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McLaren estaria finalmente trabalhando em um SUV e será elétrico

Rumores dizem que a fabricante britânica finalmente cedeu à pressão

McLaren Extreme E

A McLaren sempre disse que nunca faria um SUV, repetindo este posicionamento em diversas ocasiões. Ainda assim, sempre aparecem informações de bastidores falando que a empresa acabaria cedendo à tentação de ter um utilitário. Agora é a vez da revista Autocar, citando boas fontes, afirmar que a fabricante britânica de supercarros finalmente trabalha em um SUV, e que será um carro totalmente elétrico.

Ainda não temos muitos detalhes sobre este projeto. A Autocar diz que o primeiro SUV da McLaren terá uma altura em relação ao solo relativamente baixa e com um sistema de tração integral, usando dois motores elétricos. A reportagem cita até que uma versão com três motores estaria nos planos, assim com o uso de baterias de estado sólido. Estas tecnologias ajudariam os engenheiros a impedir que o peso seja grande. Como comparação, o Lotus Eletre pesa algo em torno de 2.000 kg, o que é relativamente pouco para um SUV elétrico de seu porte.

Galeria: McLaren Extreme E

As fontes da publicação explicam que há “um apetite pela a ideia” de um SUV, que custaria bem caro. Acredita-se que os clientes teriam que desembolsar quase 350 mil libras, o que dá cerca de R$ 2.153.622 pela cotação atual. O McLaren mais prático de todos os tempos pode adotar o nome “Aeron”, um batismo que já foi registrado pela empresa.

Enquanto isso, a McLaren já mostrou algo que pode adiantar alguns aspectos do SUV elétrico, com um modelo feito para competir no Extreme E. Guiado por Emma Gilmour, a primeira mulher a dirigir um carro da marca no automobilismo, e Tanner Foust, o utilitário tem um conjunto de baterias de 54 kWh e pesa 1.780 kg.

É equipado com um par de motores que entregam 544 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Pode não parecer muito para um carro elétrico com esta potência, mas as fotos mostram que é bem alto feito para participar do mundo do rally, então a aerodinâmica não é muito favorável. Tanto é que tem 2,3 m de largura.

Alguns podem até reclamar da McLaren fazer um SUV, mas é inegável que a empresa precisa de dinheiro. Ter um utilitário ajudou muito as fabricantes de supercarros. O Cayenne salvou a Porsche da falência, o DBX tem ajudado a Aston Martin a se recuperar suas finanças e a Lamborghini tem batido recorde de vendas com o Urus. Em um momento em que a McLaren estava cogitando até vender sua sede, engolir o orgulho e ir atrás do segmento mais quente do momento pode ser a sua salvação.

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