Teste Porsche Cayenne Turbo GT 2022: um inacreditável SUV superesportivo
Testamos o SUV mais poderoso que a Porsche já produziu no mítico Autódromo de Interlagos...e também na cidade
Quando se fala de carros superesportivos, principalmente os de origem europeia, a principal referência é o tempo de volta no mítico circuito de Nürburgring, Alemanha. Só para você ter uma noção do que vamos falar aqui, o novo Porsche Cayenne Turbo GT é nada menos do que o SUV esportivo com o recorde de volta mais rápida por lá. Agora em terras brasileiras, tivemos a sorte de acelerar no nosso templo, o Autódromo de Interlagos.
O novo Porsche Cayenne Turbo GT 2022, que chega apenas na carroceria cupê, traz debaixo do capô o mais potente V8 que a Porsche já fez. Isso significa que se trata do mais rápido SUV da marca. Voltando à Nürburgring, o SUV-Coupé percorreu o circuito em 7 minutos e 38,9 segundos. Para se ter uma ideia do que isso significa, além do recorde para um SUV esportivo, ele foi mais rápido que o 911 GT3 2007. Sim, um SUV com mais de 2.200 kg, conforto para 4 ocupantes e mais de 1.400 litros de capacidade no porta-malas.
Receita de alto desempenho
O Cayenne Turbo GT traz debaixo do capô o poderoso motor V8 4.0 turbo com componentes internos reforçados para aguentar os turbos maiores com 1,6 bar de pressão. Também tem injetores maiores para aproveitar a maior pressão na admissão. O sistema de escape é exclusivo do modelo, com apenas um catalisador e reforçado com titânio do meio até as saídas centrais.
O resultado são nada menos do que 640 cv de potência e torque de 86,5 kgfm, ou seja, 90 cv e 8,2 kgfm a mais que a versão Turbo. A transmissão automática Tiptronic S de 8 marchas também foi recalibrada pela Porsche para entregar trocas ainda mais rápidas e reações mais precisas. Segundo a Porsche, a aceleração de 0 a 100 km/h em feita em meros 3,3 segundos, 0 a 160 km/h em 7,7 s e de 0 a 200 km/h em 12,2 s, sempre o pacote Sport Chrono. Só lembrando que estamos falando de um SUV que pesa mais de 2 toneladas.
Com mais potência, a dinâmica também foi aprimorada com um ajuste mais firme da suspensão (Porsche Active Suspension Management) com amortecedores adaptativos e molas a ar de fábrica enquanto o Dynamic Chassis Control também tem barras anti-rolagem ativas. Outro acerto específico é a cambagem aumentada em 0,45º nas rodas dianteiras. Coloque na receita os pneus de alto desempenho, Pirelli P Zero Corsa, e o conjunto de freios de composto cerâmico com pinças amarelas.
Visual e acabamento legitimamente esportivo
O estilo do Cayenne Coupé já é muito bem acertado, mas recebeu alguns incrementos na versão Turbo GT. Parachoque dianteiro exclusivo com entradas de ar maiores, rodas GT Design de 22 polegadas pintadas na cor Neodímio (acetinado), retrovisores com a parte superior em carbono e base em preto brilhante, parachoque traseiros com difusor em carbono, spoiler de teto também em carbono.
O acabamento interno faz uso extensivo de Alcantara, revestimento que está presente nos bancos, portas, console volante, toda parte superior do painel além da alavanca de câmbio. Nos bancos, outro detalhe exclusivo da versão Turbo GT são as costuras douradas (chamada pela Porsche de Neodímio) e a inscrição nos encostos de cabeça.
Cada ponto da cabine que você olha tem aquele acabamento espetacular. E não estou falando apenas de Alcantara, mas de tudo. A combinação de cores, a medida certa do preto brilhante no console, tamanho adequado para a central multimídia, a identificação Turbo GT em pontos estratégicos... tudo te leva a um luxuoso ambiente esportivo. O painel de instrumentos mantém o conta-giros central analógico com duas telas configuráveis nas laterais, o que pra mim, é o ideal. Também está presente o novo sistema multimídia da Porsche, PCM 6.0, com excelente resposta ao toque, Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Para os passageiros traseiros, bancos individuais com bom espaço para as pernas e bom para a cabeça, mas só há 2 lugares. Não, não dá para dar aquele jeitinho. Tem um console rígido ali que pode ser escondido pelo apoio de braço. Ao menos os passageiros ali poderão aproveitar o ar-condicionado individualizado, com controle em tela para cada um.
