A McLaren sempre disse que nunca faria um SUV, repetindo este posicionamento em diversas ocasiões. Ainda assim, sempre aparecem informações de bastidores falando que a empresa acabaria cedendo à tentação de ter um utilitário. Agora é a vez da revista Autocar, citando boas fontes, afirmar que a fabricante britânica de supercarros finalmente trabalha em um SUV, e que será um carro totalmente elétrico.
Ainda não temos muitos detalhes sobre este projeto. A Autocar diz que o primeiro SUV da McLaren terá uma altura em relação ao solo relativamente baixa e com um sistema de tração integral, usando dois motores elétricos. A reportagem cita até que uma versão com três motores estaria nos planos, assim com o uso de baterias de estado sólido. Estas tecnologias ajudariam os engenheiros a impedir que o peso seja grande. Como comparação, o Lotus Eletre pesa algo em torno de 2.000 kg, o que é relativamente pouco para um SUV elétrico de seu porte.
As fontes da publicação explicam que há “um apetite pela a ideia” de um SUV, que custaria bem caro. Acredita-se que os clientes teriam que desembolsar quase 350 mil libras, o que dá cerca de R$ 2.153.622 pela cotação atual. O McLaren mais prático de todos os tempos pode adotar o nome “Aeron”, um batismo que já foi registrado pela empresa.
Enquanto isso, a McLaren já mostrou algo que pode adiantar alguns aspectos do SUV elétrico, com um modelo feito para competir no Extreme E. Guiado por Emma Gilmour, a primeira mulher a dirigir um carro da marca no automobilismo, e Tanner Foust, o utilitário tem um conjunto de baterias de 54 kWh e pesa 1.780 kg.
É equipado com um par de motores que entregam 544 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Pode não parecer muito para um carro elétrico com esta potência, mas as fotos mostram que é bem alto feito para participar do mundo do rally, então a aerodinâmica não é muito favorável. Tanto é que tem 2,3 m de largura.
Alguns podem até reclamar da McLaren fazer um SUV, mas é inegável que a empresa precisa de dinheiro. Ter um utilitário ajudou muito as fabricantes de supercarros. O Cayenne salvou a Porsche da falência, o DBX tem ajudado a Aston Martin a se recuperar suas finanças e a Lamborghini tem batido recorde de vendas com o Urus. Em um momento em que a McLaren estava cogitando até vender sua sede, engolir o orgulho e ir atrás do segmento mais quente do momento pode ser a sua salvação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
McLaren finalmente se renderá à febre dos SUVs e terá mãozinha da BMW
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1