Após ter sua existência revelada por documentos enviados para concessionários, a Volkswagen Amarok Comfortline V6 enfim começa a ser oferecida pela fabricante. A nova versão aparece no configurador no site oficial da marca por R$ 294.060, valor bem próximo dos R$ 293.500 sugeridos nos documentos vazados. É a opção mais acessível da picape média feita na Argentina, agora que o motor 2.0 turbodiesel saiu de linha.
O fim do 2.0 turbodiesel era esperado. O propulsor não atendia às normas do Proconve L7, visto que é um motor antigo (estreou na picape em 2010, quando foi lançada), enquanto o V6 é mais moderno, feito para ser vendido na Europa. Além disso, o 2.0TDI é uma motorização que ficou manchada após o escândalo do Dieselgate, sendo o único carro vendido por aqui a ser afetado pelo esquema.
A diferença no desempenho vale a pena. O 3.0 V6 tubodiesel entrega 258 cv a 3.250 rpm e um torque de 59,1 kgfm a 1.400 rpm, consideravelmente mais do que o 2.0 biturbo diesel de 180 cv a 4.000 rpm e 42,8 kgfm a 1.750 rpm. Continua com uma transmissão automática de 8 marchas e com tração integral – nada de versão manual, que estava disponível somente para o 2.0.
Por R$ 294.060, a versão Comfortline vem com ar-condicionado, direção hidráulica, controles de estabilidade e tração, controle de cruzeiro, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, sistema multimídia Composition Media de 6,3” com Bluetooth, faróis de neblina, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros e travas elétricas, rodas de 17” e mais. Tem apenas um pacote opcional, que adiciona capota marítima e estribo lateral por R$ 3.890. A cor branca não tem custo, mas as outras pinturas saem por R$ 1.520.
O valor praticado pela Amarok Comfortline é R$ 16.690 menor do que a versão seguinte, a Amarok Highline V6, que já adiciona itens como sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 18”, navegador por GPS, paddle-shifters para trocas manuais de marchas, ar-condicionado de duas zonas, faróis bixênon com iluminação diurna em LED, seis airbags, entre outros.
Apesar de ser a Volkswagen Amarok V6 ser a versão mais básica, este preço encosta muito mais nas configurações topo de linha das rivais. A Toyota Hilux SRV custa R$ 290.690 e só tem duas opções acima: SRX (R$ 325.490) e a esportivada GRS (R$ 354.790). No caso da Chevrolet S10, a versão LTZ é vendida por R$ 297.440 (a High Country custa R$ 306.990), enquanto a Ford Ranger FX4 lançada este ano é comercializada por R$ 298.790, abaixo da Limited por R$ 321.090.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média