Após meses seguidos de flagras e projeções, a Peugeot finalmente oficializa nesta terça-feira (21) a apresentação do aguardado 408 2023. Categorizado formalmente como fastback, o modelo mescla elementos de sedã com SUV em carroceria de estilo bastante inovador e chamativo. Marcará posição no crescente segmento de cross-cupês e começará a ser vendido a partir de 2023, tendo Europa e China como principais mercados.
O design, indiscutivelmente, é o maior chamariz do novo 408. A carroceria carrega a mais recente identidade visual da Peugeot, porém com nível extra de personalidade na comparação com outros modelos. Há bastante ousadia e estilo nas linhas, com vincos bem destacados na dianteira, LEDs verticais "dentes de sabre" no para-choque e faróis estreitos integrados ao conjunto.
Laterais contam com linha de cintura ascendente e grandes rodas com desenho chamativo (20 polegadas no modelo das fotos). A traseira, por sua vez, se diferencia pelo caimento característico de modelos cupê e pelo formato arrojado das lanternas. A assinatura luminosa tem LEDs de última geração e elementos internos tipo garra de leão.
Ao todo, o novo 408 mede 4,68 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura, com generosa distância entre-eixos de 2,78 metros. Na prática, é um dos maiores veículos de passeio do portfólio da Peugeot. Perde apenas para o sedã 508, que mede 4,75 metros, e ganha até mesmo do SUV 5008, que possui 4,64 metros. O porta-malas acomoda normalmente 536 litros e chega aos 1.611 litros com os bancos rebatidos.
Por dentro, o modelo remete aos demais Peugeot de última geração. O painel do tipo i-Cockpit marca presença, combinando posição de dirigir intuitiva com voltante pequeno e de boa pegada. Entre os principais recursos, destaque para quatro portas USB-C, WLAN, conectividade bluetooth para dois telefones ao mesmo tempo, atualizações remotas e sistema de áudio premium com 10 alto-falantes e amplificador de 12 canais com 690 watts.
Mecanicamente, o 408 adota plataforma modular EMP2 em versão atualizada V4. As principais opções de motorização são híbridas, na forma de conjuntos formados por motor elétrico de 109 cv e propulsor 1.6 turbo a gasolina de 150 e 180 cv. De forma combinada, o sistema entrega 180 ou 225 cv, sempre com torque de 36,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas em todos os casos. Corre por fora ainda uma configuração convencional, equipada com motor 1.2 PureTech de três cilindros com 130 cv.
A produção será iniciada a partir do fim ano na fábrica francesa de Mulhouse, sempre nas variantes Allure e GT. Haverá linhas de montagem também na China, neste caso nas instalações de Chengdu. As vendas serão iniciadas em 2023.
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