Acelerando de verdade
Avaliar um carro esportivo de verdade sempre esbarra em questões legais, ou melhor, na velocidade máxima regulamentada em 120 km/h no Brasil. Boa notícia é que desta vez não aceleramos apenas na rua, mas também no Autódromo de Interlagos. Isso é importante em dois pontos: poder acelerar de verdade para entender todo o potencial e também pelo motivo de que cada vez mais donos de esportivos estão aproveitando seus carros em pistas (geralmente em track days).
Quem gosta de acelerar, já sentirá algo diferente ao ligar o motor e ouvir o ronco deste V8 biturbo. Partindo do pitlane, o SUV se move de modo suave e confortável, mas basta pisar no acelerador para se surpreender. Com torque entregue entre 2.300 a 4.500 rpm, a aceleração é vigorosa em impressiona. É muita força e potência de uma vez e foi até difícil tirar os números em nossas medições. Mesmo com todos os ajustes, controle de largada e suspensão especial, conseguimos bater 3,7 s no 0 a 100 km/h, exatos 0,4 s acima da marca da Porsche, após algumas tentativas - os pneus traseiros insistiam em fritar a cada uma delas, sem dó.
Não existe uma palavra que possa defini-lo. A brutalidade da aceleração tem que ser utilizada com inteligência. Para rodar na cidade, você precisa mudar a chave na sua cabeça para dirigir no modo SUV familiar. As irregularidades, buracos e sujeiras do nosso asfalto fará você perder o controle logo numa aceleração mais forte. É muito rápido mesmo, acredite. Na estrada, nem precisa comentar... é preciso se controlar muito para não atingir velocidades germânicas.
Para andar rápido mesmo e não se preocupar, voltemos a Interlagos. Eu já dirigi muitos carros rápidos, elétricos, superesportivos e até Stock Car, mas ainda assim fiquei impressionado. A direção é comunicativa o suficiente para que você consiga sentir a aderência, inclusive o seu limite. Lembro bem na subida dos boxes, momento em que a gente acelera forte e sente o carro perto de atingir o seu grip máximo, segura um pouco, e depois já passando dos 200 km/h, senta o pé de novo para entrar na reta principal.
Bom de acelerar, mas e para freiar? Você tem noção que estou falando de um SUV de dimensões generosas? Ao se aproximar do S do Senna pise com vontade no freio e sentirá seu balanço quase perfeito. Não há sustos. Suspensão com duplo A na dianteira, multilink na traseira, molas pneumáticas e amortecedores adaptativos resultam em um equilíbrio quase perfeito. Depois é só deixar o carro rolar, sentar o pé no acelerador para aproveitar esse equilíbrio nas curvas e reta oposta.
O Cayenne Turbo GT é tão rápido, mas tão rápido que até senti falta de bancos mais esportivos. Sim, com mais apoio lateral por conta da velocidade que você entra nas curvas. No entanto, ao rodar com ele na cidade percebi que seria um exagero. Mesmo sendo um SUV superesportivo, obviamente você vai querer usá-lo no dia a dia. Neste caso, ok, os bancos tem apoios laterais e desenho esportivo suficiente para serem confortáveis e ainda assim te segurar numa condução mais animada.
É completo, mas você pode querer mais
Existem carros que nasceram para ter uma cor. O Porsche Cayenne Turbo GT é um exemplo. Na minha humilde opinião, é um dos poucos que faz jus a uma cor como este cinza, chamado apenas de Giz aqui no Brasil ou Arctic Grey lá fora. Esta tonalidade combina precisamente com toda a esportividade dos elementos em fibra de carbono (como o spoiler traseiro e acabamento do teto) e da cor Neodímio das rodas e itens internos. Mas ok, se você não gosta, a Porsche oferece mais 7 opções de pintura. Na verdade, oferece uma extensa lista de personalização e equipamentos extras.
Item de série que vale citar é o sistema de som surround Burmester® 3D. Com 20 alto-falantes de potência total de 1.455 watts, tem ainda um subwoofer ativo de 25 cm/400 watts com amplificador. Sozinho custaria R$ 35.135, mas ele já está incluso no pacote do Turbo GT. Ah, claro, você quer saber o preço? Aqui no Brasil, você pode encomendar seu Porsche Cayenne Turbo GT por R$ 1.343.394 iniciais.
Se vale? Claro! Provavelmente o público alvo do modelo já tem um 911 em casa que usa por diversão. Agora poderá ter o SUV mais rápido que a Porsche já fez com inúmeras justificativas... levar filhos na escola, espaço para malas, bom para viagens e... também para aproveitar de verdade com os amigos em um track day.
Porsche Cayenne Turbo GT
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