A assinatura luminosa tem LEDs de última geração e elementos internos tipo garra de leão.
Ao todo, o novo 408 mede 4,68 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura, com generosa distância entre-eixos de 2,78 metros. Na prática, é um dos maiores veículos de passeio do portfólio da Peugeot. Perde apenas para o sedã 508, que mede 4,75 metros, e ganha até mesmo do SUV 5008, que possui 4,64 metros. O porta-malas acomoda normalmente 536 litros e chega aos 1.611 litros com os bancos rebatidos.
Por dentro, o modelo remete aos demais Peugeot de última geração. O painel do tipo i-Cockpit marca presença, combinando posição de dirigir intuitiva com voltante pequeno e de boa pegada. Entre os principais recursos, destaque para quatro portas USB-C, WLAN, conectividade bluetooth para dois telefones ao mesmo tempo, atualizações remotas e sistema de áudio premium com 10 alto-falantes e amplificador de 12 canais com 690 watts.
Mecanicamente, o 408 adota plataforma modular EMP2 em versão atualizada V4. As principais opções de motorização são híbridas, na forma de conjuntos formados por motor elétrico de 109 cv e propulsor 1.6 turbo a gasolina de 150 e 180 cv. De forma combinada, o sistema entrega 180 ou 225 cv, sempre com torque de 36,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas em todos os casos. Corre por fora ainda uma configuração convencional, equipada com motor 1.2 PureTech de três cilindros com 130 cv.
A produção será iniciada a partir do fim ano na fábrica francesa de Mulhouse, sempre nas variantes Allure e GT. Haverá linhas de montagem também na China, neste caso nas instalações de Chengdu. As vendas serão iniciadas em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Registrado no Brasil, novo Peugeot 408 pode chegar na futura versão elétrica
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Peugeot 408 ganha teaser e mostra design estiloso com pegada cupê
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Obituário: De Fiesta a Golf, quem deixou o mercado nacional em 2019
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Peugeot 308 e 408 deixam de ser vendidos no Brasil